Formação parental num contexto comunitário : um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Antonica Joaquim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20511
Resumo: A parentalidade é o processo através do qual os pais assumem a responsabilidade pelo bem-estar dos filhos, e através do qual se tornam modelos para as novas gerações. O processo consiste na capacidade dos pais em cooperar com os filhos ao longo do seu desenvolvimento, no sentido de dar resposta às suas necessidades de forma responsiva. O objetivo do presente estudo é perceber quais as vantagens que são identificadas pelos participantes num programa de formação parental, num contexto de intervenção comunitária. Foi usada uma amostra não probabilística de conveniência, composta por 80 pais e outros prestadores de cuidados, dos quais 75% pertencem ao sexo feminino, e cuja idade varia entre os 23 e os 65 anos. Todos os pais tinham filhos a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico, e o centro comunitário onde se desenvolveu o programa de educação parental e o estudo. Os resultados revelam que os pais ou educadores percecionaram a formação como eficaz na promoção de muitas competências parentais, pessoais e sociais, especialmente os que mostraram uma forte motivação pelas temáticas abordadas. Os resultados mostram ainda que os participantes consideraram a experiência da partilha em grupo uma contribuição muito importante para melhorar o exercício da parentalidade. Deste modo, os resultados revelam que o programa gerou um impacto bastante positivo.
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