O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3999 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_872df0ddcd89586dcc7d674afa344662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre paresCompetência socialConflitoDiário de grupoParticipação cooperadaBrincarJogarPlaySocial skillsConflictDaily groupCooperative participationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarIntitulado “O Diário de Grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares”, o presente relatório enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e é fruto da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Este relatório tem como objetivo evidenciar a análise crítica, reflexiva e fundamentada da ação pedagógica realizada em Creche numa IPSS, durante o período de tempo de 6 a 31 de janeiro de 2014, com um grupo de 16 crianças entre os 16 e os 24 meses e em Jardim de Infância numa instituição privada, durante o período de tempo de 10 de fevereiro a 24 de maio de 2014, com um grupo de 20 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Neste relatório é apresentada de forma crítica e reflexiva, um dos instrumentos reguladores utilizados pelo modelo pedagógico – Movimento da Escola Moderna (MEM) – o Diário de Grupo, como e de que forma é que este influência a resolução dos conflitos interpessoais que surgem semanalmente, abordando o ambiente democrático e a participação cooperada das crianças nas situações problemáticas. Na exploração deste estudo do tipo qualitativo são apresentadas situações e atividades reais, que permitiram uma análise global do comportamento das crianças no ambiente educativo.Abstract This report entitled "The Group Journal as mediating instrument in conflict resolution among peers", was elaborated for the Masters in Preschool Education and is the result of Supervised Professional Practice carried out in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. This report aims to highlight the critical and reflective analysis of pedagogical activities held in a daycare IPSS (private social security institution) from January 6th to the 31st 2014 with a group of 16 children between the ages 16 and 24 months. The same analysis was held for the activities carried out in private kindergarten from February 10th to May 24th 2014 with a group of 20 children aged between 3 and 5 years old. This report analyses how and in what way the use of The Group Journal, one of the regulating tools used by the Modern School Movement (MEM) pedagogical model, influences weekly interpersonal conflict resolution by addressing the democratic environment and the children’s cooperative participation in difficult situations. Real situations and activities are presented in this qualitative study allowing for a global analysis of children’s behavior in this educational environment.Silva, Mary KatherineRCIPLSilva, Andreia Filipa Tavares Martins Da2014-12-04T10:42:54Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3999TID:201358220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.899527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
title |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
spellingShingle |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da Competência social Conflito Diário de grupo Participação cooperada Brincar Jogar Play Social skills Conflict Daily group Cooperative participation |
title_short |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
title_full |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
title_fullStr |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
title_full_unstemmed |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
title_sort |
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares |
author |
Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da |
author_facet |
Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mary Katherine RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência social Conflito Diário de grupo Participação cooperada Brincar Jogar Play Social skills Conflict Daily group Cooperative participation |
topic |
Competência social Conflito Diário de grupo Participação cooperada Brincar Jogar Play Social skills Conflict Daily group Cooperative participation |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04T10:42:54Z 2014-07 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3999 TID:201358220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3999 |
identifier_str_mv |
TID:201358220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133391982952448 |