A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aganetti, Felipe Duque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23979
Resumo: Dissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
id RCAP_86b52dad8e21c427d37d760916361f70
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/23979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMXInovaçãoGestão de DesempenhoComprometimento OrganizacionalAdministração PúblicaLeader-Member ExchangeInnovationPerformance ManagementOrganizational CommitmentLeader-Member ExchangePublic AdministrationDissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasEste estudo pretende identificar se o comportamento inovador no serviço é influenciado pela gestão de desempenho, considerada sob o atributo da consistência; pelo comprometimento organizacional, na sua dimensão afetiva, e; pela liderança, com base na Teoria Leader-Member Exchange (LMX). A investigação adota uma abordagem hipotético dedutiva, consistindo na verificação de hipóteses formuladas a partir de um quadro teórico definido, e apresenta natureza quantitativa, assentando-se em um inquérito realizado por questionário online. A população considerada é o grupo de servidores públicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a agência reguladora responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. A amostra é constituída pelos 134 sujeitos que decidiram voluntariamente participar da pesquisa. O tratamento dos dados permitiu a validação do instrumento de coleta face à amostra e a estimação das relações propostas, com recurso à Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados sugerem que, a gestão consistente de desempenho afeta o Leader Member Exchange e o comprometimento organizacional afetivo; que, o comprometimento organizacional afetivo afeta a inovação individual, e; que o comprometimento organizacional afetivo medeia parcialmente a relação entre a gestão consistente de desempenho e a inovação individual. Em conclusão, evidencia-se a importância da consistência da gestão de desempenho para a qualidade da relação de liderança, bem como a relevância de se considerar os fatores de motivação intrínsecos no desenvolvimento o comportamento do servidor público.This study intends to identify if the innovative behavior in the public service is influenced by performance management, considered under the attribute of consistency; by organizational commitment, in its affective dimension, and; by leadership, based on Leader-Member Exchange (LMX) Theory. The investigation adopts a hypothetical-deductive approach, consisting of verifying hypotheses formulated from a defined theoretical framework, and is quantitative in nature, based on a survey carried out by an online survey. The population considered is the group of civil servants of the National Health Agency (ANS), the regulatory agency responsible for the health insurance sector in Brazil. The sample consists of 134 individuals who voluntarily decided to participate in the research. The treatment of the data allowed the validation of the collection instrument against the sample and the estimation of the proposed relationships, using Structural Equation Modeling. The results suggest that consistent performance management affects Leader-Member Exchange and affective organizational commitment; that affective commitment affects individual innovation; and that affective organizational commitment partially mediates the relationship between consistent performance management and individual innovation. In conclusion, the importance of the consistency of performance management for the quality of the leadership relationship is evident, as well as the relevance of considering the intrinsic motivating factors in the development of the innovative behavior of the public servant.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasMascimento, José LuisRepositório da Universidade de LisboaAganetti, Felipe Duque2022-04-01T13:57:18Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23979TID:202979768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:22:42Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/23979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:22:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
title A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
spellingShingle A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
Aganetti, Felipe Duque
Inovação
Gestão de Desempenho
Comprometimento Organizacional
Administração Pública
Leader-Member Exchange
Innovation
Performance Management
Organizational Commitment
Leader-Member Exchange
Public Administration
title_short A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
title_full A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
title_fullStr A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
title_full_unstemmed A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
title_sort A Inovação Individual no Serviço Público: O papel da Gestão Consistente de Desempenho, do Comprometimento Organizacional e do LMX
author Aganetti, Felipe Duque
author_facet Aganetti, Felipe Duque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascimento, José Luis
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aganetti, Felipe Duque
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Gestão de Desempenho
Comprometimento Organizacional
Administração Pública
Leader-Member Exchange
Innovation
Performance Management
Organizational Commitment
Leader-Member Exchange
Public Administration
topic Inovação
Gestão de Desempenho
Comprometimento Organizacional
Administração Pública
Leader-Member Exchange
Innovation
Performance Management
Organizational Commitment
Leader-Member Exchange
Public Administration
description Dissertação para obtenção de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01T13:57:18Z
2022-03-09
2022-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23979
TID:202979768
url http://hdl.handle.net/10400.5/23979
identifier_str_mv TID:202979768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549506603909120