Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11216 |
Resumo: | Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. |
id |
RCAP_86cde51f79ef465294bd7a3ff38153e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.Didáxis - Cooperativa de ensinoCâmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Centro de Estudos da CriançaMIEW - Creative AgencyEdições Almedina, S.A.Universidade do MinhoRibeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda LeopoldinaCadime, Irene Maria DiasFernandes, IldaFerreira, AlbertinaLeitão, CatarinaGomes, SusanaMendonça, SoraiaPereira, Lúcia20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11216porRIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7.978-972-40-4364-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:00.020292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico Ribeiro, Iolanda da Silva |
title_short |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ribeiro, Iolanda da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Fernandes, Ilda Ferreira, Albertina Leitão, Catarina Gomes, Susana Mendonça, Soraia Pereira, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Fernandes, Ilda Ferreira, Albertina Leitão, Catarina Gomes, Susana Mendonça, Soraia Pereira, Lúcia |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Fernandes, Ilda Ferreira, Albertina Leitão, Catarina Gomes, Susana Mendonça, Soraia Pereira, Lúcia |
description |
Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/11216 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/11216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7. 978-972-40-4364-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132267028676608 |