Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Maria João
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sociológica e crítica sobre conceitos/práticas habitualmente tratados no âmbito das ciências empresariais – ‘imagem pública’, ‘marketing’ e ‘comunicação institucional’ – e que dizem respeito à gestão das relações que as organizações mantêm com os seus públicos. A análise desenvolvida questiona as dicotomias convencionais de público/privado, economia/cultura, material/simbólico, empresarial/institucional, procurando compreender como estes campos são tranformados através da reflexividade generalizada – cognitiva e estética – nas sociedades contemporâneas. Summary   This article proposes a sociological and critical reflection on concepts/practices usually treated in the ambit of the corporations – ‘public image’, ‘marketing’ and ‘corporate communication’ – regarding the management of the relations which the organizations set up with their publics. The analysis questions the conventional dichotomies of public/private, economy/culture, material/symbolic, business/ institutional, searching to understand how these fields are transformed through the generalized (cognitive and aesthetic) reflexivity in the contemporary societies.
id RCAP_870ccfd10fc20db648ebf5e8ff4ba0de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos EmpresariaisEste artigo propõe uma reflexão sociológica e crítica sobre conceitos/práticas habitualmente tratados no âmbito das ciências empresariais – ‘imagem pública’, ‘marketing’ e ‘comunicação institucional’ – e que dizem respeito à gestão das relações que as organizações mantêm com os seus públicos. A análise desenvolvida questiona as dicotomias convencionais de público/privado, economia/cultura, material/simbólico, empresarial/institucional, procurando compreender como estes campos são tranformados através da reflexividade generalizada – cognitiva e estética – nas sociedades contemporâneas. Summary   This article proposes a sociological and critical reflection on concepts/practices usually treated in the ambit of the corporations – ‘public image’, ‘marketing’ and ‘corporate communication’ – regarding the management of the relations which the organizations set up with their publics. The analysis questions the conventional dichotomies of public/private, economy/culture, material/symbolic, business/ institutional, searching to understand how these fields are transformed through the generalized (cognitive and aesthetic) reflexivity in the contemporary societies.Instituto Superior Miguel Torga2002-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 2Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 2Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 22184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33/34Barata, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:44:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:49.789009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
title Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
spellingShingle Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
Barata, Maria João
title_short Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
title_full Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
title_fullStr Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
title_full_unstemmed Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
title_sort Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais
author Barata, Maria João
author_facet Barata, Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Maria João
description Este artigo propõe uma reflexão sociológica e crítica sobre conceitos/práticas habitualmente tratados no âmbito das ciências empresariais – ‘imagem pública’, ‘marketing’ e ‘comunicação institucional’ – e que dizem respeito à gestão das relações que as organizações mantêm com os seus públicos. A análise desenvolvida questiona as dicotomias convencionais de público/privado, economia/cultura, material/simbólico, empresarial/institucional, procurando compreender como estes campos são tranformados através da reflexividade generalizada – cognitiva e estética – nas sociedades contemporâneas. Summary   This article proposes a sociological and critical reflection on concepts/practices usually treated in the ambit of the corporations – ‘public image’, ‘marketing’ and ‘corporate communication’ – regarding the management of the relations which the organizations set up with their publics. The analysis questions the conventional dichotomies of public/private, economy/culture, material/symbolic, business/ institutional, searching to understand how these fields are transformed through the generalized (cognitive and aesthetic) reflexivity in the contemporary societies.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/33/34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 2
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 2
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 2
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130362997112832