A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Rui Alexandre Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18584
Resumo: Instituto Superior de Economia e Gestão.
id RCAP_86f46c847a0f8dbb948765d199dbaa5a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.Modelos lineares generalizadosModelos tobitFranquiasLimites de indeminizaçãoTarifaçãoGeneralised linear modelsTobit modelsDeductiblesPolicy limitsRating structuresInstituto Superior de Economia e Gestão.The construction of premium rating structures is, usually, made in two steps: average claim amount estimation and frequency claim estimation. Generalised linear models are used in a generic way when building those structures, for kinds of insurance with a cousiderable number of risk units and a low levei of heterogeneity among them, being able to estimate any of those parts. Although the characteristics of these models fit well to the behaviour of claim costs of several insurance kinds, such as the third party motor insurance, there are other cases wliere it doesn't fit so well. In this thesis are studied two characteristics of some insurance kinds that bounds the adequacy of generalised linear models: deductibles and policy limits. Because of the existence of deductibles, only are notified those claims whose monetary loss doesn't exceed the deductible amount, while the policy limit implies that the monetary loss is unknown when it exceeds that limit. To overcome the inadequacy of generalised linear models under these constraints, it is proposed the use of generalised tobit models. These models, that follow the philosophy of tobit models, allow to estimate the distribution of monetary losses that originates the claim amount, correcting the eflfects of deductibles and policy limits. With the aim of illustrating the use of these models, it is shown an application to the own damage collision covcr of motor insurance. As the deductibles also have iinpact on the number of not ified claims, it is presented a procedure to estimate the number of occurred claims, independently of the deductible amount.A construção de estruturas tarifárias é, habitualmente, feita em dois passos: estimação da indemnização média por sinistro c estimação da frequência dc sinistralidade. Os modelos lineares generalizados são utilizados de forma genérica na construção dessas estruturas, para seguros com um número considerável de unidades em risco e um reduzido grau de heterogeneidade entre elas, podendo ser utilizados na estimação de qualquer uma das parcelas. Apesar de as características destes modelos se ajustarem bastante bem ao comportamento dos custos com sinistros de diversos seguros, como é o caso da Responsabilidade Civil Automóvel, existem outros casos em (pie esse ajustamento já não é tão bom. Neste trabalho estudam-se duas características de alguns seguros, que limitam a adequação dos modelos lineares generalizados para modelizar os custos com sinistros: as franquias e os limites de indemnização. A existência de franquias implica que apenas sejam participados sinistros cujo custo não exceda o valor da franquia, enquanto que a aplicação de limites de indemnização conduz a que não se conheça o valor do dano, quando este excede o limite de indemnização, porque apenas fica registado o valor indemnizado. Para superar a inadequação das modelos lineares generalizados na modelização destas situações, propõc-sc a utilização dos modelos tobit generalizados. Estes modelos, que seguem a filosofia dos modelos tobit, permitem estimar a distribuição dos custos subjacentes às indemnizações, corrigindo o efeito da existência de franquias e de limites dc indemnização. Com o intuito de ilustrar a utilização destes modelos, apresenta-se uma aplicação à cobertura de Choque, Colisão ou Capotamento, do seguro automóvel. Como as franquias têm impacto no número de sinistros participados, é apresentado um procedimento para estimar o número de sinistros ocorridos, independentemente do valor das franquiasSilva, João Manuel de Sousa Andrade eRepositório da Universidade de LisboaEsteves, Rui Alexandre Silva2019-11-11T11:39:39Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18584porEsteves, Rui Alexandre Silva (2002). " A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:35.933306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
title A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
spellingShingle A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
Esteves, Rui Alexandre Silva
Modelos lineares generalizados
Modelos tobit
Franquias
Limites de indeminização
Tarifação
Generalised linear models
Tobit models
Deductibles
Policy limits
Rating structures
title_short A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
title_full A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
title_fullStr A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
title_full_unstemmed A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
title_sort A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel.
author Esteves, Rui Alexandre Silva
author_facet Esteves, Rui Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Manuel de Sousa Andrade e
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Rui Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos lineares generalizados
Modelos tobit
Franquias
Limites de indeminização
Tarifação
Generalised linear models
Tobit models
Deductibles
Policy limits
Rating structures
topic Modelos lineares generalizados
Modelos tobit
Franquias
Limites de indeminização
Tarifação
Generalised linear models
Tobit models
Deductibles
Policy limits
Rating structures
description Instituto Superior de Economia e Gestão.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
2019-11-11T11:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18584
url http://hdl.handle.net/10400.5/18584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Rui Alexandre Silva (2002). " A estimação de tarifas na presença de franquias e limites de indeminização. Uma aplicação à cobertura de choque, colisão ou capotamento do seguro automóvel". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131127189864448