Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35483
Resumo: Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político.
id RCAP_868a753fd3fdab4e1aa4e304cc90145f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativaSchool and organizational actions logics: theorise contributions for a sociology analyse of educative organizationsEscuela y lógicas de acción de las organizaciones: contributos teóricos para una analice sociológica de la organización educativaModelo políticoLógicas de acçãoConvençõesPolitical modelActions logicsConventionsLógicas de acciónConvencionesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNuma agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político.In a theoretical board from political model which empathize the importance of actors’ power games, interests, conflicts, strategies and colligations in the everyday of organizations, the identification and understanding of action logics or “worlds” which commands the action grow up in a actual register which reaffirms the pertinence of this model in the study of educative organizations in general and school in particular. The present article trys a reflection about the theoretical political model of organizational analyses, around two focus: a) the difference vs complementarity of system and strategic approach by Crozier and Friedberg (1977); b) the propose of an exercise of articulation between the theoretical of the convention school and the political model.En una agenda teórica del modelo político que acentúa la importancia de los juegos de poder, intereses, conflictos, estrategias e coligaciones de los actores en lo cuotidiano organizacional, la identificación y comprensión de las lógicas de acción o los “mundos” que comandan la acción emerge como uno registro mas actual que reafirma la pertinencia de este modelo analítico en el estudio de las organizaciones educativas en general y la escuela en particular. El presente artículo procura reflexionar sobre los presupuestos teóricos del modelo político de la analice de las organizaciones, centralizando dúos focos estructuráis de lo mismo: a) la diferenciación vs complementariedad del aborde sistémica e estratégica de Crozier y Friedberg (1977); b) la propuesta de uno ejercicio de articulación entre la perspectiva teórica da la escuela de las convenciones e lo modelo político.(undefined)Fundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoSilva, Daniela Andrade Vilaverde e20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35483por1809-4465info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:44.223030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
School and organizational actions logics: theorise contributions for a sociology analyse of educative organizations
Escuela y lógicas de acción de las organizaciones: contributos teóricos para una analice sociológica de la organización educativa
title Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
spellingShingle Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Modelo político
Lógicas de acção
Convenções
Political model
Actions logics
Conventions
Lógicas de acción
Convenciones
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
title_full Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
title_fullStr Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
title_full_unstemmed Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
title_sort Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
author Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
author_facet Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo político
Lógicas de acção
Convenções
Political model
Actions logics
Conventions
Lógicas de acción
Convenciones
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Modelo político
Lógicas de acção
Convenções
Political model
Actions logics
Conventions
Lógicas de acción
Convenciones
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35483
url http://hdl.handle.net/1822/35483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-4465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132249844613120