Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Lucimara Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254984
Resumo: Esta pesquisa tematiza os processos de alfabetização na escola pública brasileira, iniciando-se por uma breve abordagem histórica de seus caminhos, desde o século XIX, com a metodização das cartilhas, até os dias atuais com a definição das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC. Este documento normativo, por sua vez, evidencia que para aprender a ler e escrever é preciso entender como funciona o sistema de escrita alfabética. E este entendimento requer a percepção das relações fonema-grafema, que envolvem a consciência fonológica (BRASIL, 2018, p. 90). Nesta perspectiva, a partir da pesquisa-ação participativa com uma turma de primeiro ano da educação básica, da escola pública EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, São Paulo, a professora-pesquisadora desenvolveu um trabalho de intervenção em sala de aula para entender como a consciência fonológica auxilia na alfabetização. Durante quatro semanas, em encontros diários, articulamos a aplicação de uma sequência de atividades, relativas às habilidades fonológicas, adequando-se ao contexto da turma. Fundamentada por nosso quadro teórico, composto pelos autores Adams et al. (2006), Faraco (2021), Freitas (2004), Lemle (2011), Cagliari (1992, 2002, 2006, 2008), Massini-Cagliari (2009); Massini-Cagliari e Cagliari (2008), Morais (2020), Stampa (2018) e Soares (2004, 2021), realizamos uma análise reflexiva, para comparar os resultados obtidos ao final desta pesquisa, com os dados coletados dos testes dos níveis da consciência fonológica. Além da reflexão sobre a prática pedagógica, os dados permitiram assentir ou refutar se de fato os conhecimentos fonológicos exercem influência na aprendizagem da leitura e escrita, como defendem os autores pesquisados.
id UNSP_39d015ab75a6c1b4f681e1452b6bb8ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254984
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetizaçãoPhonological awareness and learning reading and writing: reflections on literacyConsciência fonológicaAlfabetizaçãoLeitura e escritaPhonological awarenessLiteracyReading and writingEsta pesquisa tematiza os processos de alfabetização na escola pública brasileira, iniciando-se por uma breve abordagem histórica de seus caminhos, desde o século XIX, com a metodização das cartilhas, até os dias atuais com a definição das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC. Este documento normativo, por sua vez, evidencia que para aprender a ler e escrever é preciso entender como funciona o sistema de escrita alfabética. E este entendimento requer a percepção das relações fonema-grafema, que envolvem a consciência fonológica (BRASIL, 2018, p. 90). Nesta perspectiva, a partir da pesquisa-ação participativa com uma turma de primeiro ano da educação básica, da escola pública EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, São Paulo, a professora-pesquisadora desenvolveu um trabalho de intervenção em sala de aula para entender como a consciência fonológica auxilia na alfabetização. Durante quatro semanas, em encontros diários, articulamos a aplicação de uma sequência de atividades, relativas às habilidades fonológicas, adequando-se ao contexto da turma. Fundamentada por nosso quadro teórico, composto pelos autores Adams et al. (2006), Faraco (2021), Freitas (2004), Lemle (2011), Cagliari (1992, 2002, 2006, 2008), Massini-Cagliari (2009); Massini-Cagliari e Cagliari (2008), Morais (2020), Stampa (2018) e Soares (2004, 2021), realizamos uma análise reflexiva, para comparar os resultados obtidos ao final desta pesquisa, com os dados coletados dos testes dos níveis da consciência fonológica. Além da reflexão sobre a prática pedagógica, os dados permitiram assentir ou refutar se de fato os conhecimentos fonológicos exercem influência na aprendizagem da leitura e escrita, como defendem os autores pesquisados.This research focuses on literacy processes in Brazilian public schools, starting with a brief historical approach to their paths, from the 19th century, with the methodization of booklets, to the present day, with the definition of essential learning brought by the BNCC. This normative document, in turn, highlights that to learn to read and write it is necessary to understand how the alphabetic writing system works. And this understanding requires the perception of phoneme-grapheme relationships, which involve phonological awareness (BRASIL, 2018, p. 90). In this perspective, based on participatory action research with a first-year class of basic education, from the public school EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, located in the municipality of Ourinhos, São Paulo, the