Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/4714 |
Resumo: | Para muitos, o ato de ensinar, era e continua a ser uma “arte”, em que os professores e os grandes mestres mais eficientes são aqueles que têm a capacidade e a arte de fazer passar as suas mensagens e conhecimentos, de forma simples e apelativa, independentemente da área de estudo. A informação relacionada com a aula, é cada vez mais digital, sendo importante, por parte dos docentes, o domínio de tecnologias de criação, organização e disponibilização de conteúdos. Essa partilha foi inicialmente possível pelas páginas Web e mais tarde pelas plataformas LMS (Learning Management System). Criar um Website era uma tarefa complicada quer ao nível do seu custo quer ao nível do domínio da tecnologia Web e era por vezes necessário contratar profissionais para o efeito. Surgiram então as CMS (Content Management System) que são tecnologias Open Source, que permitem a gestão de conteúdos. Neste sentido foi realizado um estudo com o objetivo de aferir sobre as competências dos professores no domínio da partilha de Gestão de Conteúdos Digitais. O presente estudo permitiu retirar conclusões sobre o potencial e aplicabilidade das CMS no ensino. O principal objetivo do presente estudo incidiu no potencial de distribuição e partilha de Recursos Educativos Digitais organizados sobre o ponto de vista pedagógico aos alunos. Foi ainda analisado e estudado o papel do Cloud Computing no processo de partilha colaborativa de documentos. Foi delineado como suporte à presente investigação um curso modelo que por sua vez foi implementado nas três principais CMS da atualidade e avaliado o potencial de cada uma neste contexto. Finalmente foram apresentadas as conclusões retiradas do presente estudo. |
id |
RCAP_8734c6ea2f3eb1bbf36a3be3bf951f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud ComputingGestão de conteúdosGestão da aprendizagemCloud ComputingDrupalWordpressJoomlaAs Tecnologias de Informação na Educaçãoe-LearningPara muitos, o ato de ensinar, era e continua a ser uma “arte”, em que os professores e os grandes mestres mais eficientes são aqueles que têm a capacidade e a arte de fazer passar as suas mensagens e conhecimentos, de forma simples e apelativa, independentemente da área de estudo. A informação relacionada com a aula, é cada vez mais digital, sendo importante, por parte dos docentes, o domínio de tecnologias de criação, organização e disponibilização de conteúdos. Essa partilha foi inicialmente possível pelas páginas Web e mais tarde pelas plataformas LMS (Learning Management System). Criar um Website era uma tarefa complicada quer ao nível do seu custo quer ao nível do domínio da tecnologia Web e era por vezes necessário contratar profissionais para o efeito. Surgiram então as CMS (Content Management System) que são tecnologias Open Source, que permitem a gestão de conteúdos. Neste sentido foi realizado um estudo com o objetivo de aferir sobre as competências dos professores no domínio da partilha de Gestão de Conteúdos Digitais. O presente estudo permitiu retirar conclusões sobre o potencial e aplicabilidade das CMS no ensino. O principal objetivo do presente estudo incidiu no potencial de distribuição e partilha de Recursos Educativos Digitais organizados sobre o ponto de vista pedagógico aos alunos. Foi ainda analisado e estudado o papel do Cloud Computing no processo de partilha colaborativa de documentos. Foi delineado como suporte à presente investigação um curso modelo que por sua vez foi implementado nas três principais CMS da atualidade e avaliado o potencial de cada uma neste contexto. Finalmente foram apresentadas as conclusões retiradas do presente estudo.For many, the act of teaching, was and remains an act of "art ", in which teachers and the more effective great masters are ussually those who have the ability and the capability to pass knowledge in a simple and appealing regardless of their area. The information related to the class, is now increasingly based on digital and so, it is important that teachers knew the field of the new technologies and learn how to create, organize and delivery contents. This share of knowledge was initially made possible by Web pages and later the LMS platforms (Learning Management Systems). Create an Website was a daunting task both in terms of costs and also in terms of the specifically knowledge and it was sometimes necessary to hire professionals for this purpose. Then the CMS (Content Management System) that are Open Source technologies that enable content management, arrived. In this regard a study was conducted in order to assess the competences of teachers and mechanism to share their own Digital Educational Resources. This study allowed to draw conclusions about the potential and applicability of the CMSs. The main objective of this study is focused on the potential of distribution and share of Digital Educational Resources organized on the pedagogical point of view to students. Was further analyzed and studied the role of Cloud Computing in the process of collaborative share of documents. To support this investigation was designed a course model, which in turn it was implemented in three main CMS (Joomla, Drupal and Wordpress) and assessed the potential of each one in this context. Finally we presented the conclusions of this study.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoCastro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Joaquim Martins2014-07-04T13:05:30Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4714TID:201813793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:34.526737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
title |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
spellingShingle |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing Lopes, Joaquim Martins Gestão de conteúdos Gestão da aprendizagem Cloud Computing Drupal Wordpress Joomla As Tecnologias de Informação na Educação e-Learning |
title_short |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
title_full |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
title_fullStr |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
title_full_unstemmed |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
title_sort |
Meios de partilha de recursos educativos digitais: LMS, CMS e Cloud Computing |
author |
Lopes, Joaquim Martins |
author_facet |
Lopes, Joaquim Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, António Abel Vieira de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Joaquim Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de conteúdos Gestão da aprendizagem Cloud Computing Drupal Wordpress Joomla As Tecnologias de Informação na Educação e-Learning |
topic |
Gestão de conteúdos Gestão da aprendizagem Cloud Computing Drupal Wordpress Joomla As Tecnologias de Informação na Educação e-Learning |
description |
Para muitos, o ato de ensinar, era e continua a ser uma “arte”, em que os professores e os grandes mestres mais eficientes são aqueles que têm a capacidade e a arte de fazer passar as suas mensagens e conhecimentos, de forma simples e apelativa, independentemente da área de estudo. A informação relacionada com a aula, é cada vez mais digital, sendo importante, por parte dos docentes, o domínio de tecnologias de criação, organização e disponibilização de conteúdos. Essa partilha foi inicialmente possível pelas páginas Web e mais tarde pelas plataformas LMS (Learning Management System). Criar um Website era uma tarefa complicada quer ao nível do seu custo quer ao nível do domínio da tecnologia Web e era por vezes necessário contratar profissionais para o efeito. Surgiram então as CMS (Content Management System) que são tecnologias Open Source, que permitem a gestão de conteúdos. Neste sentido foi realizado um estudo com o objetivo de aferir sobre as competências dos professores no domínio da partilha de Gestão de Conteúdos Digitais. O presente estudo permitiu retirar conclusões sobre o potencial e aplicabilidade das CMS no ensino. O principal objetivo do presente estudo incidiu no potencial de distribuição e partilha de Recursos Educativos Digitais organizados sobre o ponto de vista pedagógico aos alunos. Foi ainda analisado e estudado o papel do Cloud Computing no processo de partilha colaborativa de documentos. Foi delineado como suporte à presente investigação um curso modelo que por sua vez foi implementado nas três principais CMS da atualidade e avaliado o potencial de cada uma neste contexto. Finalmente foram apresentadas as conclusões retiradas do presente estudo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-07-04T13:05:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/4714 TID:201813793 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/4714 |
identifier_str_mv |
TID:201813793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131348786479104 |