A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sabrina Rosa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Medeiros, Marcos Fernando Machado de, Costa, Maria Teresa Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693
Resumo: In the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practice
id UFCG-4_1f5b7d9aeeddf774b3aeb8be798e2ebc
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1693
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRNGestão por Competênciasprofessor-gestorcapacitaçãoIn the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practiceSob a luz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal - PNPD e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação como gestor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos e impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/169310.18696/reunir.v13i5.1693REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 101-1122237-366710.18696/reunir.v13i5reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/813https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/814Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Sabrina RosaMedeiros, Marcos Fernando Machado deCosta, Maria Teresa Pires2024-04-09T19:09:49Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1693Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-09T19:09:49REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
spellingShingle A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
Mendes, Sabrina Rosa
Gestão por Competências
professor-gestor
capacitação
title_short A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_full A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_fullStr A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_full_unstemmed A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_sort A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
author Mendes, Sabrina Rosa
author_facet Mendes, Sabrina Rosa
Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Costa, Maria Teresa Pires
author_role author
author2 Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Costa, Maria Teresa Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Sabrina Rosa
Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Costa, Maria Teresa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por Competências
professor-gestor
capacitação
topic Gestão por Competências
professor-gestor
capacitação
description In the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practice
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693
10.18696/reunir.v13i5.1693
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i5.1693
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/813
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 101-112
2237-3667
10.18696/reunir.v13i5
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823006564352