A identidade profissional institucional: atualidade da pesquisa em serviço social
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP20178512240 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo questionar o modo como se analisa a identidade profissional em serviço social. Apresenta-se uma revisão da literatura sociológica, com forte cunho sócio-histórico, sobre a teoria social da identidade e dela se retiram consequências e hipóteses sobre o lugar central que em Portugal as entidades de educação formal superior dos assistentes sociais têm ocupado na construção social da identidade institucional desta profissão. Com base nesta revisão, chega-se a uma definição operacional de consciência identitária institucional dos assistentes sociais e fazem-se várias considerações metodológicas sobre o uso de um questionário para o estudo deste tema. |
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A identidade profissional institucional: atualidade da pesquisa em serviço socialLa identidad profesional institucional: actualidad de la investigación en servicio socialL’identité professionnelle institutionnelle: actualité de la recherche en service socialA identidade profissional institucional: atualidade da pesquisa em serviço socialArtigosEste artigo tem como principal objetivo questionar o modo como se analisa a identidade profissional em serviço social. Apresenta-se uma revisão da literatura sociológica, com forte cunho sócio-histórico, sobre a teoria social da identidade e dela se retiram consequências e hipóteses sobre o lugar central que em Portugal as entidades de educação formal superior dos assistentes sociais têm ocupado na construção social da identidade institucional desta profissão. Com base nesta revisão, chega-se a uma definição operacional de consciência identitária institucional dos assistentes sociais e fazem-se várias considerações metodológicas sobre o uso de um questionário para o estudo deste tema.This article has as main objective to question how the professional identity in Social Work is analyzed. It presents a review of the sociological literature, with a strong socio-historical vision, on the social theory of identity and, from it, draws consequences and hypotheses about the central place that higher formal education of social workers have occupied in the social construction identity of this profession. Based on this review, we arrive at an operational definition of institutional identity consciousness of social workers and make several methodological considerations about the use of a questionnaire to study this issue.Este artículo tiene como principal objetivo cuestionar el modo como se analiza la identidad profesional en Servicio Social. Se presenta una revisión de la literatura sociológica, con fuerte orientación socio-histórica, sobre la teoría social de la identidad y de ella se extraen consecuencias e hipótesis sobre el lugar central que en Portugal los organismos de educación superior de los trabajadores sociales han ocupado en la construcción social de la identidad institucional de esta profesión. Con base en esta revisión, se alcanza a una definición operacional de consciencia identitaria institucional de los trabajadores sociales y se llevan a cabo varias consideraciones metodológicas sobre el uso de un cuestionario para el estudio de este tema.Cet article vise à remettre en question la façon dont nous analysons l’identité professionnelle dans le travail social. Il présente une revue de la littérature sociologique, avec un fort caractère socio-historique, sur la théorie de l’identité sociale et prend sa retraite des conséquences et des hypothèses sur le lieu central que, au Portugal, les entités de l’enseignement supérieur formel des assistants sociaux ont occupé dans la construction sociale de l’identité institutionnelle de cette profession. Sur la base de cet examen, nous arrivons à une définition opérationnelle de la conscience de l’identité institutionnelle des assistants sociaux et composons diverses considérations méthodologiques sur l’utilisation d’un questionnaire pour l’étude de ce sujet.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20178512240por2182-79070873-6529Caria, Telmo H.Sousa, PaulaAlmeida, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:35.827431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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