A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32817 |
Resumo: | A técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on. |
id |
RCAP_871a0569c57137727e6cc03605ea59dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e SecundárioMúsica ContemporâneaTécnicas ExpandidasNotaçãoProgramas de PianoEscolas do ensino artístico especializadoContemporary musicExtended TechniquesMusical NotationPiano ProgramsSchools specialized in artistic studiesA técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on.Universidade de Évora2022-11-25T18:03:34Z2022-11-252022-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32817http://hdl.handle.net/10174/32817TID:203097025porDepartamento de Músicanes.beira@gmail.com203Beira, Maria Inês Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:46.706311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
title |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
spellingShingle |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário Beira, Maria Inês Jardim Música Contemporânea Técnicas Expandidas Notação Programas de Piano Escolas do ensino artístico especializado Contemporary music Extended Techniques Musical Notation Piano Programs Schools specialized in artistic studies |
title_short |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
title_full |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
title_fullStr |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
title_full_unstemmed |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
title_sort |
A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário |
author |
Beira, Maria Inês Jardim |
author_facet |
Beira, Maria Inês Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beira, Maria Inês Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Contemporânea Técnicas Expandidas Notação Programas de Piano Escolas do ensino artístico especializado Contemporary music Extended Techniques Musical Notation Piano Programs Schools specialized in artistic studies |
topic |
Música Contemporânea Técnicas Expandidas Notação Programas de Piano Escolas do ensino artístico especializado Contemporary music Extended Techniques Musical Notation Piano Programs Schools specialized in artistic studies |
description |
A técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25T18:03:34Z 2022-11-25 2022-10-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32817 http://hdl.handle.net/10174/32817 TID:203097025 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32817 |
identifier_str_mv |
TID:203097025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música nes.beira@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136699061633024 |