A metodologia pianística de Linda Bustani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canaud, Fernanda Ferreira Chaves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8309
Resumo: Neste trabalho investigou-se a relevância da metodologia pianística de Linda Bustani (1951- ). Os objetivos do estudo foram: (i) descrever a metodologia pianística de Linda Bustani, a partir do pensamento e guia pontual apresentado no livro de Campos (2017); e (ii) verificar que aspetos desta metodologia foram/são postos em prática, no caso de um grupo de professores de piano residentes em Portugal. Para isso, focou-se (i) na formação pianística que obtiveram os professores respondentes; e (ii) no ensino que estes professores ministram. Foi aplicado um inquérito por questionário, com quinze itens, a quarenta e dois professores de piano. Os cinco primeiros itens do questionário obtiveram a caracterização dos respondentes. Três itens do questionário incidiram sobre a presença de elementos semelhantes aos da metodologia da Linda Bustani na formação pianística destes e sete itens disseram respeito à utilização de elementos semelhantes aos da metodologia de Linda Bustani no ensino protagonizado por estes. A partir do Relatório de Estágio, o trabalho apresenta, na primeira parte, a caracterização da cidade da Covilhã, da instituição EPABI, e das aulas práticas de piano individual e em grupo dadas aos alunos do 1º ao 5º grau (que se encontram na faixa etária dos doze aos dezesseis anos de idade). Na segunda parte, apresenta-se a biografia de Linda Bustani, a descrição de sua metodologia pianística, a análise e a discussão dos resultados obtidos pelo questionário e as conclusões e considerações finais. Este trabalho permitiu-nos constatar a existência de elementos da metodologia de Linda Bustani na formação anterior dos respondentes, e no ensino por eles levado a cabo.
id RCAP_8708ae9e2d309581e9b67bcd974784cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia pianística de Linda BustaniPianoTécnicaPerformanceEPABILinda BustaniTechniquePerformanceDomínio/Área Científica : HumanidadesNeste trabalho investigou-se a relevância da metodologia pianística de Linda Bustani (1951- ). Os objetivos do estudo foram: (i) descrever a metodologia pianística de Linda Bustani, a partir do pensamento e guia pontual apresentado no livro de Campos (2017); e (ii) verificar que aspetos desta metodologia foram/são postos em prática, no caso de um grupo de professores de piano residentes em Portugal. Para isso, focou-se (i) na formação pianística que obtiveram os professores respondentes; e (ii) no ensino que estes professores ministram. Foi aplicado um inquérito por questionário, com quinze itens, a quarenta e dois professores de piano. Os cinco primeiros itens do questionário obtiveram a caracterização dos respondentes. Três itens do questionário incidiram sobre a presença de elementos semelhantes aos da metodologia da Linda Bustani na formação pianística destes e sete itens disseram respeito à utilização de elementos semelhantes aos da metodologia de Linda Bustani no ensino protagonizado por estes. A partir do Relatório de Estágio, o trabalho apresenta, na primeira parte, a caracterização da cidade da Covilhã, da instituição EPABI, e das aulas práticas de piano individual e em grupo dadas aos alunos do 1º ao 5º grau (que se encontram na faixa etária dos doze aos dezesseis anos de idade). Na segunda parte, apresenta-se a biografia de Linda Bustani, a descrição de sua metodologia pianística, a análise e a discussão dos resultados obtidos pelo questionário e as conclusões e considerações finais. Este trabalho permitiu-nos constatar a existência de elementos da metodologia de Linda Bustani na formação anterior dos respondentes, e no ensino por eles levado a cabo.Abstract : In this work, the relevance of Linda Bustani's (1951- ) pianistic methodology was investigated. The objectives of the study were: (i) to describe Linda Bustani's pianistic methodology, based on the thought and specific guide presented in Campos' book (2017); and (ii) verify which aspects of this methodology were/are put into practice, in the case of a group of piano teachers residing in Portugal. For this, it focused on (i) the piano training obtained by the responding teachers; and (ii) in the teaching that these professors provide. A questionnaire survey, with fifteen items, was applied to forty-two piano teachers. The first five items of the questionnaire obtained the characterization of the respondents. Three items of the questionnaire focused on the presence of elements similar to those of Linda Bustani's methodology in their piano training and seven items concerned the use of elements similar to those of Linda Bustani's methodology in their teaching. Starting from the Internship Report, the work presents, in the first part, the characterization of the city of Covilhã, of the institution EPABI, and of practical individual and group piano lessons given to students from 1st to 5th grade (who are in the range ages twelve to sixteen). In the second part, the biography of Linda Bustani is presented, the description of her piano methodology, the analysis and discussion of the results obtained by the questionnaire and the conclusions and final considerations. This work allowed us to verify the existence of elements of Linda Bustani's methodology in the previous training of the respondents, and in the teaching carried out by them.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCanaud, Fernanda Ferreira Chaves2023-02-10T16:00:29Z202220232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8309TID:203220773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.531971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia pianística de Linda Bustani
title A metodologia pianística de Linda Bustani
spellingShingle A metodologia pianística de Linda Bustani
Canaud, Fernanda Ferreira Chaves
Piano
Técnica
Performance
EPABI
Linda Bustani
Technique
Performance
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A metodologia pianística de Linda Bustani
title_full A metodologia pianística de Linda Bustani
title_fullStr A metodologia pianística de Linda Bustani
title_full_unstemmed A metodologia pianística de Linda Bustani
title_sort A metodologia pianística de Linda Bustani
author Canaud, Fernanda Ferreira Chaves
author_facet Canaud, Fernanda Ferreira Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Canaud, Fernanda Ferreira Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Técnica
Performance
EPABI
Linda Bustani
Technique
Performance
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Piano
Técnica
Performance
EPABI
Linda Bustani
Technique
Performance
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Neste trabalho investigou-se a relevância da metodologia pianística de Linda Bustani (1951- ). Os objetivos do estudo foram: (i) descrever a metodologia pianística de Linda Bustani, a partir do pensamento e guia pontual apresentado no livro de Campos (2017); e (ii) verificar que aspetos desta metodologia foram/são postos em prática, no caso de um grupo de professores de piano residentes em Portugal. Para isso, focou-se (i) na formação pianística que obtiveram os professores respondentes; e (ii) no ensino que estes professores ministram. Foi aplicado um inquérito por questionário, com quinze itens, a quarenta e dois professores de piano. Os cinco primeiros itens do questionário obtiveram a caracterização dos respondentes. Três itens do questionário incidiram sobre a presença de elementos semelhantes aos da metodologia da Linda Bustani na formação pianística destes e sete itens disseram respeito à utilização de elementos semelhantes aos da metodologia de Linda Bustani no ensino protagonizado por estes. A partir do Relatório de Estágio, o trabalho apresenta, na primeira parte, a caracterização da cidade da Covilhã, da instituição EPABI, e das aulas práticas de piano individual e em grupo dadas aos alunos do 1º ao 5º grau (que se encontram na faixa etária dos doze aos dezesseis anos de idade). Na segunda parte, apresenta-se a biografia de Linda Bustani, a descrição de sua metodologia pianística, a análise e a discussão dos resultados obtidos pelo questionário e as conclusões e considerações finais. Este trabalho permitiu-nos constatar a existência de elementos da metodologia de Linda Bustani na formação anterior dos respondentes, e no ensino por eles levado a cabo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-10T16:00:29Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8309
TID:203220773
url http://hdl.handle.net/10400.11/8309
identifier_str_mv TID:203220773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935439917056