Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendoza Lluberas, Patricia Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274769
Resumo: O presente texto sobre Aserradero, Fundición y Fabricación, três peças compostas por Carmen Barradas entre 1921 e 1922, parte do ponto de vista da execução pianística. Por meio do estudo, da pesquisa e da análise de suas obras para piano, busco elementos que sustentem a projeção de minhas concepções sobre a obra. Para a análise musical, baseei-me em teorias de fraseado musical, tonalidade e teorias de conjunto. Os elementos musicais: ritmo, organização da altura, dinâmica, agógica, articulação, estrutura e forma formaram a base da análise e a origem da diversidade de invenções nas três composições. Para o estudo dos dados históricos e sociológicos do Uruguai no início do século XX e das mulheres em particular, usei como referência os textos de José Pedro Barrán. Para Barrádas, contei com os estudos de Neffer Kröger e Adriana Santos, entre outros. As análises foram baseadas em minha experiência como intérprete em recitais, o que resultou na valorização das obras para piano de uma compositora uruguaia.
id URGS_e2b2badcab4d0cab27c997a1d7e6d257
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274769
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mendoza Lluberas, Patricia MariaGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2024-04-16T06:36:23Z2023http://hdl.handle.net/10183/274769001200686O presente texto sobre Aserradero, Fundición y Fabricación, três peças compostas por Carmen Barradas entre 1921 e 1922, parte do ponto de vista da execução pianística. Por meio do estudo, da pesquisa e da análise de suas obras para piano, busco elementos que sustentem a projeção de minhas concepções sobre a obra. Para a análise musical, baseei-me em teorias de fraseado musical, tonalidade e teorias de conjunto. Os elementos musicais: ritmo, organização da altura, dinâmica, agógica, articulação, estrutura e forma formaram a base da análise e a origem da diversidade de invenções nas três composições. Para o estudo dos dados históricos e sociológicos do Uruguai no início do século XX e das mulheres em particular, usei como referência os textos de José Pedro Barrán. Para Barrádas, contei com os estudos de Neffer Kröger e Adriana Santos, entre outros. As análises foram baseadas em minha experiência como intérprete em recitais, o que resultou na valorização das obras para piano de uma compositora uruguaia.The present text on Aserradero, Fundición y Fabricación, three pieces composed by Carmen Barradas between 1921 and 1922, starts from the point of view of interpretation. Through study, research and analysis of her piano works, I seek elements that support the projection of my conception of the work. For the musical analysis I based my work on theories of musical phrasing, tonality and set theory. The musical elements: rhythm, pitch organization, dynamics, dynamics, aglogic, articulation, structure, and form constituted the basis of the analysis and the origin of the diversity of inventions in the three compositions. For the study of the historical and sociological data of Uruguay at the beginning of the 20th century and of women in particular, I used texts by José Pedro Barrán as a reference. For Barradas I relied on the studies of Neffer Kröger and Adriana Santos, among others. The analyses were based on my experience as a performer in recitals, which resulted in the valorization of the piano works of an Uruguayan woman composer.El presente texto sobre Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas compuestas por Carmen Barradas entre 1921 y 1922, parte del punto de vista de la interpretación pianística. Mediante estudio, investigación y análisis de su obra para piano, busco elementos que sustenten la proyección de mi concepción de la obra. Para los análisis musicales me basé en teorías de la fraseología musical, de la tonalidad y de conjuntos. Los elementos musicales: ritmo, organización de alturas, dinámica, agógica, articulación, estructura y forma constituyeron la base del análisis y el origen de la diversidad de invenciones en las tres composiciones. Para el estudio de los datos históricos y sociológicos del Uruguay de comienzos de siglo XX y de la mujer en particular, tomé como referencia textos de José Pedro Barrán. Para Barradas me apoyé en los estudios de Neffer Kröger y Adriana Santos. Los análisis fueron realizados a partir de mi experiencia como intérprete en recitales, lo que resultó en la valorización de la obra para piano de una compositora uruguaya.application/pdfspaCompositorMúsicaPianoUruguayan woman composer20th century piano musicNon-traditional notationCompositora uruguayaMúsica para piano de s. XXNotación no tradicionalAserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200686.pdf.txt001200686.pdf.txtExtracted Texttext/plain158058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274769/2/001200686.pdf.txta4f04e77d4ce5523f1c5a13a58020b81MD52ORIGINAL001200686.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf7839429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274769/1/001200686.pdf0cf7f752ccadce1c9c414a2818d94fa6MD5110183/2747692024-04-17 06:36:01.285877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-17T09:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
title Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
spellingShingle Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
Mendoza Lluberas, Patricia Maria
Compositor
Música
Piano
Uruguayan woman composer
20th century piano music
Non-traditional notation
Compositora uruguaya
Música para piano de s. XX
Notación no tradicional
title_short Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
title_full Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
title_fullStr Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
title_full_unstemmed Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
title_sort Aserradero, Fundición y Fabricación, tres piezas para piano de Carmen Barradas : un enfoque histórico analítico y performático
author Mendoza Lluberas, Patricia Maria
author_facet Mendoza Lluberas, Patricia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendoza Lluberas, Patricia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
contributor_str_mv Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
dc.subject.por.fl_str_mv Compositor
Música
Piano
topic Compositor
Música
Piano
Uruguayan woman composer
20th century piano music
Non-traditional notation
Compositora uruguaya
Música para piano de s. XX
Notación no tradicional
dc.subject.eng.fl_str_mv Uruguayan woman composer
20th century piano music
Non-traditional notation
dc.subject.spa.fl_str_mv Compositora uruguaya
Música para piano de s. XX
Notación no tradicional
description O presente texto sobre Aserradero, Fundición y Fabricación, três peças compostas por Carmen Barradas entre 1921 e 1922, parte do ponto de vista da execução pianística. Por meio do estudo, da pesquisa e da análise de suas obras para piano, busco elementos que sustentem a projeção de minhas concepções sobre a obra. Para a análise musical, baseei-me em teorias de fraseado musical, tonalidade e teorias de conjunto. Os elementos musicais: ritmo, organização da altura, dinâmica, agógica, articulação, estrutura e forma formaram a base da análise e a origem da diversidade de invenções nas três composições. Para o estudo dos dados históricos e sociológicos do Uruguai no início do século XX e das mulheres em particular, usei como referência os textos de José Pedro Barrán. Para Barrádas, contei com os estudos de Neffer Kröger e Adriana Santos, entre outros. As análises foram baseadas em minha experiência como intérprete em recitais, o que resultou na valorização das obras para piano de uma compositora uruguaia.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-16T06:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200686
url http://hdl.handle.net/10183/274769
identifier_str_mv 001200686
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274769/2/001200686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274769/1/001200686.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f04e77d4ce5523f1c5a13a58020b81
0cf7f752ccadce1c9c414a2818d94fa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085642959323136