Centralização da administração educativa em Angola e insucesso escolar: que relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacarias, José Carlos Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23022
Resumo: A administração educativa em Angola é marcada por uma forte intervenção do Estado central na definição, planificação e execução das políticas educativas enquanto principal regulador do seu SEE. Contudo, as políticas públicas que guiam a sociedade angolana, mais concretamente as do domínio da educação, resultam de um conjunto de interações complexas envolvendo múltiplos atores, o que configura um complexo quadro de relações devido à imprevisibilidade das ações e reações destes mesmos intervenientes. O presente estudo procura compreender as implicações da centralização da administração educativa na materialização das políticas de combate ao insucesso escolar em Angola. O estudo é de carácter qualitativo e eminentemente exploratório e descritivo, tendo contado com a realização de sete entrevistas, das quais participaram responsáveis de órgãos e estruturas do Ministério da Educação da República de Angola. Com as entrevistas pretendeu-se recolher as perceções dos responsáveis da administração educativa sobre a centralização educativa em Angola, mais concretamente sobre o seu impacte na materialização das políticas educativas de combate ao insucesso escolar. A análise dos dados recolhidos, sugeriu que, para uma maior eficácia, celeridade e adequação das respostas da administração educativa em Angola perante a questão do insucesso escolar, é imperiosa a efetivação de uma gestão mais autónoma, democrática e participativa do seu SEE, possibilitando assim que cada região do país e cada escola progridam de modo diferente das outras, dentro do seu contexto, mas não distanciada da realidade global, deixando a sociedade angolana beneficiar-se dos frutos e da riqueza da sua diversidade.
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