Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34549 |
Resumo: | O turismo é um setor em constante crescimento, sendo que, mais do que nunca, os destinos tentam atrair visitantes através da dinamização de eventos nas mais diversas áreas. O presente trabalho procurou perceber quais os fatores determinantes para o sucesso de um evento no contexto local de um destino, através da análise do caso concreto da Feira Cultural de Coimbra. O estudo decorreu no âmbito de um estágio na Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra. Durante dois meses e meio, foi possível perceber as dinâmicas turísticas da cidade, contactar com profissionais habituados a planear e realizar eventos e participar na Feira, desde a fase de planeamento até ao encerramento. Relativamente aos aspetos específicos da investigação, pretendeu-se verificar quais os pontos que podiam ser melhorados no processo de planeamento, refletir sobre algumas questões observadas aquando da participação no evento e avaliar o potencial da Feira em termos turísticos para a cidade de Coimbra. No que concerne à metodologia de trabalho adotada, optou-se por desenvolver uma análise qualitativa da informação coligida. Esta foi recolhida, quer através de notas retiradas aquando da observação direta durante o evento, quer através de entrevistas semiestruturadas levadas a cabo a alguns expositores e ao diretor do Departamento de Cultura e Turismo da autarquia. Os resultados obtidos permitiram verificar que a Feira tem potencial para crescer e continuar a apresentar-se como um evento-bandeira da cidade, sendo um exemplo para possíveis eventos noutros locais com um conceito similar. Para isso, há que continuar o bom trabalho desenvolvido, ainda que seja necessário rever e adequar algumas questões de índole estrutural, de forma a potenciar ainda mais o evento, principalmente a nível nacional. |
id |
RCAP_4ebf556b458046d5c0e475b2bb312bb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de CoimbraGestão e Planeamento de EventosEvento como Estratégia de MarketingFeira Cultural de CoimbraO turismo é um setor em constante crescimento, sendo que, mais do que nunca, os destinos tentam atrair visitantes através da dinamização de eventos nas mais diversas áreas. O presente trabalho procurou perceber quais os fatores determinantes para o sucesso de um evento no contexto local de um destino, através da análise do caso concreto da Feira Cultural de Coimbra. O estudo decorreu no âmbito de um estágio na Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra. Durante dois meses e meio, foi possível perceber as dinâmicas turísticas da cidade, contactar com profissionais habituados a planear e realizar eventos e participar na Feira, desde a fase de planeamento até ao encerramento. Relativamente aos aspetos específicos da investigação, pretendeu-se verificar quais os pontos que podiam ser melhorados no processo de planeamento, refletir sobre algumas questões observadas aquando da participação no evento e avaliar o potencial da Feira em termos turísticos para a cidade de Coimbra. No que concerne à metodologia de trabalho adotada, optou-se por desenvolver uma análise qualitativa da informação coligida. Esta foi recolhida, quer através de notas retiradas aquando da observação direta durante o evento, quer através de entrevistas semiestruturadas levadas a cabo a alguns expositores e ao diretor do Departamento de Cultura e Turismo da autarquia. Os resultados obtidos permitiram verificar que a Feira tem potencial para crescer e continuar a apresentar-se como um evento-bandeira da cidade, sendo um exemplo para possíveis eventos noutros locais com um conceito similar. Para isso, há que continuar o bom trabalho desenvolvido, ainda que seja necessário rever e adequar algumas questões de índole estrutural, de forma a potenciar ainda mais o evento, principalmente a nível nacional.Lima, Susana Maria Peixoto Godinho, 1971-Repositório ComumCardoso, António Manuel Gil Rodrigues2021-01-04T14:30:38Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34549TID:202518965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:05:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:05:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
title |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
spellingShingle |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra Cardoso, António Manuel Gil Rodrigues Gestão e Planeamento de Eventos Evento como Estratégia de Marketing Feira Cultural de Coimbra |
title_short |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
title_full |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
title_fullStr |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
title_sort |
Organização de eventos no contexto local: a Feira Cultural de Coimbra |
author |
Cardoso, António Manuel Gil Rodrigues |
author_facet |
Cardoso, António Manuel Gil Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Susana Maria Peixoto Godinho, 1971- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, António Manuel Gil Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão e Planeamento de Eventos Evento como Estratégia de Marketing Feira Cultural de Coimbra |
topic |
Gestão e Planeamento de Eventos Evento como Estratégia de Marketing Feira Cultural de Coimbra |
description |
O turismo é um setor em constante crescimento, sendo que, mais do que nunca, os destinos tentam atrair visitantes através da dinamização de eventos nas mais diversas áreas. O presente trabalho procurou perceber quais os fatores determinantes para o sucesso de um evento no contexto local de um destino, através da análise do caso concreto da Feira Cultural de Coimbra. O estudo decorreu no âmbito de um estágio na Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra. Durante dois meses e meio, foi possível perceber as dinâmicas turísticas da cidade, contactar com profissionais habituados a planear e realizar eventos e participar na Feira, desde a fase de planeamento até ao encerramento. Relativamente aos aspetos específicos da investigação, pretendeu-se verificar quais os pontos que podiam ser melhorados no processo de planeamento, refletir sobre algumas questões observadas aquando da participação no evento e avaliar o potencial da Feira em termos turísticos para a cidade de Coimbra. No que concerne à metodologia de trabalho adotada, optou-se por desenvolver uma análise qualitativa da informação coligida. Esta foi recolhida, quer através de notas retiradas aquando da observação direta durante o evento, quer através de entrevistas semiestruturadas levadas a cabo a alguns expositores e ao diretor do Departamento de Cultura e Turismo da autarquia. Os resultados obtidos permitiram verificar que a Feira tem potencial para crescer e continuar a apresentar-se como um evento-bandeira da cidade, sendo um exemplo para possíveis eventos noutros locais com um conceito similar. Para isso, há que continuar o bom trabalho desenvolvido, ainda que seja necessário rever e adequar algumas questões de índole estrutural, de forma a potenciar ainda mais o evento, principalmente a nível nacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-04T14:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34549 TID:202518965 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34549 |
identifier_str_mv |
TID:202518965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546153538879488 |