Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniela Coutinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17572
Resumo: A presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única.
id RCAP_877e0d8d64237d398939407f4ef03cbf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turistaComunidades - Interacção culturalDesignTurismoA presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única.The presented dissertation proposes a new approach to the touristic experience in a certain location, creating the link and direct involvement of the tourist with the local community. The existing globalization in the tourism sector has been risking the cultural identity of several places around the globe. With the never stopping industrial and technological development of the contemporary world, the consumption habits have been growing with the idea of ephemerality, discard and substitution. The touristic experiences are developed to please the consumption needs of society, moving away from their true purpose: revealing the authenticity and true nature of a place. As an answer to the services’ predominant standardization in the touristic offers and related information, a product-service is developed, using the knowledge of the local community to promote meaning in society’s consumption habits. “Connect” service allows the purchase and sale of touristic experiences organised by the local community and local markets, promoting the tourist’s access to genuine knowledge. The interaction with the local community allows the tourist to get involved with the residents’ daily life and experience enriching moments, making his experience unique and unforgettable.Universidade de Aveiro2017-05-25T10:27:51Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17572TID:201934493porVieira, Daniela Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:24Zoai:ria.ua.pt:10773/17572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:35.608091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
title Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
spellingShingle Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
Vieira, Daniela Coutinho
Comunidades - Interacção cultural
Design
Turismo
title_short Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
title_full Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
title_fullStr Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
title_full_unstemmed Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
title_sort Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
author Vieira, Daniela Coutinho
author_facet Vieira, Daniela Coutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniela Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades - Interacção cultural
Design
Turismo
topic Comunidades - Interacção cultural
Design
Turismo
description A presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-25T10:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17572
TID:201934493
url http://hdl.handle.net/10773/17572
identifier_str_mv TID:201934493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137576399929344