Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1693 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um projeto estimulante e motivador desenvolvido numa turma de 1º ano do Ensino Básico, no distrito de Viana do Castelo, que teve como principal objetivo estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através da implementação de atividades de treino fonológico. Foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, iniciou com um período de três semanas de observação do contexto educativo, seguindo-se a regência alternada com o par pedagógico de dozes semanas. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os cinco e sete anos. No período de observação identificou-se o problema a estudar, refletiu-se sobre as estratégias a serem utilizadas e elaboraram-se as planificações e o material pedagógico. Seguiu-se a implementação das atividades inserido no normal funcionamento da área de português, que constituíram o projeto de treino sobre as unidades fonológicas que foram desenvolvidas ao longo de quatro semanas alternadamente, de modo aos alunos poderem alcançar os objetivos propostos. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa de cariz descritivo e interpretativo. A observação foi o método de recolha de dados utilizado para o estudo, complementado com gravações de áudio e vídeo e registo fotográfico e a documentos elaborados pelos alunos ao longo das sessões didáticas. Os dados foram agrupados e analisados por atividade o que permitiu destacar os aspetos mais importantes para o estudo, refletindo sobre a implementação das atividades. Os resultados obtidos mostraram que no geral, os alunos apresentam uma evolução no desempenho de tarefas de consciência fonológica, com mais dificuldades na identificação do fonema quando este não se encontrava no início da palavra e que estão sempre muito empenhados e motivados em participar atividades que permite o treino das unidades fonológicas. |
id |
RCAP_864bded195f5d2f746ebc96c35ab9281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básicoConsciência fonológicaLeituraEscritaPhonological awarenessReadingWritingEste trabalho apresenta um projeto estimulante e motivador desenvolvido numa turma de 1º ano do Ensino Básico, no distrito de Viana do Castelo, que teve como principal objetivo estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através da implementação de atividades de treino fonológico. Foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, iniciou com um período de três semanas de observação do contexto educativo, seguindo-se a regência alternada com o par pedagógico de dozes semanas. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os cinco e sete anos. No período de observação identificou-se o problema a estudar, refletiu-se sobre as estratégias a serem utilizadas e elaboraram-se as planificações e o material pedagógico. Seguiu-se a implementação das atividades inserido no normal funcionamento da área de português, que constituíram o projeto de treino sobre as unidades fonológicas que foram desenvolvidas ao longo de quatro semanas alternadamente, de modo aos alunos poderem alcançar os objetivos propostos. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa de cariz descritivo e interpretativo. A observação foi o método de recolha de dados utilizado para o estudo, complementado com gravações de áudio e vídeo e registo fotográfico e a documentos elaborados pelos alunos ao longo das sessões didáticas. Os dados foram agrupados e analisados por atividade o que permitiu destacar os aspetos mais importantes para o estudo, refletindo sobre a implementação das atividades. Os resultados obtidos mostraram que no geral, os alunos apresentam uma evolução no desempenho de tarefas de consciência fonológica, com mais dificuldades na identificação do fonema quando este não se encontrava no início da palavra e que estão sempre muito empenhados e motivados em participar atividades que permite o treino das unidades fonológicas.This work presents a stimulating and motivating project developed by a class of 1st year of basic education in Viana do Castelo district, which aimed to encourage the development of phonological awareness activities through the implementation of phonological training. It was developed as part of the course Supervised Teaching Practice II, which started with a period of three-week of observation in the educational context, followed by twelve weeks of alternated regency with the pedagogical pair. Twenty children participated in the study, in aged between five and seven years. In this period was identified the problem to be studied, was reflected on the strategies to be used and has been developed the planning and teaching materials. Has been followed by the implementation of activities inserted in the normal operation of the Portuguese area, which constituted the training project on phonological units which have been developed over four weeks alternately, so that students could achieve the proposed objectives. The research followed a descriptive-qualitative methodology and interpretive. The observation was the method of data collection used for this study, supplemented with audio recordings, video, photographic records and documents prepared by the students during the educational sessions. Data were pooled and analysed by activity allowing highlight the most important aspects for the study, reflecting on the activities' implementation. The results showed that overall; the students had an improvement in the tasks performance of phonological awareness, more difficulties in identifying the phoneme when it was not at the beginning of the word. They always have been very committed and motivated participating in the activities that allowed phonological units' practice.2016-12-29T14:45:28Z2013-09-06T00:00:00Z2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1693TID:201509113porCoelho, Isabel Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:13:52Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:13:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
title |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico Coelho, Isabel Maria da Silva Consciência fonológica Leitura Escrita Phonological awareness Reading Writing |
title_short |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
title_full |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
title_sort |
Os detetives dos sons : atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do ensino básico |
author |
Coelho, Isabel Maria da Silva |
author_facet |
Coelho, Isabel Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Isabel Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Leitura Escrita Phonological awareness Reading Writing |
topic |
Consciência fonológica Leitura Escrita Phonological awareness Reading Writing |
description |
Este trabalho apresenta um projeto estimulante e motivador desenvolvido numa turma de 1º ano do Ensino Básico, no distrito de Viana do Castelo, que teve como principal objetivo estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através da implementação de atividades de treino fonológico. Foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, iniciou com um período de três semanas de observação do contexto educativo, seguindo-se a regência alternada com o par pedagógico de dozes semanas. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os cinco e sete anos. No período de observação identificou-se o problema a estudar, refletiu-se sobre as estratégias a serem utilizadas e elaboraram-se as planificações e o material pedagógico. Seguiu-se a implementação das atividades inserido no normal funcionamento da área de português, que constituíram o projeto de treino sobre as unidades fonológicas que foram desenvolvidas ao longo de quatro semanas alternadamente, de modo aos alunos poderem alcançar os objetivos propostos. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa de cariz descritivo e interpretativo. A observação foi o método de recolha de dados utilizado para o estudo, complementado com gravações de áudio e vídeo e registo fotográfico e a documentos elaborados pelos alunos ao longo das sessões didáticas. Os dados foram agrupados e analisados por atividade o que permitiu destacar os aspetos mais importantes para o estudo, refletindo sobre a implementação das atividades. Os resultados obtidos mostraram que no geral, os alunos apresentam uma evolução no desempenho de tarefas de consciência fonológica, com mais dificuldades na identificação do fonema quando este não se encontrava no início da palavra e que estão sempre muito empenhados e motivados em participar atividades que permite o treino das unidades fonológicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-06T00:00:00Z 2013-09-06 2016-12-29T14:45:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1693 TID:201509113 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1693 |
identifier_str_mv |
TID:201509113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543275560566784 |