Um olhar do marketing sobre a sustentabilidade social das Smart Cities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14243 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Um olhar do marketing sobre a sustentabilidade social das Smart CitiesMarketingMarketing territorialSmart citiesSustentabilidadeSustentabilidade socialTerritorial marketingSustainabilitySocial sustainabilityDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Para que as cidades alcancem o patamar de smart city, não chega apenas terem serviços inteligentes, é necessário desenvolver toda uma estratégia diferenciadora em que o cidadão está no centro das decisões, com o objetivo de o tornar mais feliz na sua área de residência e aproximando-o das novas tecnologias. Assim, é necessário que as cidades criem soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela sociedade, nomeadamente no eixo social da sustentabilidade. A presente investigação pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de cidades inteligentes, colocando a seguinte questão de partida: Qual a importância do marketing territorial na criação de smart cities socialmente sustentáveis, em Portugal? Através desta questão, pretende-se perceber de que forma a sustentabilidade social pode influenciar as estratégias de marketing territorial; identificar as smart cities existentes; identificar os indicadores de smart cities; perceber de que forma as smart cities promovem a sustentabilidade social; quais as estratégias de marketing territorial aplicadas em smart cities. Na vertente metodológica, esta investigação segue um posicionamento paradigmático interpretativista, recorrendo ao método exploratório através da análise qualitativa. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a grelha de análise de conteúdo foi construída por uma combinação entre lógica indutiva e dedutiva. Face à pergunta colocada no início desta investigação, podemos concluir que o marketing territorial se apresenta como uma ferramenta essencial para a criação de smart cities socialmente sustentáveis. Em Portugal e apesar deste estudo não poder ser considerado representativo da amostra do País, conseguimos identificar que as cidades aqui referidas estariam prontas e tinham todo um potencial enorme para se transformarem em smart cities socialmente sustentáveis através de um plano de marketing territorial.ABSTRACT: For cities to reach the level of smart city, it is not enough to have smart services, it is necessary to develop a whole differentiating strategy in which the citizen is at the centre of decisions, with the objective of making them happier in their area of residence and bringing them closer to new technologies. It is necessary to create innovative solutions to the problems faced by society, namely in the social axis of sustainability. The present study intends to approach territorial marketing as a tool in the planning of smart cities, posing the following starting question: What is the importance of territorial marketing in the creation of socially sustainable smart cities in Portugal? Through this question, it is intended to understand how Social Sustainability can influence Territorial Marketing strategies; Identify existing smart cities; Identify smart cities indicators; Understand how smart cities promote social sustainability; What are the territorial marketing strategies applied in smart cities. In terms of methodology, this study follows a paradigmatic interpretive stance, using the exploratory method through qualitative analysis. As a data collection instrument, semi-structured interviews were used, and the content analysis grid was built by a combination of inductive and deductive logic. Given the question posed at the beginning of this Study, we can conclude that territorial marketing is an essential tool for the creation of socially sustainable smart cities. In Portugal, although this study cannot be considered representative of the country's sample, we were able to identify that the cities mentioned here were ready and had enormous potential to become socially sustainable smart cities through a territorial marketing plan.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLDiogo, Ana Paula Patrício2022-02-03T15:26:45Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14243TID:202896706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.092064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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