Estetização da violência e construção do lugar-espetáculo no documentário “Em busca de um lugar comum”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Wendell Marcel Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302018000200004
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o discurso social da violência urbana das favelas do Rio de Janeiro/Brasil presentes na construção do discurso fílmico sobre o imaginário do lugar-espetáculo presente no documentário Em Busca de Um Lugar Comum (Felippe Schultz Mussel, 2012). Analisa-se a potencialidade simbólica das categorias de “favela”, “comunidade”, “estrangeiro”, “nativo”, “arte primitiva”, “os caras”, e da problemática da violência na manutenção do imaginário construído a partir da percepção do lugar das favelas cariocas. Visto isso, o debate aqui realizado evidencia as significações atribuídas a espaços considerados periféricos e o imaginário construído do lugar-espetáculo. Para efeito de discussão, os autores de referência são Holanda (1995) - O Homem Cordial -, De Certeau (1998) - A Invenção do Cotidiano -, Relph (2012) - A Construção e a Essência do Lugar -, Amâncio (2000) - O Olhar Estrangeiro -, Bauman (2009) - O Medo na Cidade - e Lipovetsky (2015) - A Estetização da Violência. Em suma, espera-se delinear a tipologia lugar-espetáculo a partir de uma obra cinematográfica que dá margem a leituras diversificadas no cenário brasileiro contemporâneo.
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