Socialização política na escola secundária portuguesa : as composições entre o projecto estatal imaginado de cidadania e as gramáticas políticas disponíveis
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2292 |
Resumo: | Com o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de filósofos e educadores. |
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