Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Sara Raquel Morais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25916
Resumo: O presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escrita
id RCAP_8693378efa12ca0e85b48fc8b6704eeb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoEscritaTexto narrativoTexto dramático1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escritaThis study aimed to develop writing competences in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: Which effects knowledge on the structure of certain types/genres of texts (narrative and dramatic) may have on the development of competences in writing (composition) of children attending primary school? The research objectives were the following ones: To make the students acquire knowledge on text structure (narrative and dramatic) and To develop competences in writing through the exploration of such texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis of the structure of narrative and dramatic texts and the conversion of a tale into a dramatic text. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ ability to identify the structure of narrative and dramatic texts and to write a dramatic text based on a tale. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the structure of narrative and dramatic texts and developed competences in writing2020-10-16T00:00:00Z2018-10-16T00:00:00Z2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25916porMarcelino, Sara Raquel Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:13Zoai:ria.ua.pt:10773/25916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:03.256334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Marcelino, Sara Raquel Morais
Escrita
Texto narrativo
Texto dramático
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Marcelino, Sara Raquel Morais
author_facet Marcelino, Sara Raquel Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Sara Raquel Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Texto narrativo
Texto dramático
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Escrita
Texto narrativo
Texto dramático
1.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escrita
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T00:00:00Z
2018-10-16
2020-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25916
url http://hdl.handle.net/10773/25916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137644707315712