A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693 |
Resumo: | In the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practice |
id |
UFCG-4_1f5b7d9aeeddf774b3aeb8be798e2ebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/1693 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRNGestão por Competênciasprofessor-gestorcapacitaçãoIn the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practiceSob a luz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal - PNPD e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação como gestor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos e impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/169310.18696/reunir.v13i5.1693REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 101-1122237-366710.18696/reunir.v13i5reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/813https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/814Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Sabrina RosaMedeiros, Marcos Fernando Machado deCosta, Maria Teresa Pires2024-04-09T19:09:49Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1693Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-09T19:09:49REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
title |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
spellingShingle |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN Mendes, Sabrina Rosa Gestão por Competências professor-gestor capacitação |
title_short |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
title_full |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
title_fullStr |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
title_full_unstemmed |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
title_sort |
A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN |
author |
Mendes, Sabrina Rosa |
author_facet |
Mendes, Sabrina Rosa Medeiros, Marcos Fernando Machado de Costa, Maria Teresa Pires |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Marcos Fernando Machado de Costa, Maria Teresa Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Sabrina Rosa Medeiros, Marcos Fernando Machado de Costa, Maria Teresa Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão por Competências professor-gestor capacitação |
topic |
Gestão por Competências professor-gestor capacitação |
description |
In the light of the National Policy for the Personnel Development ofe Federal Public Administration - PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the relevance of training and development of managerial skills in his performance as a manager at Federal University of Rio Grande do Norte State. The quali-quantitative methodology combines applied and descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online questionnaire were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way teachers develop their skills when they assume management positions happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be developed through training, which are more effective for develop technical and operational skills. In the perception of most teacher-managers, the effects and impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practice |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693 10.18696/reunir.v13i5.1693 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v13i5.1693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/813 https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1693/814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 101-112 2237-3667 10.18696/reunir.v13i5 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319823006564352 |