A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luís
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48877
Resumo: O documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado.
id RCAP_86f973364936a1ac4e5d42f00f6ffddd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidadePrática de ensino supervisionadaPlaneamentoEducação físicaAptidão físicaPadelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado.Rodriguez, Ana CarolinaRepositório ComumMachado, Luís2024-01-11T17:57:47Z2023-12-132023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48877TID:203461444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T04:15:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:07.484649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
title A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
spellingShingle A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
Machado, Luís
Prática de ensino supervisionada
Planeamento
Educação física
Aptidão física
Padel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
title_full A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
title_fullStr A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
title_full_unstemmed A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
title_sort A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
author Machado, Luís
author_facet Machado, Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Ana Carolina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Planeamento
Educação física
Aptidão física
Padel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Planeamento
Educação física
Aptidão física
Padel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2023-12-13T00:00:00Z
2024-01-11T17:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48877
TID:203461444
url http://hdl.handle.net/10400.26/48877
identifier_str_mv TID:203461444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836335960064