A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48877 |
Resumo: | O documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado. |
id |
RCAP_86f973364936a1ac4e5d42f00f6ffddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidadePrática de ensino supervisionadaPlaneamentoEducação físicaAptidão físicaPadelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado.Rodriguez, Ana CarolinaRepositório ComumMachado, Luís2024-01-11T17:57:47Z2023-12-132023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48877TID:203461444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T04:15:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:07.484649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
title |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
spellingShingle |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade Machado, Luís Prática de ensino supervisionada Planeamento Educação física Aptidão física Padel Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
title_full |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
title_fullStr |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
title_full_unstemmed |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
title_sort |
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade |
author |
Machado, Luís |
author_facet |
Machado, Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez, Ana Carolina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Planeamento Educação física Aptidão física Padel Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Planeamento Educação física Aptidão física Padel Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 2023-12-13T00:00:00Z 2024-01-11T17:57:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48877 TID:203461444 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48877 |
identifier_str_mv |
TID:203461444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136836335960064 |