A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42603
Resumo: Para aprender a conviver com a mais nova situação de ordem mundial, a pandemia do Covid 19, muitas ações fizeram-se necessárias para o enfrentamento do desafio de ensinar e aprender de forma remota. Assim, este estudo procurou contribuir através de uma pesquisa acerca das estratégias reinventadas e desenvolvidas pelos professores na escola virtual durante o isolamento social provocado pela pandemia, assim como os desafios enfrentados pelos mesmos e o papel da gestão escolar diante da problemática em questão. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar acerca das estratégias utilizadas pelos professores da Escola Estadual Camilo Dias no processo de reinvenção por ocasião da pandemia. E como objetivos específicos, identificar as ações da atuação docente dos professores da Escola por ocasião da implantação do ensino remoto; analisar as dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares e pelos professores no trabalho remoto; averiguar quais dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com as novas tecnologias. A metodologia aplicada no estudo foi mista com componentes quantitativas e qualitativas. Para a recolha de dados aplicaram-se questionários a professores e gestores da Escola Estadual Professor Camilo Dias. Após análise da recolha de dados comprovou-se que os professores utilizaram estratégias com base nas tecnologias digitais para tornar o ensino e a aprendizagem possível já que o contexto favoreceu para o uso das mesmas. Foi possível perceber o papel do gestor escolar no fortalecimento das ações e estratégias trabalhadas pelos professores na escola. Conclui-se que os professores utilizaram estratégias de utilização das ferramentas digitais, ao mesmo tempo tiveram que reinventar um cenário no próprio domicílio transformando espaços em salas de aula virtuais. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve sintonia entre o enquadramento teórico e os dados recolhidos revelando que as dificuldades estão postas para que todos saibam ou aprendam a conviver com o fenômeno da pandemia, e o reinventar do professor seja um legado fonte de muitas estudos e pesquisas na era inimaginável enfrentada por todo o mundo agora e no futuro
id RCAP_8649cc9ce080c3817710382339a2bf2b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remotoReinvençãoEnsinoAprendizagemTecnologiaPandemiaReinventionTeachingLearningTechnologyPandemicPara aprender a conviver com a mais nova situação de ordem mundial, a pandemia do Covid 19, muitas ações fizeram-se necessárias para o enfrentamento do desafio de ensinar e aprender de forma remota. Assim, este estudo procurou contribuir através de uma pesquisa acerca das estratégias reinventadas e desenvolvidas pelos professores na escola virtual durante o isolamento social provocado pela pandemia, assim como os desafios enfrentados pelos mesmos e o papel da gestão escolar diante da problemática em questão. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar acerca das estratégias utilizadas pelos professores da Escola Estadual Camilo Dias no processo de reinvenção por ocasião da pandemia. E como objetivos específicos, identificar as ações da atuação docente dos professores da Escola por ocasião da implantação do ensino remoto; analisar as dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares e pelos professores no trabalho remoto; averiguar quais dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com as novas tecnologias. A metodologia aplicada no estudo foi mista com componentes quantitativas e qualitativas. Para a recolha de dados aplicaram-se questionários a professores e gestores da Escola Estadual Professor Camilo Dias. Após análise da recolha de dados comprovou-se que os professores utilizaram estratégias com base nas tecnologias digitais para tornar o ensino e a aprendizagem possível já que o contexto favoreceu para o uso das mesmas. Foi possível perceber o papel do gestor escolar no fortalecimento das ações e estratégias trabalhadas pelos professores na escola. Conclui-se que os professores utilizaram estratégias de utilização das ferramentas digitais, ao mesmo tempo tiveram que reinventar um cenário no próprio domicílio transformando espaços em salas de aula virtuais. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve sintonia entre o enquadramento teórico e os dados recolhidos revelando que as dificuldades estão postas para que todos saibam ou aprendam a conviver com o fenômeno da pandemia, e o reinventar do professor seja um legado fonte de muitas estudos e pesquisas na era inimaginável enfrentada por todo o mundo agora e no futuroIn order to learn to live with the newest world order situation, the Covid-19 pandemic, many actions were necessary to face the challenge of teaching and learning remotely. Thus, this study sought to contribute through a research on the strategies reinvented and developed by teachers in the virtual school during the social isolation caused by the pandemic, as well as the challenges faced by them and the role of school management in the face of the problem in question. The present research had as general objective to investigate the strategies used by the teachers of the Camilo Dias State School in the reinvention