As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flavia Filipa Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4919
Resumo: presente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
id RCAP_8768b5984a991c780c9413898d2b1a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básicoEducação em Ciênciasatividades práticasaprendizagemáguaEducation in Sciencespratical activitieslearningwaterpresente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.The present work to obtain the Master degree took into consideration two key points, namely a critical reflection of the whole practice developed and an investigation about the relevance of practical activities in learning the theme "Importance of water for living beings" with students of the 5th year of schooling. For the first part of this work resorted to all elaborated materials and to the experience lived during the practices carried out, both at the level of the 1st Cycle and the 2nd Cycle of Basic Education, proceeding to an analysis and reflection of the work developed and the role of future professionals of the education. Given the relevance attributed to the practical work in Science Teaching, its reduced use in the teaching practices and the value associated with an essential resource such as water, research work arises. This research work was developed with a group of students of the 2nd Cycle of Basic Education and, in order to determine the influence of the practical work on learning, being applied a pre-test and a post-test to be able to establish a comparison between the knowledge of children before and after the practical work. With the results obtained, it can be concluded that the practical activities showed an added value in the students' learning, since they involved them directly and integrated in the construction of their own knowledge.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCarvalho, PaulaMendes, CristianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Flavia Filipa Sousa2018-05-07T10:54:39Z2018-04-162018-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4919TID:201911310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:26.328513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
title As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
Santos, Flavia Filipa Sousa
Educação em Ciências
atividades práticas
aprendizagem
água
Education in Sciences
pratical activities
learning
water
title_short As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
title_full As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
title_sort As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básico
author Santos, Flavia Filipa Sousa
author_facet Santos, Flavia Filipa Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Paula
Mendes, Cristiana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flavia Filipa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
atividades práticas
aprendizagem
água
Education in Sciences
pratical activities
learning
water
topic Educação em Ciências
atividades práticas
aprendizagem
água
Education in Sciences
pratical activities
learning
water
description presente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-07T10:54:39Z
2018-04-16
2018-04-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4919
TID:201911310
url http://hdl.handle.net/10400.19/4919
identifier_str_mv TID:201911310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130904198643712