Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes,Pedro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003
Resumo: O insucesso escolar, tanto em Portugal como em Espanha, alcança os seus valores máximos no ano inicial de cada ciclo de escolaridade, abrangendo uma faixa muito significativa de crianças e adolescentes. No presente artigo ensaia-se uma explicação deste fenómeno, com base num projecto de doutoramento dedicado à temática da transição entre etapas da educação básica, no qual se desenvolveu uma pesquisa qualitativa em cinco escolas de Lisboa e outras tantas de Madrid, complementada por uma exploração quantitativa, assente na análise sistemática de relatórios internacionais, estatísticas nacionais, documentos oficiais e peças jornalísticas. Depois de explicitar os processos metodológicos de (1) construção do objecto de estudo e de (2) recolha e análise dos dados, o artigo procura mostrar como a transição entre ciclos de ensino se estabelece como: (3) um processo de individualização, implicando riscos acrescidos de exclusão; (4) uma arena de conflito simbólico entre categorias profissionais sobre os próprios meios e fins da educação, gerador de hiatos de responsabilidade sistémica; e (5) uma plataforma privilegiada de observação dos sistemas educativos e de comparação internacional.
id RCAP_871e673a3616386d16fc22bd2c2b671f
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292009000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básicaeducaçãotransiçõesindividualizaçãodesigualdadesO insucesso escolar, tanto em Portugal como em Espanha, alcança os seus valores máximos no ano inicial de cada ciclo de escolaridade, abrangendo uma faixa muito significativa de crianças e adolescentes. No presente artigo ensaia-se uma explicação deste fenómeno, com base num projecto de doutoramento dedicado à temática da transição entre etapas da educação básica, no qual se desenvolveu uma pesquisa qualitativa em cinco escolas de Lisboa e outras tantas de Madrid, complementada por uma exploração quantitativa, assente na análise sistemática de relatórios internacionais, estatísticas nacionais, documentos oficiais e peças jornalísticas. Depois de explicitar os processos metodológicos de (1) construção do objecto de estudo e de (2) recolha e análise dos dados, o artigo procura mostrar como a transição entre ciclos de ensino se estabelece como: (3) um processo de individualização, implicando riscos acrescidos de exclusão; (4) uma arena de conflito simbólico entre categorias profissionais sobre os próprios meios e fins da educação, gerador de hiatos de responsabilidade sistémica; e (5) uma plataforma privilegiada de observação dos sistemas educativos e de comparação internacional.Editora Mundos Sociais2009-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003Sociologia, Problemas e Práticas n.60 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003Abrantes,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:44Zoai:scielo:S0873-65292009000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:09.403661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
title Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
spellingShingle Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
Abrantes,Pedro
educação
transições
individualização
desigualdades
title_short Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
title_full Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
title_fullStr Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
title_full_unstemmed Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
title_sort Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica
author Abrantes,Pedro
author_facet Abrantes,Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv educação
transições
individualização
desigualdades
topic educação
transições
individualização
desigualdades
description O insucesso escolar, tanto em Portugal como em Espanha, alcança os seus valores máximos no ano inicial de cada ciclo de escolaridade, abrangendo uma faixa muito significativa de crianças e adolescentes. No presente artigo ensaia-se uma explicação deste fenómeno, com base num projecto de doutoramento dedicado à temática da transição entre etapas da educação básica, no qual se desenvolveu uma pesquisa qualitativa em cinco escolas de Lisboa e outras tantas de Madrid, complementada por uma exploração quantitativa, assente na análise sistemática de relatórios internacionais, estatísticas nacionais, documentos oficiais e peças jornalísticas. Depois de explicitar os processos metodológicos de (1) construção do objecto de estudo e de (2) recolha e análise dos dados, o artigo procura mostrar como a transição entre ciclos de ensino se estabelece como: (3) um processo de individualização, implicando riscos acrescidos de exclusão; (4) uma arena de conflito simbólico entre categorias profissionais sobre os próprios meios e fins da educação, gerador de hiatos de responsabilidade sistémica; e (5) uma plataforma privilegiada de observação dos sistemas educativos e de comparação internacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.60 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137305326256128