A física num parque de diversões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Eugénia Maria H. R. Antunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2497
Resumo: Este trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, dirigido aos alunos do Ensino Secundário interessados em desenvolver as suas aptidões no campo das ciências, em especial na área da Física. No âmbito das orientações curriculares para o ensino da Física no 12º ano de escolaridade, este Clube de Ciências estará estruturado em torno de duas das unidades curriculares, “Mecânica da Partícula” e “Física Moderna”, no qual serão realizadas actividades relacionadas com as referidas unidades. Os temas “Radiação/Ambiente” e “Projectos em Terra”, englobam trabalhos de projecto realizados por alunos de 12º ano, em grupos de dois ou três elementos, que têm as disciplinas de Física e Biologia como opção. Os trabalhos são realizados por fases, de maneira a que os alunos aprendam a trabalhar em pequenos projectos, conduzindo a um produto final resumido num poster e divulgado na revista científica virtual Physics is Fun (PHUN). Entende-se que os Clubes de Ciências são o espaço ideal para complementar o desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos – conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes -, visto que neles pode desenvolver-se com maior eficiência a implementação de experiências científicas diferenciadas que os envolverão no processo ensino-aprendizagem. Ao nível do Ensino Secundário, servem como preparação para o futuro dos alunos que pretendam ingressar no ensino superior, pois privilegiam o trabalho em grupo e a interligação de saberes. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania.
id RCAP_874e747eec07169225a12a217241dfbd
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A física num parque de diversõesClube de ciênciasEnsino de físicaRadioactividadeEnsino de físicaEste trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, dirigido aos alunos do Ensino Secundário interessados em desenvolver as suas aptidões no campo das ciências, em especial na área da Física. No âmbito das orientações curriculares para o ensino da Física no 12º ano de escolaridade, este Clube de Ciências estará estruturado em torno de duas das unidades curriculares, “Mecânica da Partícula” e “Física Moderna”, no qual serão realizadas actividades relacionadas com as referidas unidades. Os temas “Radiação/Ambiente” e “Projectos em Terra”, englobam trabalhos de projecto realizados por alunos de 12º ano, em grupos de dois ou três elementos, que têm as disciplinas de Física e Biologia como opção. Os trabalhos são realizados por fases, de maneira a que os alunos aprendam a trabalhar em pequenos projectos, conduzindo a um produto final resumido num poster e divulgado na revista científica virtual Physics is Fun (PHUN). Entende-se que os Clubes de Ciências são o espaço ideal para complementar o desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos – conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes -, visto que neles pode desenvolver-se com maior eficiência a implementação de experiências científicas diferenciadas que os envolverão no processo ensino-aprendizagem. Ao nível do Ensino Secundário, servem como preparação para o futuro dos alunos que pretendam ingressar no ensino superior, pois privilegiam o trabalho em grupo e a interligação de saberes. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania.This work is the implementation of a Science Club addressed to the students of the secondary level who are interested on developing their skills in the field of Science, mainly in the area of Physics. In the scope of the curricula orientations for teaching Physics on 12th year scholarship, this Science Club will be structured around two of the curricula units, “Mechanic of the Particles” and “Modern Physics”. And on this club we intend to develop activities related with these curricula units. As an alternative, it is included the possibility that students may develop the same activities in the discipline of “Project Area” which allows them to improve their knowledge under an integrative perspective of the fundamental knowledge for their education continuity. The areas of “Radiation/Environment” and “Projects on Earth” cover the project works done by groups of two or three 12th year students having Physics and Biology as optional disciplines. The works will be developed by phases, in order that students can learn how to work on small projects, conducting to a final result to be resumed in a poster and published in a scientific virtual magazine Physics is Fun (PHUN). Science Clubs are believed to be the ideal space to complement the development of specific competences for the scientific literacy of the students - knowledge, reasoning, communication and attitude - once in them the implementation of differentiate scientific experiences that will involve the student on the teaching/learning process can be developed with efficiency. At the secondary studies level, Science Clubs serve as a preparation to students who intent access to University, once they privilege teamwork and knowledge interconnection. Through the fulfilling of all activities we intend to foster on students critical approach, scientific curiosity, creative though, research and habits education for citizenship.Soares, Sandra da Costa HenriquesuBibliorumLeitão, Eugénia Maria H. R. Antunes2014-10-27T16:21:46Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:09.618621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A física num parque de diversões
title A física num parque de diversões
spellingShingle A física num parque de diversões
Leitão, Eugénia Maria H. R. Antunes
Clube de ciências
Ensino de física
Radioactividade
Ensino de física
title_short A física num parque de diversões
title_full A física num parque de diversões
title_fullStr A física num parque de diversões
title_full_unstemmed A física num parque de diversões
title_sort A física num parque de diversões
author Leitão, Eugénia Maria H. R. Antunes
author_facet Leitão, Eugénia Maria H. R. Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Sandra da Costa Henriques
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Eugénia Maria H. R. Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de ciências
Ensino de física
Radioactividade
Ensino de física
topic Clube de ciências
Ensino de física
Radioactividade
Ensino de física
description Este trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, dirigido aos alunos do Ensino Secundário interessados em desenvolver as suas aptidões no campo das ciências, em especial na área da Física. No âmbito das orientações curriculares para o ensino da Física no 12º ano de escolaridade, este Clube de Ciências estará estruturado em torno de duas das unidades curriculares, “Mecânica da Partícula” e “Física Moderna”, no qual serão realizadas actividades relacionadas com as referidas unidades. Os temas “Radiação/Ambiente” e “Projectos em Terra”, englobam trabalhos de projecto realizados por alunos de 12º ano, em grupos de dois ou três elementos, que têm as disciplinas de Física e Biologia como opção. Os trabalhos são realizados por fases, de maneira a que os alunos aprendam a trabalhar em pequenos projectos, conduzindo a um produto final resumido num poster e divulgado na revista científica virtual Physics is Fun (PHUN). Entende-se que os Clubes de Ciências são o espaço ideal para complementar o desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos – conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes -, visto que neles pode desenvolver-se com maior eficiência a implementação de experiências científicas diferenciadas que os envolverão no processo ensino-aprendizagem. Ao nível do Ensino Secundário, servem como preparação para o futuro dos alunos que pretendam ingressar no ensino superior, pois privilegiam o trabalho em grupo e a interligação de saberes. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-27T16:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2497
url http://hdl.handle.net/10400.6/2497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339264798720