As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4919 |
Resumo: | presente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos. |
id |
RCAP_8768b5984a991c780c9413898d2b1a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básicoEducação em Ciênciasatividades práticasaprendizagemáguaEducation in Sciencespratical activitieslearningwaterpresente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.The present work to obtain the Master degree took into consideration two key points, namely a critical reflection of the whole practice developed and an investigation about the relevance of practical activities in learning the theme "Importance of water for living beings" with students of the 5th year of schooling. For the first part of this work resorted to all elaborated materials and to the experience lived during the practices carried out, both at the level of the 1st Cycle and the 2nd Cycle of Basic Education, proceeding to an analysis and reflection of the work developed and the role of future professionals of the education. Given the relevance attributed to the practical work in Science Teaching, its reduced use in the teaching practices and the value associated with an essential resource such as water, research work arises. This research work was developed with a group of students of the 2nd Cycle of Basic Education and, in order to determine the influence of the practical work on learning, being applied a pre-test and a post-test to be able to establish a comparison between the knowledge of children before and after the practical work. With the results obtained, it can be concluded that the practical activities showed an added value in the students' learning, since they involved them directly and integrated in the construction of their own knowledge.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCarvalho, PaulaMendes, CristianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Flavia Filipa Sousa2018-05-07T10:54:39Z2018-04-162018-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4919TID:201911310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:26.328513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
title |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico Santos, Flavia Filipa Sousa Educação em Ciências atividades práticas aprendizagem água Education in Sciences pratical activities learning water |
title_short |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico |
author |
Santos, Flavia Filipa Sousa |
author_facet |
Santos, Flavia Filipa Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Paula Mendes, Cristiana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flavia Filipa Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências atividades práticas aprendizagem água Education in Sciences pratical activities learning water |
topic |
Educação em Ciências atividades práticas aprendizagem água Education in Sciences pratical activities learning water |
description |
presente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-07T10:54:39Z 2018-04-16 2018-04-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4919 TID:201911310 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4919 |
identifier_str_mv |
TID:201911310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130904198643712 |