O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2119 |
Resumo: | O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar. |
id |
RCAP_de8a3497c8f617aa4eada993be0313dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - AngolaInsucesso escolarAngolaO Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.2018-03-01T12:04:14Z2018-02-09T00:00:00Z2018-02-092017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2119TID:201851300porBelo, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:26ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
title |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
spellingShingle |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola Belo, Francisco Insucesso escolar Angola |
title_short |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
title_full |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
title_fullStr |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
title_full_unstemmed |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
title_sort |
O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola |
author |
Belo, Francisco |
author_facet |
Belo, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insucesso escolar Angola |
topic |
Insucesso escolar Angola |
description |
O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09 2018-03-01T12:04:14Z 2018-02-09T00:00:00Z 2018-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2119 TID:201851300 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2119 |
identifier_str_mv |
TID:201851300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302551972020224 |