A TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO GESTOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MACEIÓ, ALAGOAS, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES CAMELO DE ARAÚJO, GALBA ROSA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30312
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida para conclusão do Mestrado em Gestão do Potencial Humano, do Instituto Superior de Gestão. A pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar e refletir sobre os impactos das mudanças realizadas no âmbito da educação infantil brasileira na atuação da gestão escolar no município de Maceió, Estado de Alagoas, Brasil. A referida pesquisa analisou a atuação do Gestor da Educação Infantil na cidade de Maceió. O estudo, inicialmente, foi baseado na construção histórica e legal do surgimento da Educação Infantil no Brasil, da época colonial até aos dias atuais. Em seguida, houve o enfoque na constituição da Gestão Escolar no Brasil, como a mesma era entendida e trabalhada (administração escolar), chegando a ser desenvolvida hoje em dia como Gestão Escolar de forma democrática, participativa, com todos os segmentos envolvidos na instituição educacional. A investigação foi pautada na relevância de estudos que avaliam as competências do gestor e os impactos gerados na sociedade como um todo, sendo desenvolvido primeiramente um levantamento bibliográfico de toda a documentação oficial e legal que fundamentam as políticas de educação infantil no Brasil e, posteriormente, os instrumentos de recolha de dados. Nesse diapasão, elegeu-se a entrevista semiestruturada e a observação como melhor caminho para o processo de recolha que se deu “in locus” com gestores de educação infantil. O estudo destacou, ao longo e no final do trabalho, todos os objetivos propostos e foi constatado que apesar dos esforços do município, passados por décadas, ainda a gestão escolar na rede de ensino tem muito que ser desenvolvida em relação à atuação dos profissionais nas atividades quotidianas nas entidades educacionais. Ainda se espera dessa pesquisa que os resultados possam contribuir para uma estrutura de práticas mais eficazes na reformulação de algumas ações de gestão pública.
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