Aquisição da linguagem em função do contexto: uma análise contrastiva: creche e família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29251 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Família) |
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Aquisição da linguagem em função do contexto: uma análise contrastiva: creche e famíliaLinguagemAmbienteContexto institucionalContexto familiarAvaliação da linguagemLanguageEnvironmentEducative contextFamiliar contextLanguage evaluation372.46Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Família)O domínio da linguagem apresenta-se como um dos elementos essenciais para a sobrevivência na atualidade e compromete a plena integração na vida social. Neste âmbito, vários estudos foram realizados no sentido de melhor compreender o aspeto que assumem ser crucial para garantir o sucesso desta competência – o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. A necessidade de encarar os contextos envolventes como fatores preditores do desenvolvimento linguístico das crianças conduz-nos a uma ponderação sobre essa influência. Decorrente deste enfoque, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre o desenvolvimento da linguagem em função do contexto de atendimento, do nível socioeconómico e das habilitações literárias dos encarregados de educação. Especificamente, pretende-se verificar se existem diferenças significativas nos níveis comunicativos das crianças de idades compreendidas entre os 16 e 30 meses, tendo em consideração as variáveis referidas. Foi efetuado um estudo com 52 crianças desta faixa etária, sendo que metade da amostra usufruía de uma educação formal (creche) e a outra metade de uma educação informal (família). A investigação é de caráter quantitativo, tendo a informação sido recolhida através da versão para estudo do Inventário de Competências Comunicativas de MacArthur-Bates – ICD - II, traduzido e adaptado por Rosa Lima, para avaliar os níveis de comunicação, bem como através de um questionário para recolha de informações relativas ao níveis socioeconómico e cultural das famílias. Pela interpretação e análise dos dados recolhidos, concluímos que o grupo de crianças que frequenta instituições educativas obtém uma maior classificação ao nível das habilidades comunicativas, mas as diferenças encontradas não são significativas do ponto de vista estatístico. Também não foram obtidos resultados que apontem para a existências de diferenças estatisticamente significativas para relacionar os níveis socioeconómicos e as habilitações literárias dos encarregados de educação com o nível linguístico das crianças.The language domain is one of the most essential elements for surviving in nowadays society compromise the complete integration in the social life. In this field, various investigators conducted studies that have been crucial to guarantee the success of this competency. The need to address the influence of the surrounding contexts of children's linguistic development leads us to a consideration of that influence. Due to this approach, this study presents a proposal for a reflection on the development of language in different contexts of care, socioeconomic and education level of parents. Specifically, we intend to investigate whether there are significant differences in communicative levels of children aged between 16 and 30 months, taking into account the mentioned variables. A study was conducted with 52 children in this age group, half of the sample it enjoyed a formal education (daycare) and half an informal education (family). The research is a quantitative character, and the information was gathered through the study version of the Inventory of Communicative Skills MacArthur-Bates - ICD-II, translated and adapted by Rosa Lima, to assess the levels of communication, as well as through a questionnaire to collect information on the socioeconomic and cultural levels of the families. Through the interpretation and analysis of collected data, we concluded that the group of children attending educational institutions obtain a higher rating in terms of communication skills, but the difference is not significant from a statistical standpoint. We couldn’t either obtain results that lead us to the existence of statistically significant differences related to socioeconomic levels and educational attainment of parents with the language level of the children.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto PTDC/MHC-PED/4725/2012COMPETEFEDERViana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoSilva, Susana Sofia Correia Dantas da2014-05-302014-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29251por201651025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:37.727539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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