A influência das Online Customer Reviews na intenção de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Miguel Filipe de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3793
Resumo: As Online Customer Reviews (OCRs) dizem respeito a comentários realizados por consumidores, na Internet, que têm como principal função a avaliação de um produto ou serviço. Este tipo de electronic Word-of-Mouth (e-WOM) é, atualmente, uma importante fonte de informação para os consumidores. Este estudo investiga o impacto das características das OCRs, das características do produto e das características do consumidor na intenção de compra de produtos sobre os quais foram consultadas reviews. Com base numa amostra de 304 inquiridos que consultaram recentemente OCRs sobre vários tipos de produtos, os resultados globais obtidos indicam que a atitude geral relativamente às OCRs, a valência e a qualidade influenciam de forma positiva e significativa a intenção de compra do consumidor. O volume de OCRs e os comentários sobre sustentabilidade ambiental não evidenciaram um impacto estatisticamente significativo na intenção de compra. Contrariamente ao previsto, o efeito moderador da atitude geral do consumidor em relação aos produtos ambientalmente sustentáveis não reforça o efeito positivo dos comentários sobre sustentabilidade ambiental na intenção de compra. Este efeito moderador apesar de significativo, mostrou-se negativo. Na análise por tipo de produto, verificou-se que apenas a valência das OCRs tem um impacto positivo estatisticamente significativo na intenção de compra de produtos de pesquisa, enquanto que, apenas a qualidade das OCRs influencia significativamente e positivamente as intenções de compra de produtos de experiência. Na análise por grau de envolvimento do consumidor com a categoria de produto constatou-se que, em situações de baixo envolvimento apenas a qualidade das OCRs tem um impacto positivo na intenção de compra. Em situações de alto envolvimento, a valência e a qualidade das OCRs têm um impacto positivo e significativo na intenção de compra. O volume de OCRs mostrou não ter um impacto significativo quer nas intenções de compra de bens procura e de bens experiência, quer em situações de baixo e alto envolvimento do consumidor.
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