Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25120 |
Resumo: | Com o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de filósofos e educadores. |
id |
RCAP_8758ac348e281d2ee700ad05ed5e7fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25120 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveisCom o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de filósofos e educadores.2019-02-27T11:04:25Z2019-02-272010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25120http://hdl.handle.net/10174/25120porRESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis. Sociologia (Lisboa), v. XX, p. 317-330, 2010.http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2292/2099jmvsr@uevora.ptndResende, José ManuelCaetano, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:26.458860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
title |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
spellingShingle |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis Resende, José Manuel |
title_short |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
title_full |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
title_fullStr |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
title_full_unstemmed |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
title_sort |
Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Caetano, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Caetano, Pedro |
description |
Com o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de filósofos e educadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2019-02-27T11:04:25Z 2019-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25120 http://hdl.handle.net/10174/25120 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis. Sociologia (Lisboa), v. XX, p. 317-330, 2010. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2292/2099 jmvsr@uevora.pt nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136636533997568 |