Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Iolanda da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Viana, Fernanda Leopoldina, Cadime, Irene Maria Dias, Fernandes, Ilda, Ferreira, Albertina, Leitão, Catarina, Gomes, Susana, Mendonça, Soraia, Pereira, Lúcia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11216
Resumo: Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.
id RCAP_86cde51f79ef465294bd7a3ff38153e4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.Didáxis - Cooperativa de ensinoCâmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Centro de Estudos da CriançaMIEW - Creative AgencyEdições Almedina, S.A.Universidade do MinhoRibeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda LeopoldinaCadime, Irene Maria DiasFernandes, IldaFerreira, AlbertinaLeitão, CatarinaGomes, SusanaMendonça, SoraiaPereira, Lúcia20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11216porRIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7.978-972-40-4364-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:00.020292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
Ribeiro, Iolanda da Silva
title_short Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Ribeiro, Iolanda da Silva
author_facet Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Fernandes, Ilda
Ferreira, Albertina
Leitão, Catarina
Gomes, Susana
Mendonça, Soraia
Pereira, Lúcia
author_role author
author2 Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Fernandes, Ilda
Ferreira, Albertina
Leitão, Catarina
Gomes, Susana
Mendonça, Soraia
Pereira, Lúcia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Fernandes, Ilda
Ferreira, Albertina
Leitão, Catarina
Gomes, Susana
Mendonça, Soraia
Pereira, Lúcia
description Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11216
url http://hdl.handle.net/1822/11216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7.
978-972-40-4364-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Almedina, S.A.
publisher.none.fl_str_mv Edições Almedina, S.A.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132267028676608