Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Isabel Maria da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1693
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto estimulante e motivador desenvolvido numa turma de 1º ano do Ensino Básico, no distrito de Viana do Castelo, que teve como principal objetivo estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através da implementação de atividades de treino fonológico. Foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, iniciou com um período de três semanas de observação do contexto educativo, seguindo-se a regência alternada com o par pedagógico de dozes semanas. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os cinco e sete anos. No período de observação identificou-se o problema a estudar, refletiu-se sobre as estratégias a serem utilizadas e elaboraram-se as planificações e o material pedagógico. Seguiu-se a implementação das atividades inserido no normal funcionamento da área de português, que constituíram o projeto de treino sobre as unidades fonológicas que foram desenvolvidas ao longo de quatro semanas alternadamente, de modo aos alunos poderem alcançar os objetivos propostos. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa de cariz descritivo e interpretativo. A observação foi o método de recolha de dados utilizado para o estudo, complementado com gravações de áudio e vídeo e registo fotográfico e a documentos elaborados pelos alunos ao longo das sessões didáticas. Os dados foram agrupados e analisados por atividade o que permitiu destacar os aspetos mais importantes para o estudo, refletindo sobre a implementação das atividades. Os resultados obtidos mostraram que no geral, os alunos apresentam uma evolução no desempenho de tarefas de consciência fonológica, com mais dificuldades na identificação do fonema quando este não se encontrava no início da palavra e que estão sempre muito empenhados e motivados em participar atividades que permite o treino das unidades fonológicas.
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