Visões romanescas : a paródia ao romance gótico em Northanger Abbey de Jane Austin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Ana Sofia Felisberto Estanco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44230
Resumo: A presente dissertação analisa a paródia ao romance gótico na obra literária Northanger Abbey (1818), de Jane Austen (1775-1817). Neste âmbito, será proposta a hipótese de que a paródia ao romance gótico não constitui o cerne da obra, não procurando depreciar ou invalidar o género. Igualmente, considerar-se-á o que a autora designa por “visões romanescas” (NA 228) e o seu papel na construção e desconstrução da paródia. Desta forma, num primeiro momento apresenta-se uma contextualização que procura ilustrar a função e a reputação do romance (novel) na época em questão, expor os fatores que levaram ao surgimento do romance gótico (gothic novel) e abordar aspetos relativos à vida, à carreira e às motivações da autora considerados pertinentes ao estudo em questão. Esta contextualização posteriormente permitirá revelar os verdadeiros propósitos da paródia, estabelecendo uma ligação entre esta e as visões romanescas do leitor. Em seguida, são analisados excertos do romance, primeiramente em relação à heroína gótica, em seguida considerando as convenções góticas e, por último, momentos que expõem as visões romanescas dos personagens, mostrando que estas apenas são identificadas pelo leitor pela sua familiaridade com as mesmas, apresentando assim as suas próprias visões romanescas. Num momento final, é abordada a crítica de costumes, aqui pertinente devido ao seu papel na construção das referidos visões romanescas que, como pretende mostrar este estudo, são essencialmente uma construção social.
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spelling Visões romanescas : a paródia ao romance gótico em Northanger Abbey de Jane AustinAusten, Jane, 1775-1817. Northanger AbbeyAusten, Jane, 1775-1817 - PersonagensRomance inglês - séc.19 - História e críticaParódia (Literatura)Romance gótico - História e críticaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente dissertação analisa a paródia ao romance gótico na obra literária Northanger Abbey (1818), de Jane Austen (1775-1817). Neste âmbito, será proposta a hipótese de que a paródia ao romance gótico não constitui o cerne da obra, não procurando depreciar ou invalidar o género. Igualmente, considerar-se-á o que a autora designa por “visões romanescas” (NA 228) e o seu papel na construção e desconstrução da paródia. Desta forma, num primeiro momento apresenta-se uma contextualização que procura ilustrar a função e a reputação do romance (novel) na época em questão, expor os fatores que levaram ao surgimento do romance gótico (gothic novel) e abordar aspetos relativos à vida, à carreira e às motivações da autora considerados pertinentes ao estudo em questão. Esta contextualização posteriormente permitirá revelar os verdadeiros propósitos da paródia, estabelecendo uma ligação entre esta e as visões romanescas do leitor. Em seguida, são analisados excertos do romance, primeiramente em relação à heroína gótica, em seguida considerando as convenções góticas e, por último, momentos que expõem as visões romanescas dos personagens, mostrando que estas apenas são identificadas pelo leitor pela sua familiaridade com as mesmas, apresentando assim as suas próprias visões romanescas. Num momento final, é abordada a crítica de costumes, aqui pertinente devido ao seu papel na construção das referidos visões romanescas que, como pretende mostrar este estudo, são essencialmente uma construção social.This dissertation aims at analyzing the parody to the gothic novel as depicted in Northanger Abbey (1818), a novel by Jane Austen (1775-1818). Hence, this study’s main goal is to show that the parody of the gothic novel is not the primary focus in this literary work, nor its end is to depreciate or invalidate this genre. Ergo, it considers the author’s “visions of romance” (NA 228) and the role it plays in the construction and deconstruction of the parody in NA. Thus, this study begins with a contextualization that exposes the role and status of the novel at the time and then analyses the several factors that led to the origin of the gothic novel, including aspects of Austen’s own life, career and motivations. This will help to reveal the true purpose of the parody by connecting it with the reader’s own visions of romance. Following this first moment, selected excerpts are analyzed, first regarding the concept of the gothic heroine, then targeting the gothic conventions and finally, as a consequence, exposing the visions of romance of the characters and showing that those are identified by the reader due to his/her own visions of romance. A final moment regards the social criticism, also important in the construction of the visions of romance which, as this study aims to prove, are mainly a social construct.Serras, Adelaide MeiraCoelho, Ana DanielaRepositório da Universidade de LisboaLouro, Ana Sofia Felisberto Estanco2022-12-04T01:30:57Z2019-12-042019-10-292019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44230TID:202331830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:53.096950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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