Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25916 |
Resumo: | O presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escrita |
id |
RCAP_8693378efa12ca0e85b48fc8b6704eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25916 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoEscritaTexto narrativoTexto dramático1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escritaThis study aimed to develop writing competences in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: Which effects knowledge on the structure of certain types/genres of texts (narrative and dramatic) may have on the development of competences in writing (composition) of children attending primary school? The research objectives were the following ones: To make the students acquire knowledge on text structure (narrative and dramatic) and To develop competences in writing through the exploration of such texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis of the structure of narrative and dramatic texts and the conversion of a tale into a dramatic text. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ ability to identify the structure of narrative and dramatic texts and to write a dramatic text based on a tale. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the structure of narrative and dramatic texts and developed competences in writing2020-10-16T00:00:00Z2018-10-16T00:00:00Z2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25916porMarcelino, Sara Raquel Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:13Zoai:ria.ua.pt:10773/25916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:03.256334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico Marcelino, Sara Raquel Morais Escrita Texto narrativo Texto dramático 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Marcelino, Sara Raquel Morais |
author_facet |
Marcelino, Sara Raquel Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Sara Raquel Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Texto narrativo Texto dramático 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Escrita Texto narrativo Texto dramático 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escrita |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T00:00:00Z 2018-10-16 2020-10-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25916 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137644707315712 |