teacher-researcher developed intervention work in a classroom class to understand how phonological awareness helps literacy. During four weeks, in daily meetings, we articulated the application of a sequence of activities, related to phonological skills, adapting to the class context. Based on our theoretical framework, composed by authors Adams et al. (2006), Faraco (2021), Freitas (2004), Lemle (2011), Cagliari (1992, 2002, 2006, 2008), Massini-Cagliari (2009); Massini-Cagliari and Cagliari (2008), Morais (2020), Stampa (2018) and Soares (2004, 2021), we carried out a reflective analysis, to compare the results obtained at the end of this research, with the data collected from the level tests of phonological awareness. In addition to reflecting on pedagogical practice, the data allowed us to assent or refute whether in fact phonological knowledge has an influence on learning to read and write, as argued by the researched authors.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Beccari, Alessandro Jocelito [UNESP]Gregório, Lucimara Cristina2024-04-04T21:41:05Z2024-04-04T21:41:05Z2024-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGREGÓRIO, Lucimara Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2549846459294030418674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-16T11:24:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:19.237288Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
Phonological awareness and learning reading and writing: reflections on literacy
title Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
spellingShingle Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
Gregório, Lucimara Cristina
Consciência fonológica
Alfabetização
Leitura e escrita
Phonological awareness
Literacy
Reading and writing
title_short Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
title_full Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
title_fullStr Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
title_full_unstemmed Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
title_sort Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
author Gregório, Lucimara Cristina
author_facet Gregório, Lucimara Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beccari, Alessandro Jocelito [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Lucimara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Alfabetização
Leitura e escrita
Phonological awareness
Literacy
Reading and writing
topic Consciência fonológica
Alfabetização
Leitura e escrita
Phonological awareness
Literacy
Reading and writing
description Esta pesquisa tematiza os processos de alfabetização na escola pública brasileira, iniciando-se por uma breve abordagem histórica de seus caminhos, desde o século XIX, com a metodização das cartilhas, até os dias atuais com a definição das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC. Este documento normativo, por sua vez, evidencia que para aprender a ler e escrever é preciso entender como funciona o sistema de escrita alfabética. E este entendimento requer a percepção das relações fonema-grafema, que envolvem a consciência fonológica (BRASIL, 2018, p. 90). Nesta perspectiva, a partir da pesquisa-ação participativa com uma turma de primeiro ano da educação básica, da escola pública EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, São Paulo, a professora-pesquisadora desenvolveu um trabalho de intervenção em sala de aula para entender como a consciência fonológica auxilia na alfabetização. Durante quatro semanas, em encontros diários, articulamos a aplicação de uma sequência de atividades, relativas às habilidades fonológicas, adequando-se ao contexto da turma. Fundamentada por nosso quadro teórico, composto pelos autores Adams et al. (2006), Faraco (2021), Freitas (2004), Lemle (2011), Cagliari (1992, 2002, 2006, 2008), Massini-Cagliari (2009); Massini-Cagliari e Cagliari (2008), Morais (2020), Stampa (2018) e Soares (2004, 2021), realizamos uma análise reflexiva, para comparar os resultados obtidos ao final desta pesquisa, com os dados coletados dos testes dos níveis da consciência fonológica. Além da reflexão sobre a prática pedagógica, os dados permitiram assentir ou refutar se de fato os conhecimentos fonológicos exercem influência na aprendizagem da leitura e escrita, como defendem os autores pesquisados.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04T21:41:05Z
2024-04-04T21:41:05Z
2024-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GREGÓRIO, Lucimara Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/254984
6459294030418674
identifier_str_mv GREGÓRIO, Lucimara Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
6459294030418674
url https://hdl.handle.net/11449/254984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128771374448640