Para uma avaliação das instituições de ensino superior em Angola : análise da situação em três países

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Isabel da Conceição Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38593
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling Para uma avaliação das instituições de ensino superior em Angola : análise da situação em três paísesAvaliaçãoQualidadeEnsino superiorTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019importância da discussão sobre a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior, é uma questão recorrente por parte de todos os atores inerentes ao processo de avaliação. Atualmente, mais do que uma preocupação, a qualidade é uma necessidade, tida como forma de serem ultrapassados boa parte dos desafios impostos pelas sociedades modernas. As instituições de ensino superior, devem ter como prioridade um modelo de organização com padrões de qualidade, considerando para o efeito a avaliação como uma estratégia essencial com vista ao sucesso e sobrevivência das mesmas num ambiente que se apresente bastante competitivo. No caso particular de Angola, a expansão do ensino superior não foi acompanhada da institucionalização de um sistema de avaliação e regulação do seu desempenho, no sentido de salvaguardar a qualidade das instituições de ensino superior. Esta pesquisa teve como principal propósito dar contributos para o sistema de avaliação do ensino superior em Angola, com vista à institucionalização de um sistema credível de avaliação da qualidade das instituições de nível superior. Para o efeito e por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados os sistemas de avaliação do Brasil, Espanha e Portugal, no qual foram identificados os objetos privilegiados de avaliação, sua natureza, propósitos, participação das instituições de ensino superior no processo de avaliação, bem como suas consequências e resultados. Nesta conformidade, foi possível concluir, que Angola deverá adotar padrões de referência internacional, por via da criação de mecanismos que conduzam à efetiva qualidade e melhoria contínua das instituições e que tenha uma base devidamente estruturada, que deverá ser implementada de forma faseada, atendendo a questões inerentes à qualidade de ensino/aprendizagem, qualidade do corpo docente, investigação científica, laboratórios, bibliotecas, qualidade das infraestruturas, eficiência administrativa, entre outros.The importance of the discussion on the quality of performance of higher education institutions is a recurrent issue on the part of all the actors involved in the evaluation process. Today, more than a concern, quality is a necessity, taken as a way of overcoming many of the challenges imposed by modern societies. Higher education institutions should prioritize an organization model with quality standards, considering evaluation as an essential strategy for their success and survival in an environment that is very competitive. In the particular case of Angola, the expansion of higher education was not accompanied by the institutionalization of a system of evaluation and regulation of its performance, in the sense of safeguarding the quality of higher education institutions. This research had as main purpose to contribute to the system of evaluation of higher education in Angola, with a view to the institutionalization of a credible system of evaluation of the quality of higher-level institutions. For this purpose and through a bibliographical research, the evaluation systems of Brazil, Spain and Portugal were analyzed, in which the privileged objects of evaluation were identified, their nature, purposes, participation of higher education institutions in the evaluation process, as well as its. Accordingly, it was possible to conclude that Angola should adopt international benchmarks, through the creation of mechanisms that lead to the effective quality and continuous improvement of institutions and that have a properly structured basis, which should be implemented in a phased manner, taking into account quality of faculty, scientific research, laboratories, libraries, quality of infrastructures, administrative efficiency, among others.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaSebastião, Isabel da Conceição Mateus2019-06-12T13:19:28Z20192019-02-142019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:29.560595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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