Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ivone Flávia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1399
Resumo: Sendo a educação a base da construção de qualquer sociedade que se queira evoluída, conhecedora, formada e consciente, importa que se reflita sobre ela mesma. Ao longo do presente relatório será feita uma abordagem do ponto de vista teórico e prático do que foram dois grandes momentos, da construção da profissionalização de habilitação dupla, o estágio profissionalizante em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão é um ponto de extrema importância para qualquer profissional da educação, sendo que esta reflexão não passa exclusivamente pela análise crítica da sua ação junto das crianças/ alunos e comunidade educativa, mas também pelo conhecimento dos mesmos e dos meios onde se inserem por forma a sustentar a ação. Entramos no campo da investigação. Tendo sempre uma base teórica, sustentada em autores de referência, não podemos esquecer que a educação em Portugal é também orientada por documentos legais que sofrem atualizações constantes. Assim, a reflexão e narrativa da experiência é também sustentada nos ditos pressupostos legais. Em suma, o período de experiência e a análise/ reflexão que se segue revelouse sem dúvida num momento de aprendizagem, com uma carga construtivista enorme, no sentido do desenvolvimento profissional, de um saber científico, de um espírito critico e consequentemente reflexivo, que não se pode ficar por aqui, mas que fora um belo ponto de partida para aprendizagens e enriquecimento profissional no futuro. ABSTRACT We believe that education is the foundation of building any society that wants evolved, knowledgeable, trained and conscious mind to reflect on herself. Throughout this report an approach from a theoretical and practical view is taken, the construction of dual professional qualification, the work experience in Pre - School Education and the 1st cycle of basic education. We talk about reflection because this is precisely a point of utmost importance for any professional education. This reflection does not go solely by the critical analysis of his action with children / students and the education community, but also the knowledge of and the means in which they operate in order to sustain the action. This is the research’s field. Having always a theoretical, point of view based on sustained authors, we can not forget that education in Portugal is also guided by legal documents that undergo constant updates Thus the narrative of reflection and experience is also supported by legal requirements. In short , the trial period and the analysis / reflection that follows it, has proved without doubt , that theses were times of constructivist learning , in the sense of professional development , a scientific knowledge , a critical spirit and therefore reflexive. This is not the end of the road, but that was a nice starting point for learning and professional growth in the future.
id RCAP_874010111cd97ac5165162953e4c850c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoConstrutivismoSendo a educação a base da construção de qualquer sociedade que se queira evoluída, conhecedora, formada e consciente, importa que se reflita sobre ela mesma. Ao longo do presente relatório será feita uma abordagem do ponto de vista teórico e prático do que foram dois grandes momentos, da construção da profissionalização de habilitação dupla, o estágio profissionalizante em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão é um ponto de extrema importância para qualquer profissional da educação, sendo que esta reflexão não passa exclusivamente pela análise crítica da sua ação junto das crianças/ alunos e comunidade educativa, mas também pelo conhecimento dos mesmos e dos meios onde se inserem por forma a sustentar a ação. Entramos no campo da investigação. Tendo sempre uma base teórica, sustentada em autores de referência, não podemos esquecer que a educação em Portugal é também orientada por documentos legais que sofrem atualizações constantes. Assim, a reflexão e narrativa da experiência é também sustentada nos ditos pressupostos legais. Em suma, o período de experiência e a análise/ reflexão que se segue revelouse sem dúvida num momento de aprendizagem, com uma carga construtivista enorme, no sentido do desenvolvimento profissional, de um saber científico, de um espírito critico e consequentemente reflexivo, que não se pode ficar por aqui, mas que fora um belo ponto de partida para aprendizagens e enriquecimento profissional no futuro. ABSTRACT We believe that education is the foundation of building any society that wants evolved, knowledgeable, trained and conscious mind to reflect on herself. Throughout this report an approach from a theoretical and practical view is taken, the construction of dual professional qualification, the work experience in Pre - School Education and the 1st cycle of basic education. We talk about reflection because this is precisely a point of utmost importance for any professional education. This reflection does not go solely by the critical analysis of his action with children / students and the education community, but also the knowledge of and the means in which they operate in order to sustain the action. This is the research’s field. Having always a theoretical, point of view based on sustained authors, we can not forget that education in Portugal is also guided by legal documents that undergo constant updates Thus the narrative of reflection and experience is also supported by legal requirements. In short , the trial period and the analysis / reflection that follows it, has proved without doubt , that theses were times of constructivist learning , in the sense of professional development , a scientific knowledge , a critical spirit and therefore reflexive. This is not the end of the road, but that was a nice starting point for learning and professional growth in the future.2014-05-16T10:54:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1399TID:201459043porMoreira, Ivone Fláviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.467750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Moreira, Ivone Flávia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Construtivismo
title_short Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Moreira, Ivone Flávia
author_facet Moreira, Ivone Flávia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ivone Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Construtivismo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Construtivismo
description Sendo a educação a base da construção de qualquer sociedade que se queira evoluída, conhecedora, formada e consciente, importa que se reflita sobre ela mesma. Ao longo do presente relatório será feita uma abordagem do ponto de vista teórico e prático do que foram dois grandes momentos, da construção da profissionalização de habilitação dupla, o estágio profissionalizante em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão é um ponto de extrema importância para qualquer profissional da educação, sendo que esta reflexão não passa exclusivamente pela análise crítica da sua ação junto das crianças/ alunos e comunidade educativa, mas também pelo conhecimento dos mesmos e dos meios onde se inserem por forma a sustentar a ação. Entramos no campo da investigação. Tendo sempre uma base teórica, sustentada em autores de referência, não podemos esquecer que a educação em Portugal é também orientada por documentos legais que sofrem atualizações constantes. Assim, a reflexão e narrativa da experiência é também sustentada nos ditos pressupostos legais. Em suma, o período de experiência e a análise/ reflexão que se segue revelouse sem dúvida num momento de aprendizagem, com uma carga construtivista enorme, no sentido do desenvolvimento profissional, de um saber científico, de um espírito critico e consequentemente reflexivo, que não se pode ficar por aqui, mas que fora um belo ponto de partida para aprendizagens e enriquecimento profissional no futuro. ABSTRACT We believe that education is the foundation of building any society that wants evolved, knowledgeable, trained and conscious mind to reflect on herself. Throughout this report an approach from a theoretical and practical view is taken, the construction of dual professional qualification, the work experience in Pre - School Education and the 1st cycle of basic education. We talk about reflection because this is precisely a point of utmost importance for any professional education. This reflection does not go solely by the critical analysis of his action with children / students and the education community, but also the knowledge of and the means in which they operate in order to sustain the action. This is the research’s field. Having always a theoretical, point of view based on sustained authors, we can not forget that education in Portugal is also guided by legal documents that undergo constant updates Thus the narrative of reflection and experience is also supported by legal requirements. In short , the trial period and the analysis / reflection that follows it, has proved without doubt , that theses were times of constructivist learning , in the sense of professional development , a scientific knowledge , a critical spirit and therefore reflexive. This is not the end of the road, but that was a nice starting point for learning and professional growth in the future.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T10:54:47Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1399
TID:201459043
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1399
identifier_str_mv TID:201459043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622008684544