A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Cenário |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430 |
Resumo: | The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support. |
id |
UNB-26_536644da2704701fbd90fa64100cac5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19430 |
network_acronym_str |
UNB-26 |
network_name_str |
Revista Cenário |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismoTurismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support.A intenção deste trabalho é estimular uma reflexão sobre conceitos e preconceitos presentes nos processos de formação e gestão de imagem dos destinos como parte do planejamento estratégico do Turismo, em especial no que diz respeito aos campos do Marketing e da Comunicação ”“ áreas codependentes, mas nunca totalmente coincidentes. Definições, técnicas, visões de mundo e estilos de gestão muitas vezes são dados como conhecidos e consagrados, mas podem estar baseados em paradigmas que as áreas de origem na realidade já ultrapassaram. A partir de uma brevíssima revisão de obras consagradas de expoentes do Turismo, da Filosofia e do Marketing, vamos analisar alguns pontos em que divergências se cristalizaram, a fim de superá-las em nome de uma nova e produtiva convergência, numa relação de mútuo suporte.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1943010.26512/revistacenario.v5i9.19430Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 9 (2017); 40-61Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 9 (2017); 40-612318-856110.26512/revistacenario.v5i9reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430/17983Josias, Alexandra FernandesMoesch, Marutschka Martiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T02:36:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19430Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2019-09-27T02:36:18Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
title |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
spellingShingle |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo Josias, Alexandra Fernandes Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico. Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning. |
title_short |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
title_full |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
title_fullStr |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
title_full_unstemmed |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
title_sort |
A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo |
author |
Josias, Alexandra Fernandes |
author_facet |
Josias, Alexandra Fernandes Moesch, Marutschka Martini |
author_role |
author |
author2 |
Moesch, Marutschka Martini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josias, Alexandra Fernandes Moesch, Marutschka Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico. Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning. |
topic |
Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico. Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning. |
description |
The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430 10.26512/revistacenario.v5i9.19430 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430 |
identifier_str_mv |
10.26512/revistacenario.v5i9.19430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19430/17983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 9 (2017); 40-61 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 9 (2017); 40-61 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 9 (2017); 40-61 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 9 (2017); 40-61 2318-8561 10.26512/revistacenario.v5i9 reponame:Revista Cenário instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Cenário |
collection |
Revista Cenário |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacenario.cet.unb@gmail.com |
_version_ |
1797231709830250496 |