Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Pedro Manuel Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22517
Resumo: A indústria automóvel e de fabrico de componentes automóveis é um dos setores com maior impacto na economia de muitos dos países da União Europeia. Devido à elevada competitividade que caracteriza o setor automóvel e à enorme variedade de processos inerentes à produção dos mais variados componentes, existe uma procura intensiva por melhorias que se traduzam em impactos significativos na produtividade dos referidos processos, garantindo ainda assim os níveis de qualidade exigidos pelo cliente. Neste contexto, insere-se também o fabrico de cabos de comando, que nos últimos anos tem sido alvo de inúmeros casos de estudo para melhoria do processo. O trabalho desenvolvido na presente dissertação teve por base uma necessidade identificada pela empresa Fico Cables, relativa à melhoria da produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel. O principal objetivo está relacionado com o desenvolvimento de um novo conceito de máquina de decapar que permita remover o revestimento de dois cabos em simultâneo, eliminando assim um gargalo existente no processo de injeção do primeiro terminal de ZAMAK. Foi construído um protótipo da referida máquina e validado o novo conceito, procedendo-se depois à sua implementação na fábrica. Foi ainda projetado um sistema automático de extração de cabo com vista a reduzir a quantidade de tarefas manuais realizadas pelo operador, esperando-se com este sistema mais uma melhoria de produtividade no processo. O desenvolvimento dos dois novos mecanismos abordados no presente trabalho seguiu a metodologia Design Science Research (DSR). Com a implementação do novo conceito de máquina de decapar dupla, verificou-se um aumento de produtividade de 62,4% no posto de injeção de ZAMAK, que se refletiu em poupanças anuais na ordem dos 42614€. Relativamente ao sistema automático de extração de cabo, estimam-se ganhos de produtividade adicionais de 15,6%. Sendo assim, com a implementação conjunta das duas melhorias estima-se atingir um aumento de produtividade total na ordem dos 87,8%, com uma poupança anual de 51816€
id RCAP_8772a2f20ccf248f01659bc7cf063a07
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvelIndústria AutomóvelProjeto MecânicoMétodo de Elementos FinitosCabos de comandoProdutividadeMetodologia Design Science ResearchAutomotive IndustryMechanical DesignFinite Element MethodControl CablesProductivityDesign Science Research MethodologyA indústria automóvel e de fabrico de componentes automóveis é um dos setores com maior impacto na economia de muitos dos países da União Europeia. Devido à elevada competitividade que caracteriza o setor automóvel e à enorme variedade de processos inerentes à produção dos mais variados componentes, existe uma procura intensiva por melhorias que se traduzam em impactos significativos na produtividade dos referidos processos, garantindo ainda assim os níveis de qualidade exigidos pelo cliente. Neste contexto, insere-se também o fabrico de cabos de comando, que nos últimos anos tem sido alvo de inúmeros casos de estudo para melhoria do processo. O trabalho desenvolvido na presente dissertação teve por base uma necessidade identificada pela empresa Fico Cables, relativa à melhoria da produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel. O principal objetivo está relacionado com o desenvolvimento de um novo conceito de máquina de decapar que permita remover o revestimento de dois cabos em simultâneo, eliminando assim um gargalo existente no processo de injeção do primeiro terminal de ZAMAK. Foi construído um protótipo da referida máquina e validado o novo conceito, procedendo-se depois à sua implementação na fábrica. Foi ainda projetado um sistema automático de extração de cabo com vista a reduzir a quantidade de tarefas manuais realizadas pelo operador, esperando-se com este sistema mais uma melhoria de produtividade no processo. O desenvolvimento dos dois novos mecanismos abordados no presente trabalho seguiu a metodologia Design Science Research (DSR). Com a implementação do novo conceito de máquina de decapar dupla, verificou-se um aumento de produtividade de 62,4% no posto de injeção de ZAMAK, que se refletiu em poupanças anuais na ordem dos 42614€. Relativamente ao sistema automático de extração de cabo, estimam-se ganhos de produtividade adicionais de 15,6%. Sendo assim, com a implementação conjunta das duas melhorias estima-se atingir um aumento de produtividade total na ordem dos 87,8%, com uma poupança anual de 51816€The automotive and automotive component manufacturing industry is one of the sectors with highest impact on the economy of many European Union countries. Due to the high competitiveness that characterizes the automotive sector and the enormous variety of processes inherent to the production of the most varied components, there is an intensive search for improvements that translate into significant impacts on the productivity of these processes, still guaranteeing the levels of quality required by the client. In this context, there is also the manufacture of control cables, which in recent years has been the subject of numerous case studies to improve the process. The work developed in this dissertation was based on a need identified by the company Fico Cables, regarding