O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Francisco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2119
Resumo: O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.
id RCAP_de8a3497c8f617aa4eada993be0313dc
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - AngolaInsucesso escolarAngolaO Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.2018-03-01T12:04:14Z2018-02-09T00:00:00Z2018-02-092017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2119TID:201851300porBelo, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
title O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
spellingShingle O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
Belo, Francisco
Insucesso escolar
Angola
title_short O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
title_full O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
title_fullStr O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
title_full_unstemmed O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
title_sort O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
author Belo, Francisco
author_facet Belo, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Angola
topic Insucesso escolar
Angola
description O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2018-03-01T12:04:14Z
2018-02-09T00:00:00Z
2018-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2119
TID:201851300
url http://hdl.handle.net/11328/2119
identifier_str_mv TID:201851300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551972020224