O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Lara Sofia Barros de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1388
Resumo: O presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi realizado num Jardim-de-Infância do Agrupamento do Monte da Ola, concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se dividido em três partes para facilitar o entendimento dos procedimentos realizados durante o estudo, sendo a primeira a caraterização do meio geográfico e económico, do jardim-de-infância bem como o grupo de crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte, é apresentado o estudo focalizado na seguinte questão: “É possível, com crianças de 4, 5 e 6 anos, identificar diferenças culturais de países de diferentes continentes e simultaneamente promover aprendizagens sobre essas culturas?”. Para este efeito delinearam-se objetivos para dar resposta à questão colocada. Este estudo suporta-se numa metodologia qualitativa, centrado no estudo de caso e para tal recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados tais como a observação naturalista e a análise de documentos. No estudo participaram 18 crianças com idades compreendidas entre os 4, 5 e 6 anos de idade. Os resultados do estudo revelam que as crianças já possuíam alguns conhecimentos e ideias prévias acerca das culturas analisadas demonstrando a pertinência da abordagem desta temática no contexto pré-escolar. Revelaram, ainda, diferentes tipos de envolvimento das crianças de 5 e 6 anos relativamente às crianças de 4 e algumas de 5 anos. Foi notório que as atividades que envolveram uma componente lúdica se revelaram como promotoras de aprendizagens nas crianças. Apesar da identificação dos continentes e suas características poderem apresentar-se numa primeira fase como de algumas dificuldades de aprendizagem por parte das crianças, os resultados do estudo dão indícios que as crianças revelaram níveis de aprendizagem satisfatórios. Por fim na terceira parte deste relatório elaborou-se uma reflexão final sobre toda a PES.
id RCAP_87743d33f16ac95e00e00cac9675bfe0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturaisConceções das criançasCulturas de diferentes continentesEducação multiculturalConceptions of childrenCultures of different continentsMulticultural educationO presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi realizado num Jardim-de-Infância do Agrupamento do Monte da Ola, concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se dividido em três partes para facilitar o entendimento dos procedimentos realizados durante o estudo, sendo a primeira a caraterização do meio geográfico e económico, do jardim-de-infância bem como o grupo de crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte, é apresentado o estudo focalizado na seguinte questão: “É possível, com crianças de 4, 5 e 6 anos, identificar diferenças culturais de países de diferentes continentes e simultaneamente promover aprendizagens sobre essas culturas?”. Para este efeito delinearam-se objetivos para dar resposta à questão colocada. Este estudo suporta-se numa metodologia qualitativa, centrado no estudo de caso e para tal recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados tais como a observação naturalista e a análise de documentos. No estudo participaram 18 crianças com idades compreendidas entre os 4, 5 e 6 anos de idade. Os resultados do estudo revelam que as crianças já possuíam alguns conhecimentos e ideias prévias acerca das culturas analisadas demonstrando a pertinência da abordagem desta temática no contexto pré-escolar. Revelaram, ainda, diferentes tipos de envolvimento das crianças de 5 e 6 anos relativamente às crianças de 4 e algumas de 5 anos. Foi notório que as atividades que envolveram uma componente lúdica se revelaram como promotoras de aprendizagens nas crianças. Apesar da identificação dos continentes e suas características poderem apresentar-se numa primeira fase como de algumas dificuldades de aprendizagem por parte das crianças, os resultados do estudo dão indícios que as crianças revelaram níveis de aprendizagem satisfatórios. Por fim na terceira parte deste relatório elaborou-se uma reflexão final sobre toda a PES.This Final Report of Supervised Teaching Practice II (PES II) was conducted in a Kindergarten Agrupamento do Monte da Ola, in Viana do Castelo. The structure of this report is divided into three parts to facilitate the understanding of the procedures performed during the study, starting with the characterization of the geographic and economic environment, the kindergarten and the group of children ensued ESP II. In the second part, the study is focused on the question presented: "Is it possible, with children with 4, 5 and 6 years, identify cultural differences in countries of different continents and simultaneously promote learning about these cultures?”. For this purpose were outlined goals to give an answer to the question. This study supports a qualitative methodology, focusing on the case study and for that appealed to different data collection instruments such as naturalistic observation and document analysis. Eighteen children aged 4, 5 and 6 years old participated in the study. The results of the study show that children have already had some prior knowledge and ideas about the cultures analyzed demonstrating the relevance of this approach in preschool thematic context. They also revealed different types of involvement of children with 5 and 6 years old relatively to children with 4 and some with 5 years old. It was clear that the activities surrounding a playful component were revealed as promoters of learning in children. Although the identification of the continents and their characteristics can present themselves initially as some learning difficulties by children, the study results provide evidence that children revealed satisfactory levels of learning. Finally, in the third part of this report was prepared a final reflection on the entire PES.2015-11-20T10:22:00Z2014-01-27T00:00:00Z2014-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1388TID:201508575porMatos, Lara Sofia Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:40Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.015768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
title O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
spellingShingle O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
Matos, Lara Sofia Barros de
Conceções das crianças
Culturas de diferentes continentes
Educação multicultural
Conceptions of children
Cultures of different continents
Multicultural education
title_short O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
title_full O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
title_fullStr O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
title_full_unstemmed O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
title_sort O mundo aos olhos das crianças: diferenças culturais
author Matos, Lara Sofia Barros de
author_facet Matos, Lara Sofia Barros de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Lara Sofia Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções das crianças
Culturas de diferentes continentes
Educação multicultural
Conceptions of children
Cultures of different continents
Multicultural education
topic Conceções das crianças
Culturas de diferentes continentes
Educação multicultural
Conceptions of children
Cultures of different continents
Multicultural education
description O presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi realizado num Jardim-de-Infância do Agrupamento do Monte da Ola, concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se dividido em três partes para facilitar o entendimento dos procedimentos realizados durante o estudo, sendo a primeira a caraterização do meio geográfico e económico, do jardim-de-infância bem como o grupo de crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte, é apresentado o estudo focalizado na seguinte questão: “É possível, com crianças de 4, 5 e 6 anos, identificar diferenças culturais de países de diferentes continentes e simultaneamente promover aprendizagens sobre essas culturas?”. Para este efeito delinearam-se objetivos para dar resposta à questão colocada. Este estudo suporta-se numa metodologia qualitativa, centrado no estudo de caso e para tal recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados tais como a observação naturalista e a análise de documentos. No estudo participaram 18 crianças com idades compreendidas entre os 4, 5 e 6 anos de idade. Os resultados do estudo revelam que as crianças já possuíam alguns conhecimentos e ideias prévias acerca das culturas analisadas demonstrando a pertinência da abordagem desta temática no contexto pré-escolar. Revelaram, ainda, diferentes tipos de envolvimento das crianças de 5 e 6 anos relativamente às crianças de 4 e algumas de 5 anos. Foi notório que as atividades que envolveram uma componente lúdica se revelaram como promotoras de aprendizagens nas crianças. Apesar da identificação dos continentes e suas características poderem apresentar-se numa primeira fase como de algumas dificuldades de aprendizagem por parte das crianças, os resultados do estudo dão indícios que as crianças revelaram níveis de aprendizagem satisfatórios. Por fim na terceira parte deste relatório elaborou-se uma reflexão final sobre toda a PES.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-27T00:00:00Z
2014-01-27
2015-11-20T10:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1388
TID:201508575
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1388
identifier_str_mv TID:201508575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528927641600