Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21867 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação aborda a temática da inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, incluindo uma componente de sensibilização de uma turma para a diferença. Esta investigação foi concretizada no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, nomeadamente na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, numa turma do 9º ano de escolaridade. Trata-se de uma temática com grande amplitude na sociedade e cada vez mais discutida nas escolas – a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais – pelo que este trabalho pretende contribuir para perceber qual a situação dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e dar voz a todos alunos de uma turma do 9º ano da Escola Básica Silva Gaio, nomeadamente aos alunos com NEE que nem sempre têm possibilidade de se expressar. A metodologia de investigação utilizada para a realização deste estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados e instrumentos que considerámos importantes para a investigação foram o teste sociométrico, o questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas ao diretor de turma e ao professor de Educação Especial e as observações realizadas. Este trabalho decorreu nos meses de Março a Junho de 2017. Através da análise dos dados realizada pudemos constatar que a inclusão social dos alunos com e sem NEE, merece uma reflexão conjunta (alunos e professores) tendo em vista o alcance do direito de participação e envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Apesar da direção da escola e os professores afirmarem que a mesma reúne condições adequadas à inclusão de alunos com NEE, tais como a existência de recursos humanos e materiais (professores de educação especial e materiais de compensação), carece ainda de uma formação nesta área que abranja todos os professores e também de maior disponibilidade de tempo e espaços para poder ouvir os alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais, pois a inclusão social refere-se a todos e não apenas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, sendo que ninguém melhor do que os próprios para dizerem como se sentem e o que deve ser feito no sentido de haver uma maior inclusão social de todos. Na perspetiva dos alunos, as condições da escola carecem de uma adequação que potencie a inclusão de todos os alunos. |
id |
RCAP_87545c84d91cf553947cee8698f53805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21867 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de casoAlunos com Necessidades Educativas EspeciaisEscola InclusivaO presente trabalho de investigação aborda a temática da inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, incluindo uma componente de sensibilização de uma turma para a diferença. Esta investigação foi concretizada no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, nomeadamente na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, numa turma do 9º ano de escolaridade. Trata-se de uma temática com grande amplitude na sociedade e cada vez mais discutida nas escolas – a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais – pelo que este trabalho pretende contribuir para perceber qual a situação dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e dar voz a todos alunos de uma turma do 9º ano da Escola Básica Silva Gaio, nomeadamente aos alunos com NEE que nem sempre têm possibilidade de se expressar. A metodologia de investigação utilizada para a realização deste estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados e instrumentos que considerámos importantes para a investigação foram o teste sociométrico, o questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas ao diretor de turma e ao professor de Educação Especial e as observações realizadas. Este trabalho decorreu nos meses de Março a Junho de 2017. Através da análise dos dados realizada pudemos constatar que a inclusão social dos alunos com e sem NEE, merece uma reflexão conjunta (alunos e professores) tendo em vista o alcance do direito de participação e envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Apesar da direção da escola e os professores afirmarem que a mesma reúne condições adequadas à inclusão de alunos com NEE, tais como a existência de recursos humanos e materiais (professores de educação especial e materiais de compensação), carece ainda de uma formação nesta área que abranja todos os professores e também de maior disponibilidade de tempo e espaços para poder ouvir os alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais, pois a inclusão social refere-se a todos e não apenas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, sendo que ninguém melhor do que os próprios para dizerem como se sentem e o que deve ser feito no sentido de haver uma maior inclusão social de todos. Na perspetiva dos alunos, as condições da escola carecem de uma adequação que potencie a inclusão de todos os alunos.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumMagalhães, Diana Raquel Soares2018-03-06T13:05:54Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21867201852551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:02.880704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
title |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
spellingShingle |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso Magalhães, Diana Raquel Soares Alunos com Necessidades Educativas Especiais Escola Inclusiva |
title_short |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
title_full |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
title_fullStr |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
title_sort |
Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso |
author |
Magalhães, Diana Raquel Soares |
author_facet |
Magalhães, Diana Raquel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Diana Raquel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos com Necessidades Educativas Especiais Escola Inclusiva |
topic |
Alunos com Necessidades Educativas Especiais Escola Inclusiva |
description |
O presente trabalho de investigação aborda a temática da inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, incluindo uma componente de sensibilização de uma turma para a diferença. Esta investigação foi concretizada no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, nomeadamente na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, numa turma do 9º ano de escolaridade. Trata-se de uma temática com grande amplitude na sociedade e cada vez mais discutida nas escolas – a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais – pelo que este trabalho pretende contribuir para perceber qual a situação dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e dar voz a todos alunos de uma turma do 9º ano da Escola Básica Silva Gaio, nomeadamente aos alunos com NEE que nem sempre têm possibilidade de se expressar. A metodologia de investigação utilizada para a realização deste estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados e instrumentos que considerámos importantes para a investigação foram o teste sociométrico, o questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas ao diretor de turma e ao professor de Educação Especial e as observações realizadas. Este trabalho decorreu nos meses de Março a Junho de 2017. Através da análise dos dados realizada pudemos constatar que a inclusão social dos alunos com e sem NEE, merece uma reflexão conjunta (alunos e professores) tendo em vista o alcance do direito de participação e envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Apesar da direção da escola e os professores afirmarem que a mesma reúne condições adequadas à inclusão de alunos com NEE, tais como a existência de recursos humanos e materiais (professores de educação especial e materiais de compensação), carece ainda de uma formação nesta área que abranja todos os professores e também de maior disponibilidade de tempo e espaços para poder ouvir os alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais, pois a inclusão social refere-se a todos e não apenas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, sendo que ninguém melhor do que os próprios para dizerem como se sentem e o que deve ser feito no sentido de haver uma maior inclusão social de todos. Na perspetiva dos alunos, as condições da escola carecem de uma adequação que potencie a inclusão de todos os alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T13:05:54Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21867 201852551 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21867 |
identifier_str_mv |
201852551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024438136832 |