A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josias, Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moesch, Marutschka Martini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430
Resumo: The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support.
id UNB-26_536644da2704701fbd90fa64100cac5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19430
network_acronym_str UNB-26
network_name_str Revista Cenário
repository_id_str
spelling A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismoTurismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support.A intenção deste trabalho é estimular uma reflexão sobre conceitos e preconceitos presentes nos processos de formação e gestão de imagem dos destinos como parte do planejamento estratégico do Turismo, em especial no que diz respeito aos campos do Marketing e da Comunicação ”“ áreas codependentes, mas nunca totalmente coincidentes. Definições, técnicas, visões de mundo e estilos de gestão muitas vezes são dados como conhecidos e consagrados, mas podem estar baseados em paradigmas que as áreas de origem na realidade já ultrapassaram. A partir de uma brevíssima revisão de obras consagradas de expoentes do Turismo, da Filosofia e do Marketing, vamos analisar alguns pontos em que divergências se cristalizaram, a fim de superá-las em nome de uma nova e produtiva convergência, numa relação de mútuo suporte.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1943010.26512/revistacenario.v5i9.19430Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 9 (2017); 40-612318-856110.26512/revistacenario.v5i9reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430/17983Josias, Alexandra FernandesMoesch, Marutschka Martiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T02:36:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19430Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2019-09-27T02:36:18Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
title A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
spellingShingle A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
Josias, Alexandra Fernandes
Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.
Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.
title_short A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
title_full A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
title_fullStr A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
title_full_unstemmed A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
title_sort A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
author Josias, Alexandra Fernandes
author_facet Josias, Alexandra Fernandes
Moesch, Marutschka Martini
author_role author
author2 Moesch, Marutschka Martini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josias, Alexandra Fernandes
Moesch, Marutschka Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.
Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.
topic Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.
Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.
description The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430
10.26512/revistacenario.v5i9.19430
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430
identifier_str_mv 10.26512/revistacenario.v5i9.19430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430/17983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 9 (2017); 40-61
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 9 (2017); 40-61
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 9 (2017); 40-61
2318-8561
10.26512/revistacenario.v5i9
reponame:Revista Cenário
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Cenário
collection Revista Cenário
repository.name.fl_str_mv Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacenario.cet.unb@gmail.com
_version_ 1797231709830250496