Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molho, Cristiana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia um percurso de um ano letivo como profissional em Educação de Infância e um estágio em ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. A formação anterior ao início do mestrado é a licenciatura em Educação de Infância. Como tal, neste ano letivo 2012/2013 houve a oportunidade de exercer o papel de educadora de infância numa instituição Particular de Solidariedade Social, na qual foi baseada a construção deste relatório relativamente à valência de Educação Pré- Escolar. Ao longo deste relatório, é utilizada uma fundamentação teórica baseada em autores de referência para estas duas valências, de forma a sustentar a prática pedagógica realizada pela educadora/professora estagiária. Durante esta abordagem, é descrita uma construção de profissionalização de uma educadora/professora que valoriza o seu papel como sendo uma peça fundamental no processo educativo (observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar) para o desenvolvimento do indivíduo (criança/aluno) e a sua inserção na sociedade.ABSTRACT The current report was developed under the master's degree in Preschool Education and teaching the 1st Cycle of Basic Education, and shows a path of a school year as Childhood Education professional and a teaching internship in the 1st Cycle of Basic Education. The training prior to the beginning of the master’s degree is the teaching degree in Childhood Education. As such, in this school year of 2012/2013, there has been the opportunity to play the role as a kindergarten teacher at a Private Institution of Social Solidarity, in which was based the construction of this report regarding the Preschool Education valency. Throughout this report it is used a theoretical substantiation based on reference authors for these two valences, in order to support the pedagogical practice held by the apprentice educator/teacher. During this approach, it is described a professionalizing construction of an educator/teacher that values its role as being a key part in the educational process (observe/prepare, plan, act/intervene and evaluate) for the individual’s development (child/pupil) and their integration into society. Key
id RCAP_b1d94762ffb542b37888f58779a497c5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalistaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoIntervençãoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia um percurso de um ano letivo como profissional em Educação de Infância e um estágio em ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. A formação anterior ao início do mestrado é a licenciatura em Educação de Infância. Como tal, neste ano letivo 2012/2013 houve a oportunidade de exercer o papel de educadora de infância numa instituição Particular de Solidariedade Social, na qual foi baseada a construção deste relatório relativamente à valência de Educação Pré- Escolar. Ao longo deste relatório, é utilizada uma fundamentação teórica baseada em autores de referência para estas duas valências, de forma a sustentar a prática pedagógica realizada pela educadora/professora estagiária. Durante esta abordagem, é descrita uma construção de profissionalização de uma educadora/professora que valoriza o seu papel como sendo uma peça fundamental no processo educativo (observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar) para o desenvolvimento do indivíduo (criança/aluno) e a sua inserção na sociedade.ABSTRACT The current report was developed under the master's degree in Preschool Education and teaching the 1st Cycle of Basic Education, and shows a path of a school year as Childhood Education professional and a teaching internship in the 1st Cycle of Basic Education. The training prior to the beginning of the master’s degree is the teaching degree in Childhood Education. As such, in this school year of 2012/2013, there has been the opportunity to play the role as a kindergarten teacher at a Private Institution of Social Solidarity, in which was based the construction of this report regarding the Preschool Education valency. Throughout this report it is used a theoretical substantiation based on reference authors for these two valences, in order to support the pedagogical practice held by the apprentice educator/teacher. During this approach, it is described a professionalizing construction of an educator/teacher that values its role as being a key part in the educational process (observe/prepare, plan, act/intervene and evaluate) for the individual’s development (child/pupil) and their integration into society. Key2014-05-16T11:15:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1400TID:201459396porMolho, Cristianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.516867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
title Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
spellingShingle Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
Molho, Cristiana
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
title_short Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
title_full Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
title_fullStr Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
title_full_unstemmed Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
title_sort Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
author Molho, Cristiana
author_facet Molho, Cristiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molho, Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia um percurso de um ano letivo como profissional em Educação de Infância e um estágio em ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. A formação anterior ao início do mestrado é a licenciatura em Educação de Infância. Como tal, neste ano letivo 2012/2013 houve a oportunidade de exercer o papel de educadora de infância numa instituição Particular de Solidariedade Social, na qual foi baseada a construção deste relatório relativamente à valência de Educação Pré- Escolar. Ao longo deste relatório, é utilizada uma fundamentação teórica baseada em autores de referência para estas duas valências, de forma a sustentar a prática pedagógica realizada pela educadora/professora estagiária. Durante esta abordagem, é descrita uma construção de profissionalização de uma educadora/professora que valoriza o seu papel como sendo uma peça fundamental no processo educativo (observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar) para o desenvolvimento do indivíduo (criança/aluno) e a sua inserção na sociedade.ABSTRACT The current report was developed under the master's degree in Preschool Education and teaching the 1st Cycle of Basic Education, and shows a path of a school year as Childhood Education professional and a teaching internship in the 1st Cycle of Basic Education. The training prior to the beginning of the master’s degree is the teaching degree in Childhood Education. As such, in this school year of 2012/2013, there has been the opportunity to play the role as a kindergarten teacher at a Private Institution of Social Solidarity, in which was based the construction of this report regarding the Preschool Education valency. Throughout this report it is used a theoretical substantiation based on reference authors for these two valences, in order to support the pedagogical practice held by the apprentice educator/teacher. During this approach, it is described a professionalizing construction of an educator/teacher that values its role as being a key part in the educational process (observe/prepare, plan, act/intervene and evaluate) for the individual’s development (child/pupil) and their integration into society. Key
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T11:15:29Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400
TID:201459396
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400
identifier_str_mv TID:201459396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622010781696