O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3999
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_872df0ddcd89586dcc7d674afa344662
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre paresCompetência socialConflitoDiário de grupoParticipação cooperadaBrincarJogarPlaySocial skillsConflictDaily groupCooperative participationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarIntitulado “O Diário de Grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares”, o presente relatório enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e é fruto da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Este relatório tem como objetivo evidenciar a análise crítica, reflexiva e fundamentada da ação pedagógica realizada em Creche numa IPSS, durante o período de tempo de 6 a 31 de janeiro de 2014, com um grupo de 16 crianças entre os 16 e os 24 meses e em Jardim de Infância numa instituição privada, durante o período de tempo de 10 de fevereiro a 24 de maio de 2014, com um grupo de 20 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Neste relatório é apresentada de forma crítica e reflexiva, um dos instrumentos reguladores utilizados pelo modelo pedagógico – Movimento da Escola Moderna (MEM) – o Diário de Grupo, como e de que forma é que este influência a resolução dos conflitos interpessoais que surgem semanalmente, abordando o ambiente democrático e a participação cooperada das crianças nas situações problemáticas. Na exploração deste estudo do tipo qualitativo são apresentadas situações e atividades reais, que permitiram uma análise global do comportamento das crianças no ambiente educativo.Abstract This report entitled "The Group Journal as mediating instrument in conflict resolution among peers", was elaborated for the Masters in Preschool Education and is the result of Supervised Professional Practice carried out in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. This report aims to highlight the critical and reflective analysis of pedagogical activities held in a daycare IPSS (private social security institution) from January 6th to the 31st 2014 with a group of 16 children between the ages 16 and 24 months. The same analysis was held for the activities carried out in private kindergarten from February 10th to May 24th 2014 with a group of 20 children aged between 3 and 5 years old. This report analyses how and in what way the use of The Group Journal, one of the regulating tools used by the Modern School Movement (MEM) pedagogical model, influences weekly interpersonal conflict resolution by addressing the democratic environment and the children’s cooperative participation in difficult situations. Real situations and activities are presented in this qualitative study allowing for a global analysis of children’s behavior in this educational environment.Silva, Mary KatherineRCIPLSilva, Andreia Filipa Tavares Martins Da2014-12-04T10:42:54Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3999TID:201358220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.899527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
title O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
spellingShingle O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
Competência social
Conflito
Diário de grupo
Participação cooperada
Brincar
Jogar
Play
Social skills
Conflict
Daily group
Cooperative participation
title_short O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
title_full O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
title_fullStr O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
title_full_unstemmed O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
title_sort O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
author Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
author_facet Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Conflito
Diário de grupo
Participação cooperada
Brincar
Jogar
Play
Social skills
Conflict
Daily group
Cooperative participation
topic Competência social
Conflito
Diário de grupo
Participação cooperada
Brincar
Jogar
Play
Social skills
Conflict
Daily group
Cooperative participation
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T10:42:54Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3999
TID:201358220
url http://hdl.handle.net/10400.21/3999
identifier_str_mv TID:201358220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391982952448