A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23979 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
id |
RCAP_86b52dad8e21c427d37d760916361f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/23979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMXInovaçãoGestão de DesempenhoComprometimento OrganizacionalAdministração PúblicaLeader-Member ExchangeInnovationPerformance ManagementOrganizational CommitmentLeader-Member ExchangePublic AdministrationDissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasEste estudo pretende identificar se o comportamento inovador no serviço é influenciado pela gestão de desempenho, considerada sob o atributo da consistência; pelo comprometimento organizacional, na sua dimensão afetiva, e; pela liderança, com base na Teoria Leader-Member Exchange (LMX). A investigação adota uma abordagem hipotético dedutiva, consistindo na verificação de hipóteses formuladas a partir de um quadro teórico definido, e apresenta natureza quantitativa, assentando-se em um inquérito realizado por questionário online. A população considerada é o grupo de servidores públicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a agência reguladora responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. A amostra é constituída pelos 134 sujeitos que decidiram voluntariamente participar da pesquisa. O tratamento dos dados permitiu a validação do instrumento de coleta face à amostra e a estimação das relações propostas, com recurso à Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados sugerem que, a gestão consistente de desempenho afeta o Leader Member Exchange e o comprometimento organizacional afetivo; que, o comprometimento organizacional afetivo afeta a inovação individual, e; que o comprometimento organizacional afetivo medeia parcialmente a relação entre a gestão consistente de desempenho e a inovação individual. Em conclusão, evidencia-se a importância da consistência da gestão de desempenho para a qualidade da relação de liderança, bem como a relevância de se considerar os fatores de motivação intrínsecos no desenvolvimento o comportamento do servidor público.This study intends to identify if the innovative behavior in the public service is influenced by performance management, considered under the attribute of consistency; by organizational commitment, in its affective dimension, and; by leadership, based on Leader-Member Exchange (LMX) Theory. The investigation adopts a hypothetical-deductive approach, consisting of verifying hypotheses formulated from a defined theoretical framework, and is quantitative in nature, based on a survey carried out by an online survey. The population considered is the group of civil servants of the National Health Agency (ANS), the regulatory agency responsible for the health insurance sector in Brazil. The sample consists of 134 individuals who voluntarily decided to participate in the research. The treatment of the data allowed the validation of the collection instrument against the sample and the estimation of the proposed relationships, using Structural Equation Modeling. The results suggest that consistent performance management affects Leader-Member Exchange and affective organizational commitment; that affective commitment affects individual innovation; and that affective organizational commitment partially mediates the relationship between consistent performance management and individual innovation. In conclusion, the importance of the consistency of performance management for the quality of the leadership relationship is evident, as well as the relevance of considering the intrinsic motivating factors in the development of the innovative behavior of the public servant.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasMascimento, José LuisRepositório da Universidade de LisboaAganetti, Felipe Duque2022-04-01T13:57:18Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23979TID:202979768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:22:42Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/23979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:22:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
title |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
spellingShingle |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX Aganetti, Felipe Duque Inovação Gestão de Desempenho Comprometimento Organizacional Administração Pública Leader-Member Exchange Innovation Performance Management Organizational Commitment Leader-Member Exchange Public Administration |
title_short |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
title_full |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
title_fullStr |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
title_full_unstemmed |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
title_sort |
A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX |
author |
Aganetti, Felipe Duque |
author_facet |
Aganetti, Felipe Duque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascimento, José Luis Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aganetti, Felipe Duque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Gestão de Desempenho Comprometimento Organizacional Administração Pública Leader-Member Exchange Innovation Performance Management Organizational Commitment Leader-Member Exchange Public Administration |
topic |
Inovação Gestão de Desempenho Comprometimento Organizacional Administração Pública Leader-Member Exchange Innovation Performance Management Organizational Commitment Leader-Member Exchange Public Administration |
description |
Dissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01T13:57:18Z 2022-03-09 2022-03-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23979 TID:202979768 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23979 |
identifier_str_mv |
TID:202979768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549506603909120 |