A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12975 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_86f52ab9e82af515e7a7f266d112c575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagemDesenvolvimento da linguagemEstudo de casoContexto educativo e familiarLanguage developmentEducation and familiar contextCase studyRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre do processo interventivo vivenciado a partir da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O estágio decorreu numa organização Particular de Solidariedade Social localizada na área metropolitana de Lisboa, sendo que o grupo em que foi realizada a intervenção era composto por vinte e quatro crianças, sete do sexo feminino e dezassete do sexo masculino, com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade. Ao longo da intervenção, através da observação constante do grupo de crianças, foi possível identificar uma problemática a investigar, sendo esta: a influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso, em que o objetivo principal passou por compreender de que forma é que o contexto familiar e o ambiente educativo promovem o desenvolvimento da linguagem. Para além deste, foram também definidos quatro objetivos específicos, sendo eles: (i) avaliar o desenvolvimento da linguagem da criança; (ii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente educativo relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente familiar relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iv) identificar estratégias potenciadoras do desenvolvimento da linguagem a serem aplicadas no contexto educativo e familiar. Para a realização do mesmo, foram selecionadas seis crianças e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados: a aplicação dos subtestes de avaliação da linguagem oral de definição verbal, nomeação e reflexão morfossintática (Sim-Sim, 2006); o reconto de pequenas frases com recurso a ilustrações; a aplicação da escala Early Childhood Environment Rating Scale-Revised (ECERS-R), no domínio raciocínio e linguagem; e, a aplicação do inquérito às famílias baseado no estudo de Mata e Pacheco (2009). Os resultados do presente estudo demonstram que a presença de estímulos nos diferentes contextos influencia o desenvolvimento da linguagem, na medida em que as crianças que demonstraram possuir um maior domínio expressivo e compreensivo da língua são aquelas em que os contextos são mais ricos em estímulos e vice-versa. Além disto, também o contexto educativo demonstrou assumir um papel de destaque, na medida em que é um pilar-chave no combate às desigualdades no que se refere à qualidade dos estímulos oferecidos pelos contextos familiares.ABSTRACT The present report follows from the intervention process experienced from the curricular unit - Supervised Professional Practice II. The internship took place in a Particular Social Solidarity organisation located in the metropolitan area of Lisbon. The intervened group was composed of twenty-four children, seven females and seventeen males, with ages between two and three years old. Throughout the intervention, a careful continuous observation was executed, enabling the identification of a topic worth of research, being: the power of educational and familiar contexts in language developments. Hence, a case study was developed with the main goal of trying to understand in which way familiar context and educational environment promote language development. Besides the latter, four more specific goals were designed, namely: (i) evaluate child’s language development; (ii) identify the stimulus provided by the educational environment in relation to the language development; (iii) identify the stimulus provided by the familiar context in relation to the language development; (iv) identify strategies to be applied in the educational and familiar context that can enhance language development. To execute the research, six children were selected, and the following techniques were used to collect data: the application of assessment subtests of oral language of verbal definition, designation and morph syntactic reflection (Sim-Sim, 2006); the retelling of small phrases using illustrations; the application of the Early Childhood Environment Rating Scale - Revised (ECERS-R), in the domain of reasoning and language; and, the application of family’s surveys based on the studies developed by Mata and Pacheco (2009). The results of the present study demonstrate that the presence of stimulus in different contexts influence how language develops; insofar the children that demonstrated to have a higher expressive and comprehensive domain of the language are the ones that have a richer in stimuli context and vice-versa. In addition, the educational context has also shown itself to play a prominent role, as it is a key pillar in the fight against inequalities with regard to the quality of stimuli offered by family contexts.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLino, DalilaRCIPLTrigueiro, Rafaela Gamito2021-02-26T11:47:01Z2020-07-022020-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12975TID:202628620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.291128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
title |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
spellingShingle |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem Trigueiro, Rafaela Gamito Desenvolvimento da linguagem Estudo de caso Contexto educativo e familiar Language development Education and familiar context Case study |
title_short |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
title_full |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
title_fullStr |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
title_full_unstemmed |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
title_sort |
A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem |
author |
Trigueiro, Rafaela Gamito |
author_facet |
Trigueiro, Rafaela Gamito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trigueiro, Rafaela Gamito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da linguagem Estudo de caso Contexto educativo e familiar Language development Education and familiar context Case study |
topic |
Desenvolvimento da linguagem Estudo de caso Contexto educativo e familiar Language development Education and familiar context Case study |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 2020-07-02T00:00:00Z 2021-02-26T11:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12975 TID:202628620 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12975 |
identifier_str_mv |
TID:202628620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479803289600 |