Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35483 |
Resumo: | Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político. |
id |
RCAP_868a753fd3fdab4e1aa4e304cc90145f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativaSchool and organizational actions logics: theorise contributions for a sociology analyse of educative organizationsEscuela y lógicas de acción de las organizaciones: contributos teóricos para una analice sociológica de la organización educativaModelo políticoLógicas de acçãoConvençõesPolitical modelActions logicsConventionsLógicas de acciónConvencionesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNuma agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político.In a theoretical board from political model which empathize the importance of actors’ power games, interests, conflicts, strategies and colligations in the everyday of organizations, the identification and understanding of action logics or “worlds” which commands the action grow up in a actual register which reaffirms the pertinence of this model in the study of educative organizations in general and school in particular. The present article trys a reflection about the theoretical political model of organizational analyses, around two focus: a) the difference vs complementarity of system and strategic approach by Crozier and Friedberg (1977); b) the propose of an exercise of articulation between the theoretical of the convention school and the political model.En una agenda teórica del modelo político que acentúa la importancia de los juegos de poder, intereses, conflictos, estrategias e coligaciones de los actores en lo cuotidiano organizacional, la identificación y comprensión de las lógicas de acción o los “mundos” que comandan la acción emerge como uno registro mas actual que reafirma la pertinencia de este modelo analítico en el estudio de las organizaciones educativas en general y la escuela en particular. El presente artículo procura reflexionar sobre los presupuestos teóricos del modelo político de la analice de las organizaciones, centralizando dúos focos estructuráis de lo mismo: a) la diferenciación vs complementariedad del aborde sistémica e estratégica de Crozier y Friedberg (1977); b) la propuesta de uno ejercicio de articulación entre la perspectiva teórica da la escuela de las convenciones e lo modelo político.(undefined)Fundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoSilva, Daniela Andrade Vilaverde e20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35483por1809-4465info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:44.223030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa School and organizational actions logics: theorise contributions for a sociology analyse of educative organizations Escuela y lógicas de acción de las organizaciones: contributos teóricos para una analice sociológica de la organización educativa |
title |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
spellingShingle |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Modelo político Lógicas de acção Convenções Political model Actions logics Conventions Lógicas de acción Convenciones Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
title_full |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
title_fullStr |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
title_full_unstemmed |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
title_sort |
Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
author |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author_facet |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo político Lógicas de acção Convenções Political model Actions logics Conventions Lógicas de acción Convenciones Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Modelo político Lógicas de acção Convenções Political model Actions logics Conventions Lógicas de acción Convenciones Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35483 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-4465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132249844613120 |