O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diegues, Filomena Maria Brasil Cabral
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/55324
Resumo: Resultante da observação de aulas durante o período de estágio, assim como da prática docente em anos anteriores, o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o texto dramático, mais especificamente sobre o modo como este vem sendo trabalhado a nível do ensino-aprendizagem, no ensino básico e no secundário. Num primeiro momento do estudo, foi possível constatar que a análise do texto dramático apresenta ainda vestígios de uma abordagem tradicional, ou seja, na maior parte das vezes concentra-se na análise da estrutura externa e interna do texto, na classificação e caracterização das personagens, na identificação do espaço e do tempo e nas intenções do autor ao escrever a obra. Deste modo, verifica-se que a abordagem que ainda hoje se realiza deste género textual é, sobretudo, uma análise literária. Consequentemente, o actual estudo pretende suscitar uma reflexão sobre a possibilidade de uma nova pedagogia no ensino do texto dramático, assim como sugerir actividades e estratégias pedagógico-didácticas que poderão desenvolver nos alunos uma nova disponibilidade face ao estudo deste género textual. As sugestões que se apresentam, e que ambicionam um novo método de abordagem do texto dramático, partem da observação de um conjunto de especificidades características deste género e que devem ser tidas em conta no momento do seu estudo em sala de aula. É a partir do questionamento dessas particularidades que se desenvolve o presente trabalho de investigação estruturado em quatro capítulos antecedidos de uma introdução na qual se anuncia e justifica o tema do estudo, se apresentam os objectivos, a metodologia seguida e o plano geral do trabalho. No primeiro capítulo, efectua-se uma análise dos Programas de Ensino, dos Currículos Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. (...)
id RCAP_d44e2f497e01e12f87d4aea03f2b40d5
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagemTexto dramático - EnsinoResultante da observação de aulas durante o período de estágio, assim como da prática docente em anos anteriores, o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o texto dramático, mais especificamente sobre o modo como este vem sendo trabalhado a nível do ensino-aprendizagem, no ensino básico e no secundário. Num primeiro momento do estudo, foi possível constatar que a análise do texto dramático apresenta ainda vestígios de uma abordagem tradicional, ou seja, na maior parte das vezes concentra-se na análise da estrutura externa e interna do texto, na classificação e caracterização das personagens, na identificação do espaço e do tempo e nas intenções do autor ao escrever a obra. Deste modo, verifica-se que a abordagem que ainda hoje se realiza deste género textual é, sobretudo, uma análise literária. Consequentemente, o actual estudo pretende suscitar uma reflexão sobre a possibilidade de uma nova pedagogia no ensino do texto dramático, assim como sugerir actividades e estratégias pedagógico-didácticas que poderão desenvolver nos alunos uma nova disponibilidade face ao estudo deste género textual. As sugestões que se apresentam, e que ambicionam um novo método de abordagem do texto dramático, partem da observação de um conjunto de especificidades características deste género e que devem ser tidas em conta no momento do seu estudo em sala de aula. É a partir do questionamento dessas particularidades que se desenvolve o presente trabalho de investigação estruturado em quatro capítulos antecedidos de uma introdução na qual se anuncia e justifica o tema do estudo, se apresentam os objectivos, a metodologia seguida e o plano geral do trabalho. No primeiro capítulo, efectua-se uma análise dos Programas de Ensino, dos Currículos Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. (...)Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55324porDiegues, Filomena Maria Brasil Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:45:00Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:31:08.378090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
title O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
spellingShingle O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
Diegues, Filomena Maria Brasil Cabral
Texto dramático - Ensino
title_short O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
title_full O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
title_fullStr O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
title_full_unstemmed O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
title_sort O texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagem
author Diegues, Filomena Maria Brasil Cabral
author_facet Diegues, Filomena Maria Brasil Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diegues, Filomena Maria Brasil Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Texto dramático - Ensino
topic Texto dramático - Ensino
description Resultante da observação de aulas durante o período de estágio, assim como da prática docente em anos anteriores, o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o texto dramático, mais especificamente sobre o modo como este vem sendo trabalhado a nível do ensino-aprendizagem, no ensino básico e no secundário. Num primeiro momento do estudo, foi possível constatar que a análise do texto dramático apresenta ainda vestígios de uma abordagem tradicional, ou seja, na maior parte das vezes concentra-se na análise da estrutura externa e interna do texto, na classificação e caracterização das personagens, na identificação do espaço e do tempo e nas intenções do autor ao escrever a obra. Deste modo, verifica-se que a abordagem que ainda hoje se realiza deste género textual é, sobretudo, uma análise literária. Consequentemente, o actual estudo pretende suscitar uma reflexão sobre a possibilidade de uma nova pedagogia no ensino do texto dramático, assim como sugerir actividades e estratégias pedagógico-didácticas que poderão desenvolver nos alunos uma nova disponibilidade face ao estudo deste género textual. As sugestões que se apresentam, e que ambicionam um novo método de abordagem do texto dramático, partem da observação de um conjunto de especificidades características deste género e que devem ser tidas em conta no momento do seu estudo em sala de aula. É a partir do questionamento dessas particularidades que se desenvolve o presente trabalho de investigação estruturado em quatro capítulos antecedidos de uma introdução na qual se anuncia e justifica o tema do estudo, se apresentam os objectivos, a metodologia seguida e o plano geral do trabalho. No primeiro capítulo, efectua-se uma análise dos Programas de Ensino, dos Currículos Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. (...)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/55324
url http://hdl.handle.net/10216/55324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136221033660416