Determinantes e consequências da qualidade dos eventos : o caso da Feira de Março

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diogo Augusto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25279
Resumo: O aumento do turismo a nível mundial veio potenciar diferentes subsetores que o constituem. Os eventos são acontecimentos que têm acompanhado este crescimento, sendo referências nos locais onde ocorrem e detendo um impacte significativo em diferentes setores de atividade. A Feira de Março assume-se como uma das maiores mostras comerciais do centro do país, sendo um evento recreativo de grande impacte na região. A qualidade dos eventos pode influenciar as consequências dos eventos, tanto para os territórios, como para o sucesso e continuidade do próprio evento e para os participantes no evento. No entanto, o número de estudos para avaliar a perceção que os visitantes têm da qualidade dos eventos recreativos é ainda muito reduzido, sendo também bastante escassas as investigações que analisam tanto as consequências desta perceção como os fatores que a determinam, particularmente ao nível dos eventos recreativos. Considerando as limitações anteriormente referidas, a presente dissertação tem como principal objetivo o estudo da perceção da qualidade dos eventos, bem como das determinantes e consequências dessa perceção, tendo como estudo de caso a Feira de Março, um evento secular que ocorre anualmente na cidade de Aveiro. O estudo foi fundamentado com base numa revisão da literatura, sobretudo relativa aos eventos, à perceção da qualidade dos eventos e às determinantes e consequências desta perceção, tendo sido também analisados neste âmbito os conceitos de motivação, qualidade, satisfação e fidelização. Para alcançar os objetivos pretendidos realizou-se uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário administrado no recinto do evento, tendo resultado numa amostra de 410 inquiridos. Os resultados revelaram uma avaliação positiva do evento, por parte dos inquiridos, que resulta na satisfação e fidelização dos mesmos. Os resultados permitiram também observar que alguns aspetos, como as motivações para participar no evento, tiveram um impacte significativo na perceção da qualidade do evento. No entanto, decorre a necessidade de serem feitos ajustamentos nas edições futuras, de forma a potenciar a Feira de Março como um evento de referência a nível nacional. A dissertação termina com a indicação de aspetos que os responsáveis pela organização e gestão de eventos e em concreto da Feira de Março, devem ter em consideração. O estudo abre caminho a novas investigações que possam ser feitas, não só referentes à Feira de Março, mas também a outros eventos que ocorram na cidade de Aveiro e em outros locais, nomeadamente sobre os impactes económicos, que não foram aqui estudados.
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No entanto, o número de estudos para avaliar a perceção que os visitantes têm da qualidade dos eventos recreativos é ainda muito reduzido, sendo também bastante escassas as investigações que analisam tanto as consequências desta perceção como os fatores que a determinam, particularmente ao nível dos eventos recreativos. Considerando as limitações anteriormente referidas, a presente dissertação tem como principal objetivo o estudo da perceção da qualidade dos eventos, bem como das determinantes e consequências dessa perceção, tendo como estudo de caso a Feira de Março, um evento secular que ocorre anualmente na cidade de Aveiro. O estudo foi fundamentado com base numa revisão da literatura, sobretudo relativa aos eventos, à perceção da qualidade dos eventos e às determinantes e consequências desta perceção, tendo sido também analisados neste âmbito os conceitos de motivação, qualidade, satisfação e fidelização. Para alcançar os objetivos pretendidos realizou-se uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário administrado no recinto do evento, tendo resultado numa amostra de 410 inquiridos. Os resultados revelaram uma avaliação positiva do evento, por parte dos inquiridos, que resulta na satisfação e fidelização dos mesmos. Os resultados permitiram também observar que alguns aspetos, como as motivações para participar no evento, tiveram um impacte significativo na perceção da qualidade do evento. No entanto, decorre a necessidade de serem feitos ajustamentos nas edições futuras, de forma a potenciar a Feira de Março como um evento de referência a nível nacional. A dissertação termina com a indicação de aspetos que os responsáveis pela organização e gestão de eventos e em concreto da Feira de Março, devem ter em consideração. O estudo abre caminho a novas investigações que possam ser feitas, não só referentes à Feira de Março, mas também a outros eventos que ocorram na cidade de Aveiro e em outros locais, nomeadamente sobre os impactes económicos, que não foram aqui estudados.The increase of the tourism in the world came to potentiate its different subsectors. The events have accompanied this growth, being references in the places where they occur and having a significant impact in different areas of activity. The Feira de Março is one of the largest trade shows in the center of Portugal, with also recreational activities of great impact in the region. The quality of events can influence the consequences of the events, both for the territories, for the success of the event itself and for the participants. However, the number of studies to evaluate visitors' perception of the quality of recreational events is still very small, and there are also very few investigations that analyze both the consequences of this perception and the factors that determine it, particularly at the level of recreational events. Considering the limitations mentioned above, this dissertation has as main objective the study of the perception of the quality of the events, as well as the determinants and consequences of this perception, having the Feira de Março as case study, which is a secular event that occurs annually in the city of Aveiro. The study was based on a review of the literature, mainly concerning the events, the perception of the quality of the events and the determinants and consequences of this perception. The concepts of motivation, quality, satisfaction and loyalty were also analyzed. In order to achieve the desired objectives, a quantitative investigation was carried out through a questionnaire survey that was administered in the event, resulting in a sample of 410 respondents. The results revealed a positive evaluation of the event by the respondents, which results in their satisfaction and loyalty. The results also allowed us to observe that some aspects, such as the motivations to participate in the event, had a significant impact on the perception of the quality of the event. However, there are certain adjustments that should be made in future editions, in order to promote the Feira de Março as a reference event at the national level. The dissertation ends with an indication of the aspects that those responsible for organizing and managing events, and specifically the Feira de Março managers, must take into account in the management of events. The study also paves the way to future research not only referring to the Feira de Março, but also to other events that occur in the city of Aveiro and other places, namely on the economic impacts, which were not studied here.2019-02-12T11:40:31Z2017-08-30T00:00:00Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25279TID:202239608porOliveira, Diogo Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:13Zoai:ria.ua.pt:10773/25279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:38.583837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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