Indisciplina em sala de aula: um estudo com diretoras de turma e alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Góis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25707 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra |
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Indisciplina em sala de aula: um estudo com diretoras de turma e alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de GóisIndisciplina escolarRelações professor-alunoDissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de CoimbraPretendemos, neste estudo, conhecer as perspetivas de alunos e Diretoras de Turma do 9º Ano do Agrupamento de Escolas de Góis face ao tema indisciplina em sala de aula, bem como identificar algumas características que possam distinguir, ainda segundo a perspetiva dos mesmos sujeitos, o professor competente e o professor incompetente. Foi realizada uma revisão da bibliografia com vista a um enquadramento teórico do tema, que incidiu em assuntos como a indisciplina e sua definição, regras em sala de aula e características do professor competente e incompetente. De acordo com os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se realizado um estudo de caso e recorrido à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados. Realizaram-se entrevistas no Agrupamento de Escolas de Góis, às duas Diretoras de Turma do 9º Ano de escolaridade, para obter a opinião das mesmas acerca da disciplina/indisciplina em sala de aula e compreender quais os comportamentos/atitudes que os alunos têm em sala de aula e que são considerados de indisciplina. Pretendeu-se ainda saber se, na opinião das Diretoras de turma, os comportamentos de indisciplina estão relacionados com o professor e/ou as disciplinas e ainda, como é que as Diretoras de Turma lidam com os problemas de indisciplina, nomeadamente no âmbito da relação com os outros professores da turma e com os Encarregados de Educação. Também foram realizadas entrevistas a um grupo de 4/5 alunos de cada turma, com o objetivo de conhecer a sua opinião acerca da disciplina/indisciplina em sala de aula e compreender quais os comportamentos/ atitudes que apresentam em situação de sala de aula e que podem ser considerados de indisciplina. Pretendeu-se ainda perceber se, na opinião dos alunos, os comportamentos de indisciplina estão relacionados com o professor e/ou as disciplinas. Após a realização das entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo das mesmas, efetuando-se uma apresentação, análise e discussão das opiniões dos entrevistados. O estudo permitiu concluir que alunos e Diretoras de Turma apontam um conjunto de aspetos muito semelhante para caracterizar o professor competente/incompetente. Essas características foram também referidas em estudos já realizados anteriormente por diversos autores.In this study, we intend to know the perspectives of students and 9th grade Class Directors, in the Góis Group of Schools, based on the theme indiscipline in the classroom, as well as finding a set of aspects that may distinguish, according to the perspective of the same people, the competent from the incompetent teacher. We reviewed the literature towards a theoretical framework, which focused on issues such as indiscipline and its definition, classroom rules and characteristics of both competent and incompetent teachers. According to the main goals, we chose a qualitative methodology, having conducting a case study and a semi-structured interview as a technique for collecting data. Interviews were conducted in the Góis Group of Schools, with the two 9th grade Class Directors, to obtain their opinion about the discipline/indiscipline in the classroom and to understand which of the students' behaviors/attitudes in the classroom are considered indiscipline. A second aim was to ascertain whether, in the opinion of the Class Directors, the indiscipline behaviors are related to the teacher and/or classes and also how the Class Directors deal with problems of discipline, namely in the context of the relationship with other class teachers and the student's Guardians. Other interviews were directed to a group of 4/5 students from each class, in order to know their opinion about the discipline/indiscipline in the classroom and to understand which students' classroom behaviors/attitudes can be considered indiscipline. Another objective was to understand if, according to the student's opinion, disruptive behaviors are related to the teacher and/or classes. After the interviews, we analyzed its content and we presented, analyzed and discussed the opinions of the interviewed people. The study allowed us to conclude that students and Class Directors identify a very similar set of aspects to characterize the competent/incompetent teacher. Those characteristics were also reported by several authors in previous studies.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25707http://hdl.handle.net/10316/25707TID:201477238porGirão, Carla Adriana Gameiro da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:28.321037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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