Plano de comunicação digital para a eficiência energética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5970 |
Resumo: | A Eficiência Energética pode contribuir para a redução das emissões mundiais de dióxido de carbono em 72% até 2020, segundo as previsões do World Energy Outlook (IEA, 2011). Simultaneamente, a Comunicação Digital e o Marketing Verde revelam-se como duas tendências de importância crescente para os consumidores, que são cada vez mais exigentes (Afonso, 2011), o que obriga a que a comunicação se torne cada vez mais interactiva e portadora de conteúdos verdadeiramente relevantes (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Verifica-se, contudo, a necessidade de disponibilizar aos consumidores incentivos (Fogg, 2011) que eliminem as barreiras que ainda existem à adopção de comportamentos eficientes, em particular nos indivíduos com idade até aos 25 anos (Energy Profiler, 2011). Embora os consumidores identifiquem o termo “eficiência energética”, não sabem ainda ao certo o que podem fazer para se tornarem eficientes (Murphy et al, 2010). Esta investigação concluiu que utilizar comunicação digital para divulgar a eficiência energética não influencia significativamente o interesse sobre este tema junto dos indivíduos até aos 25 anos de idade. Contudo, dadas as elevadas taxas de posse de equipamentos digitais, verificadas na amostra do estudo, um plano de comunicação digital para este tema continua a fazer sentido. Desta forma, esta dissertação oferece as linhas orientadoras para a estratégia e implementação de um Plano de Comunicação Digital para a Eficiência Energética, cujo objectivo é contribuir para educar os consumidores domésticos para este tema, ajudando-os a consumir energia de uma forma mais racional, comportamento que lhes trará vantagens ambientais e económicas. |
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Plano de comunicação digital para a eficiência energéticaComunicação digitalEnergiaEficiência energéticaDigital communicationEnergyEnergy efficiencyA Eficiência Energética pode contribuir para a redução das emissões mundiais de dióxido de carbono em 72% até 2020, segundo as previsões do World Energy Outlook (IEA, 2011). Simultaneamente, a Comunicação Digital e o Marketing Verde revelam-se como duas tendências de importância crescente para os consumidores, que são cada vez mais exigentes (Afonso, 2011), o que obriga a que a comunicação se torne cada vez mais interactiva e portadora de conteúdos verdadeiramente relevantes (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Verifica-se, contudo, a necessidade de disponibilizar aos consumidores incentivos (Fogg, 2011) que eliminem as barreiras que ainda existem à adopção de comportamentos eficientes, em particular nos indivíduos com idade até aos 25 anos (Energy Profiler, 2011). Embora os consumidores identifiquem o termo “eficiência energética”, não sabem ainda ao certo o que podem fazer para se tornarem eficientes (Murphy et al, 2010). Esta investigação concluiu que utilizar comunicação digital para divulgar a eficiência energética não influencia significativamente o interesse sobre este tema junto dos indivíduos até aos 25 anos de idade. Contudo, dadas as elevadas taxas de posse de equipamentos digitais, verificadas na amostra do estudo, um plano de comunicação digital para este tema continua a fazer sentido. Desta forma, esta dissertação oferece as linhas orientadoras para a estratégia e implementação de um Plano de Comunicação Digital para a Eficiência Energética, cujo objectivo é contribuir para educar os consumidores domésticos para este tema, ajudando-os a consumir energia de uma forma mais racional, comportamento que lhes trará vantagens ambientais e económicas.According to IEA predictions (World Energy Outlook, 2011), energy efficiency alone may account for 72% of the carbon emissions reductions to 2020. Simultaneously, Digital Communication and Green Marketing appear as two of the more growingly important trends to the consumers, whom are becoming increasingly more demanding towards companies (Afonso, 2011), which enforces communication to become interactive and bearer of truly relevant content (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Nevertheless, one observes the need to provide consumers the right incentives (Fogg, 2011) towards eliminating the still existing barriers to the adoption of efficient behaviours, especially in individuals up to 25 years old (Energy Profiler, 2011). Even though consumers identify the expression “energy efficiency”, they do not know yet what they can do to actually become more efficient (Murphy et al, 2010). This investigation concluded that the use of digital communication in promoting energy efficiency to individuals up to 25 years old does influence in a significant way their interest upon this subject. However, given the high possession rates of digital equipment registered in the sample population, a digital communication plan for this subject is still relevant. Thus, this dissertation provides the guidelines for the strategy and implementation of a Digital Communication Plan for Energy Efficiency, with the purpose of contributing for the education of residential consumers on this matter, helping them consume energy in a more rational way, a behaviour that shall bring them both environmental and economical advantages.2013-11-19T15:02:54Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5970porCosta, Diana Moutinho de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:18.804352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Eficiência Energética pode contribuir para a redução das emissões mundiais de dióxido de carbono em 72% até 2020, segundo as previsões do World Energy Outlook (IEA, 2011). Simultaneamente, a Comunicação Digital e o Marketing Verde revelam-se como duas tendências de importância crescente para os consumidores, que são cada vez mais exigentes (Afonso, 2011), o que obriga a que a comunicação se torne cada vez mais interactiva e portadora de conteúdos verdadeiramente relevantes (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Verifica-se, contudo, a necessidade de disponibilizar aos consumidores incentivos (Fogg, 2011) que eliminem as barreiras que ainda existem à adopção de comportamentos eficientes, em particular nos indivíduos com idade até aos 25 anos (Energy Profiler, 2011). Embora os consumidores identifiquem o termo “eficiência energética”, não sabem ainda ao certo o que podem fazer para se tornarem eficientes (Murphy et al, 2010). Esta investigação concluiu que utilizar comunicação digital para divulgar a eficiência energética não influencia significativamente o interesse sobre este tema junto dos indivíduos até aos 25 anos de idade. Contudo, dadas as elevadas taxas de posse de equipamentos digitais, verificadas na amostra do estudo, um plano de comunicação digital para este tema continua a fazer sentido. Desta forma, esta dissertação oferece as linhas orientadoras para a estratégia e implementação de um Plano de Comunicação Digital para a Eficiência Energética, cujo objectivo é contribuir para educar os consumidores domésticos para este tema, ajudando-os a consumir energia de uma forma mais racional, comportamento que lhes trará vantagens ambientais e económicas. |
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