O impacto da inteligência artificial nas relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Ana Rita Aleluia de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16985
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling O impacto da inteligência artificial nas relações públicasRelações públicasInteligência artificialMachine learningDadosImpactoPublic relationsArtificial intelligenceDataImpactDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O presente trabalho tem como finalidade construir um quadro teórico de Inteligência Artificial em Relações Públicas, abordando as respetivas utilizações, aplicações e impacto. Em primeira instância, foi desenvolvida uma revisão de literatura acerca das Relações Públicas e da Inteligência Artificial, de forma dissociada, e, posteriormente, uma que permitiu enquadrar a Inteligência Artificial e conceitos relacionados na indústria das Relações Públicas. Para se compreender a preparação dos profissionais de Relações Públicas relativamente às implicações da Inteligência Artificial na sua profissão, utilizou-se uma abordagem qualitativa, num estudo com doze entrevistas semiestruturadas a profissionais que trabalham em agências de comunicação. Os resultados sugerem que os profissionais necessitam de maior preparação e conhecimento para a adoção desta tecnologia na sua profissão, mostrando limitação de conhecimento acerca dos principais conceitos e não reconhecendo as áreas e funções de Relações Públicas onde a Inteligência Artificial pode ser, atualmente, utilizada. Além da necessidade de maior preparação, os profissionais demonstram, apesar de crescente mediatização sobre o tema, interesse reduzido em explorar as ferramentas que já existem neste âmbito, em particular o ChatGPT, que se apresenta como a recente evolução mais mediatizada da área. A nível nacional, não é possível encontrar nenhuma investigação especificamente dedicada a explorar a Inteligência Artificial nas Relações Públicas e as suas implicações, pelo que a pertinência desta dissertação diz respeito ao seu contributo inovador que ajuda à construção de um quadro teórico, constituindo um ponto de partida para outras investigações neste âmbito.ABSTRACT: This research aims to build a theoretical framework of Artificial Intelligence in Public Relations, discussing its respective uses, applications and impact. In the first instance, a literature review was developed about Public Relations and Artificial Intelligence, in a dissociated manner, and then one that allowed the contextualization of Artificial Intelligence and related concepts in the Public Relations industry. To understand the preparation of Public Relations professionals regarding the implications of Artificial Intelligence in their profession, a qualitative approach was used in a study with twelve semi-structured interviews with professionals working in communication agencies. The results suggest that professionals need more preparation and knowledge for the adoption of this technology in their profession, showing limited knowledge about the main concepts and not recognizing the areas and functions of Public Relations where Artificial Intelligence can currently be used. In addition to the need for greater preparation, despite the growing media coverage on the subject, professionals show little interest in exploring the tools that already exist in this area, particularly ChatGPT, which is presented as the most mediatized recent development in the area. At a national level, it is not possible to identify any specific research dedicated to explore Artificial Intelligence in Public Relations and its implications, therefore the relevance of this dissertation is due to its innovative contribution that helps to build a theoretical framework, constituting a starting point for further research in this area.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialJorge, Nuno da SilvaRCIPLGóis, Ana Rita Aleluia de2024-01-24T15:26:43Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16985TID:203470508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:13.884810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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