process on the occasion of the pandemic. And as specific objectives, to identify the actions of the teaching performance of the School's teachers on the occasion of the implementation of remote teaching; analyze the difficulties faced by school managers and teachers in remote work; to find out what difficulties found by teachers in working with new technologies. The methodology applied in the study was mixed with quantitative and qualitative components. As a technique for field research, questionnaires were used to collect data for teachers and managers of the State School Professor Camilo Dias. After analyzing the data collection, it was found that the teachers used strategies including digital technologies among them to make teaching and learning possible since the context favored their use. It was possible to perceive the role of the school manager in strengthening the actions and strategies worked by teachers at school. It is concluded that teachers used digital tools as strategies, at the same time they had to reinvent a scenario at home, transforming spaces into virtual classrooms. The research results showed that there was harmony between the theoretical framework revealing that the difficulties are posed for everyone to know or learn to live with the phenomenon of the pandemic, and the reinvention of the teacher is a legacy source of many studies and research in the unimaginable era faced around the world now and in the future.Rodrigues, Maria do RosárioRepositório ComumFreitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto2022-12-12T14:45:38Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42603TID:203107136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:42.646541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
spellingShingle A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
Freitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
Reinvenção
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Pandemia
Reinvention
Teaching
Learning
Technology
Pandemic
title_short A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_full A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_fullStr A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_full_unstemmed A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_sort A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto
author Freitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
author_facet Freitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Rosário
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Reinvenção
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Pandemia
Reinvention
Teaching
Learning
Technology
Pandemic
topic Reinvenção
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Pandemia
Reinvention
Teaching
Learning
Technology
Pandemic
description Para aprender a conviver com a mais nova situação de ordem mundial, a pandemia do Covid 19, muitas ações fizeram-se necessárias para o enfrentamento do desafio de ensinar e aprender de forma remota. Assim, este estudo procurou contribuir através de uma pesquisa acerca das estratégias reinventadas e desenvolvidas pelos professores na escola virtual durante o isolamento social provocado pela pandemia, assim como os desafios enfrentados pelos mesmos e o papel da gestão escolar diante da problemática em questão. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar acerca das estratégias utilizadas pelos professores da Escola Estadual Camilo Dias no processo de reinvenção por ocasião da pandemia. E como objetivos específicos, identificar as ações da atuação docente dos professores da Escola por ocasião da implantação do ensino remoto; analisar as dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares e pelos professores no trabalho remoto; averiguar quais dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com as novas tecnologias. A metodologia aplicada no estudo foi mista com componentes quantitativas e qualitativas. Para a recolha de dados aplicaram-se questionários a professores e gestores da Escola Estadual Professor Camilo Dias. Após análise da recolha de dados comprovou-se que os professores utilizaram estratégias com base nas tecnologias digitais para tornar o ensino e a aprendizagem possível já que o contexto favoreceu para o uso das mesmas. Foi possível perceber o papel do gestor escolar no fortalecimento das ações e estratégias trabalhadas pelos professores na escola. Conclui-se que os professores utilizaram estratégias de utilização das ferramentas digitais, ao mesmo tempo tiveram que reinventar um cenário no próprio domicílio transformando espaços em salas de aula virtuais. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve sintonia entre o enquadramento teórico e os dados recolhidos revelando que as dificuldades estão postas para que todos saibam ou aprendam a conviver com o fenômeno da pandemia, e o reinventar do professor seja um legado fonte de muitas estudos e pesquisas na era inimaginável enfrentada por todo o mundo agora e no futuro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T14:45:38Z
2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42603
TID:203107136
url http://hdl.handle.net/10400.26/42603
identifier_str_mv TID:203107136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400385576960