Partilha de uma experiência de cinema na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Fátima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/496
Resumo: Desde o seu nascimento, o cinema representou as pessoas no desempenho de atividades quotidianas, profissionais, culturais, lúdicas, inseridas nas sociedades locais. O cinema entendido como instrumento e objeto de conhecimentos, como documento/memória de uma época, de uma cultura, de uma sociedade, como construtor de realidades. A partir de Georges Méliès, o cinema passou a ter um papel importante na construção do imaginário. Depois da Primeira Guerra Mundial, foi usado pelos regimes totalitários, no exercício do poder como um poderoso instrumento de construção de ideologias, de valores, de educação das massas (Walter Benjamin). Face a esta situação rica e complexa das imagens e dos sons enquanto construtores de realidades, de valores, de perceções, de imaginários, de ideologias, o cinema na escola tem um papel primordial no ensinar a ver os filmes, na formação do olhar.
id RCAP_868b32c946c04b4df0d69380092ba685
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Partilha de uma experiência de cinema na escolacinema documentárioficçãoimaginárioolharDesde o seu nascimento, o cinema representou as pessoas no desempenho de atividades quotidianas, profissionais, culturais, lúdicas, inseridas nas sociedades locais. O cinema entendido como instrumento e objeto de conhecimentos, como documento/memória de uma época, de uma cultura, de uma sociedade, como construtor de realidades. A partir de Georges Méliès, o cinema passou a ter um papel importante na construção do imaginário. Depois da Primeira Guerra Mundial, foi usado pelos regimes totalitários, no exercício do poder como um poderoso instrumento de construção de ideologias, de valores, de educação das massas (Walter Benjamin). Face a esta situação rica e complexa das imagens e dos sons enquanto construtores de realidades, de valores, de perceções, de imaginários, de ideologias, o cinema na escola tem um papel primordial no ensinar a ver os filmes, na formação do olhar.Repositório Científico da UMAIANunes, Maria Fátima2016-06-02T19:07:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/496porNunes, Maria Fátima. 2012. “Partilha de uma experiência de cinema na escola”, Revista Digital Imagens da Cultura/Cultura das Imagens nº 2, 2012, ISSN 2182-4622, pp. 75-87. URL: http://www.itacaproject.com/icci-revista/02/ICCI_VF.pdf2182-4622info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T15:59:28Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:09:12.923576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Partilha de uma experiência de cinema na escola
title Partilha de uma experiência de cinema na escola
spellingShingle Partilha de uma experiência de cinema na escola
Nunes, Maria Fátima
cinema documentário
ficção
imaginário
olhar
title_short Partilha de uma experiência de cinema na escola
title_full Partilha de uma experiência de cinema na escola
title_fullStr Partilha de uma experiência de cinema na escola
title_full_unstemmed Partilha de uma experiência de cinema na escola
title_sort Partilha de uma experiência de cinema na escola
author Nunes, Maria Fátima
author_facet Nunes, Maria Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv cinema documentário
ficção
imaginário
olhar
topic cinema documentário
ficção
imaginário
olhar
description Desde o seu nascimento, o cinema representou as pessoas no desempenho de atividades quotidianas, profissionais, culturais, lúdicas, inseridas nas sociedades locais. O cinema entendido como instrumento e objeto de conhecimentos, como documento/memória de uma época, de uma cultura, de uma sociedade, como construtor de realidades. A partir de Georges Méliès, o cinema passou a ter um papel importante na construção do imaginário. Depois da Primeira Guerra Mundial, foi usado pelos regimes totalitários, no exercício do poder como um poderoso instrumento de construção de ideologias, de valores, de educação das massas (Walter Benjamin). Face a esta situação rica e complexa das imagens e dos sons enquanto construtores de realidades, de valores, de perceções, de imaginários, de ideologias, o cinema na escola tem um papel primordial no ensinar a ver os filmes, na formação do olhar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2016-06-02T19:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/496
url http://hdl.handle.net/10400.24/496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Maria Fátima. 2012. “Partilha de uma experiência de cinema na escola”, Revista Digital Imagens da Cultura/Cultura das Imagens nº 2, 2012, ISSN 2182-4622, pp. 75-87. URL: http://www.itacaproject.com/icci-revista/02/ICCI_VF.pdf
2182-4622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553494317465600