A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beira, Maria Inês Jardim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32817
Resumo: A técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on.
id RCAP_871a0569c57137727e6cc03605ea59dd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e SecundárioMúsica ContemporâneaTécnicas ExpandidasNotaçãoProgramas de PianoEscolas do ensino artístico especializadoContemporary musicExtended TechniquesMusical NotationPiano ProgramsSchools specialized in artistic studiesA técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on.Universidade de Évora2022-11-25T18:03:34Z2022-11-252022-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32817http://hdl.handle.net/10174/32817TID:203097025porDepartamento de Músicanes.beira@gmail.com203Beira, Maria Inês Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:46.706311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
title A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
spellingShingle A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
Beira, Maria Inês Jardim
Música Contemporânea
Técnicas Expandidas
Notação
Programas de Piano
Escolas do ensino artístico especializado
Contemporary music
Extended Techniques
Musical Notation
Piano Programs
Schools specialized in artistic studies
title_short A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
title_full A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
title_fullStr A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
title_full_unstemmed A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
title_sort A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
author Beira, Maria Inês Jardim
author_facet Beira, Maria Inês Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beira, Maria Inês Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Música Contemporânea
Técnicas Expandidas
Notação
Programas de Piano
Escolas do ensino artístico especializado
Contemporary music
Extended Techniques
Musical Notation
Piano Programs
Schools specialized in artistic studies
topic Música Contemporânea
Técnicas Expandidas
Notação
Programas de Piano
Escolas do ensino artístico especializado
Contemporary music
Extended Techniques
Musical Notation
Piano Programs
Schools specialized in artistic studies
description A técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25T18:03:34Z
2022-11-25
2022-10-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32817
http://hdl.handle.net/10174/32817
TID:203097025
url http://hdl.handle.net/10174/32817
identifier_str_mv TID:203097025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
nes.beira@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136699061633024