the improvement of the productivity of a control cable manufacturing equipment for the automotive industry. The main objective is related to the development of a new stripping machine concept that allows the coating removal from two cables simultaneously, thus eliminating an existing bottleneck in the injection process of the first ZAMAK terminal. A prototype of the aforementioned machine was built, and the new concept validated, and then implemented in the factory. An automatic cable extraction system was also designed aiming to reduce the number of manual tasks performed by the operator, with the expectation of further improving the productivity of the process. The development of the two new mechanisms discussed in the present work followed the Design Science Research (DSR) methodology. With the implementation of the new double stripper concept, a 62.4% increase in productivity at the ZAMAK injection station was found, which was reflected in annual savings of around €42,614. Regarding the automatic cable extraction system, additional productivity gains of 15.6% are estimated. Therefore, with the joint implementation of the two improvements, an increase in total productivity of around 87.8% is expected, with annual savings of €51,816Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamalho, Pedro Manuel Sousa2023-10-26T00:32:41Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22517TID:203113721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:01.057020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
title Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
spellingShingle Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
Ramalho, Pedro Manuel Sousa
Indústria Automóvel
Projeto Mecânico
Método de Elementos Finitos
Cabos de comando
Produtividade
Metodologia Design Science Research
Automotive Industry
Mechanical Design
Finite Element Method
Control Cables
Productivity
Design Science Research Methodology
title_short Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
title_full Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
title_fullStr Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
title_full_unstemmed Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
title_sort Melhoria de produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel
author Ramalho, Pedro Manuel Sousa
author_facet Ramalho, Pedro Manuel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Pedro Manuel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria Automóvel
Projeto Mecânico
Método de Elementos Finitos
Cabos de comando
Produtividade
Metodologia Design Science Research
Automotive Industry
Mechanical Design
Finite Element Method
Control Cables
Productivity
Design Science Research Methodology
topic Indústria Automóvel
Projeto Mecânico
Método de Elementos Finitos
Cabos de comando
Produtividade
Metodologia Design Science Research
Automotive Industry
Mechanical Design
Finite Element Method
Control Cables
Productivity
Design Science Research Methodology
description A indústria automóvel e de fabrico de componentes automóveis é um dos setores com maior impacto na economia de muitos dos países da União Europeia. Devido à elevada competitividade que caracteriza o setor automóvel e à enorme variedade de processos inerentes à produção dos mais variados componentes, existe uma procura intensiva por melhorias que se traduzam em impactos significativos na produtividade dos referidos processos, garantindo ainda assim os níveis de qualidade exigidos pelo cliente. Neste contexto, insere-se também o fabrico de cabos de comando, que nos últimos anos tem sido alvo de inúmeros casos de estudo para melhoria do processo. O trabalho desenvolvido na presente dissertação teve por base uma necessidade identificada pela empresa Fico Cables, relativa à melhoria da produtividade de um equipamento de fabrico de cabos de comando para a indústria automóvel. O principal objetivo está relacionado com o desenvolvimento de um novo conceito de máquina de decapar que permita remover o revestimento de dois cabos em simultâneo, eliminando assim um gargalo existente no processo de injeção do primeiro terminal de ZAMAK. Foi construído um protótipo da referida máquina e validado o novo conceito, procedendo-se depois à sua implementação na fábrica. Foi ainda projetado um sistema automático de extração de cabo com vista a reduzir a quantidade de tarefas manuais realizadas pelo operador, esperando-se com este sistema mais uma melhoria de produtividade no processo. O desenvolvimento dos dois novos mecanismos abordados no presente trabalho seguiu a metodologia Design Science Research (DSR). Com a implementação do novo conceito de máquina de decapar dupla, verificou-se um aumento de produtividade de 62,4% no posto de injeção de ZAMAK, que se refletiu em poupanças anuais na ordem dos 42614€. Relativamente ao sistema automático de extração de cabo, estimam-se ganhos de produtividade adicionais de 15,6%. Sendo assim, com a implementação conjunta das duas melhorias estima-se atingir um aumento de produtividade total na ordem dos 87,8%, com uma poupança anual de 51816€
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-10-26T00:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22517
TID:203113721
url http://hdl.handle.net/10400.22/22517
identifier_str_mv TID:203113721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131534971633664