Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro, Vendramini, Claudette Maria, Martins, Ronei Ximenes, Piovezan, Nayane Martoni, Prates, Eli, Dias, Anelise Silva, Almeida, Leandro S., Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/30070
Resumo: No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.
id RCAP_86b5a428e5f5ae5d73c9843a132b88d1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em PortugalTecnologias digitaisCompetência pedagógicaEnsino superiorFormação de professoresDigital technologiesTeaching competencyHigher EducationTeacher trainingNo quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.This study is part of a wider research project about higher education teachers’ achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and Portugal, and examines teachers’ skills and frequency in using these resources. Participants are mostly women, with a Master’s degree or a PhD, and from the field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73 years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that the most used digital technologies in both countries are the computer, applications such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents. Concerning teachers’ digital literacy, higher levels of proficiency were found for an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching with digital technologies.Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM)Universidade do MinhoSilva, Bento DuarteAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroVendramini, Claudette MariaMartins, Ronei XimenesPiovezan, Nayane MartoniPrates, EliDias, Anelise SilvaAlmeida, Leandro S.Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/30070por1646-933Xhttp://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/424info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:25:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:10.629716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
title Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
spellingShingle Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
Silva, Bento Duarte
Tecnologias digitais
Competência pedagógica
Ensino superior
Formação de professores
Digital technologies
Teaching competency
Higher Education
Teacher training
title_short Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
title_full Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
title_fullStr Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
title_sort Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
author Silva, Bento Duarte
author_facet Silva, Bento Duarte
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Vendramini, Claudette Maria
Martins, Ronei Ximenes
Piovezan, Nayane Martoni
Prates, Eli
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_role author
author2 Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Vendramini, Claudette Maria
Martins, Ronei Ximenes
Piovezan, Nayane Martoni
Prates, Eli
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento Duarte
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Vendramini, Claudette Maria
Martins, Ronei Ximenes
Piovezan, Nayane Martoni
Prates, Eli
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Competência pedagógica
Ensino superior
Formação de professores
Digital technologies
Teaching competency
Higher Education
Teacher training
topic Tecnologias digitais
Competência pedagógica
Ensino superior
Formação de professores
Digital technologies
Teaching competency
Higher Education
Teacher training
description No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/30070
url https://hdl.handle.net/1822/30070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-933X
http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132720020848640