O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27255 |
Resumo: | Discorremos sobre a relevância do pensamento crítico, construindo a ponte entre o sistema atual de ensino e aquele que se almeja para uma educação de futuro, com vista a concretizar-se efetivamente o processo de Bolonha. Enquadra-se num projeto de pós-doutoramento, que segue uma metodologia de investigação-ação e com o qual se pretende um enfoque nas práticas pedagógicas que facilitam a promoção do pensamento crítico de estudantes universitários. O pensamento crítico carece de ensino, explícito e deliberado, sendo a formação de professores essencial, para passarem a contemplar nas suas práticas o pensamento crítico de forma intencional, sistemática e explícita. |
id |
RCAP_8740ee0568a424223dcedd4f80b60477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27255 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitárioPensamento críticoEnsino superiorProcesso de BolonhaPráticas pedagógicasDiscorremos sobre a relevância do pensamento crítico, construindo a ponte entre o sistema atual de ensino e aquele que se almeja para uma educação de futuro, com vista a concretizar-se efetivamente o processo de Bolonha. Enquadra-se num projeto de pós-doutoramento, que segue uma metodologia de investigação-ação e com o qual se pretende um enfoque nas práticas pedagógicas que facilitam a promoção do pensamento crítico de estudantes universitários. O pensamento crítico carece de ensino, explícito e deliberado, sendo a formação de professores essencial, para passarem a contemplar nas suas práticas o pensamento crítico de forma intencional, sistemática e explícita.In the present paper, we discuss the relevance of critical thinking, bridging the gap between the present teaching system and the one we aim for a future education, in order to truly accomplish the Bologna process. It is framed in a post-doctorate project, which follows a research-action methodology and with which we aim to focus on the pedagogical practices that foster the promotion of higher education students' critical thinking. Critical thinking lacks teaching, the explicit and deliberate kind, reason why teachers' training is essential, so they include critical thinking in their practice in an intentional, systematic and explicit way.Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña2020-01-09T17:02:06Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27255por10.17979/reipe.2017.0.07.2233Franco, AmandaVieira, Rui MarquesSaiz, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:47Zoai:ria.ua.pt:10773/27255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:04.405902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
title |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
spellingShingle |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário Franco, Amanda Pensamento crítico Ensino superior Processo de Bolonha Práticas pedagógicas |
title_short |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
title_full |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
title_fullStr |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
title_full_unstemmed |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
title_sort |
O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário |
author |
Franco, Amanda |
author_facet |
Franco, Amanda Vieira, Rui Marques Saiz, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Rui Marques Saiz, Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Amanda Vieira, Rui Marques Saiz, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico Ensino superior Processo de Bolonha Práticas pedagógicas |
topic |
Pensamento crítico Ensino superior Processo de Bolonha Práticas pedagógicas |
description |
Discorremos sobre a relevância do pensamento crítico, construindo a ponte entre o sistema atual de ensino e aquele que se almeja para uma educação de futuro, com vista a concretizar-se efetivamente o processo de Bolonha. Enquadra-se num projeto de pós-doutoramento, que segue uma metodologia de investigação-ação e com o qual se pretende um enfoque nas práticas pedagógicas que facilitam a promoção do pensamento crítico de estudantes universitários. O pensamento crítico carece de ensino, explícito e deliberado, sendo a formação de professores essencial, para passarem a contemplar nas suas práticas o pensamento crítico de forma intencional, sistemática e explícita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2020-01-09T17:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27255 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.17979/reipe.2017.0.07.2233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137655684857856 |